Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia pré-socrática : o início da filosofia ocidental Final século VII a.C ao final século V a.C.
Advertisements

Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
A BUSCA DO SABER PRÉ-SOCRÁTICOS -filósofos da natureza - o que é o mundo?
FILOSOFIA.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
PLATÃO.
Períodos da história da Filosofia
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Do que tratam os mitos? Surgimento do mundo e dos homens. Origem dos deuses e seres sobrenaturais. Formação social e como os homens devem se comportar.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Professora: Luciana Campos Aula 1 –  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.
O nascimento da Filosofia
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
Metafísica Aristotélica
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Gravitação - Aula II Dos Pré-Socráticos a Platão. Prof. Ivã Gurgel 24-26/09/2014.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
ÉTICA E MORAL
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Prof. Ricardo Lima Filosofia
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
0 A questão da origem do conhecimento Desenho de Max Ernst.
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia,
CURSO: ICH - Curso Geral SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: História do Pensamento Filosófico CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas / aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
Atividade racional que transforma o meio natural
ALUNAS: SUYNARA CAMPOS JAQUELINE JORGE E TAMIRES CAMPOS.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Origem A física tem origem na Grécia Antiga. Estudos sobre os fenômenos da natureza pelos chamados "filósofos naturais" Racionalização do mundo.
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
GNOSIS GNOSIS GNOSIS Fonte: Universo Místico Universo Místico.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
SER, TEMPO, CRIAÇÃO SER, TEMPO, CRIAÇÃO Castoriadis Castoriadis Profª.Denise Simões.
Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque as águas nunca são as mesmas e nós nunca somos os mesmos. Heráclito.
GALILEU GALILEI OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO CIENTÍFICO DEZEMBRO DE 2014 FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS I FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.
 Tales de Mileto “ÁGUA”  Anaximandro de Mileto “MATÉRIA INFINITA”  Anaxímenes de Mileto “AR”  Heráclito de Éfeso “FOGO”
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal

1- Pré-socrático (séc. VII a V a.C): De Tales de Mileto a Sócrates. A filosofia busca a explicação na natureza e no cosmo para origem das coisas.

2- Período socrático ou clássico (séc. V a IV a.C): A Filosofia reflete-se na preocupação sobre as questões humanas, sobretudo a ética e a política.

3- Período alexandrino ou helenístico (fim do séc. IV a III a.C): A filosofia procura sistematizar o conhecimento alcançado. Ocorre a propagação da cultura grega no mundo mediterrâneo e no mundo oriental. Surgem novas escolas como a dos estóicos, dos epicuristas e dos céticos.

4- Período greco-romano (séc. III a.C a VI d.C): Marcado pela assimilação da cultura grega pela cultua romana e a propagação do cristianismo no mundo greco-romano.

Os pré-socráticos Destaca-se nos primeiros filósofos a construção de uma COSMOLOGIA (explicação racional e sistemática das características do universo) que substituísse a antiga COSMOGONIA (explicação sobre a origem do mundo baseada nos mitos). Querem descobrir, com base na razão e não na mitologia, a substância primordial (arché, em grego) existente nos seres materiais, ou seja, a matéria-prima de que são feitas as coisas.

I-TALES DE MILETO-É CONSIDERADO O PRIMEIRO FOLÓSOFO DA HISTÓRIA.AFIRMAVA QUE A ÁGUA ERA A SUBSTÂNCIA ÚNICA DE TODAS AS COISAS,ERA A CAUSA MATERIAL DE TODAS AS COISAS.

II-HERÁCLITO DE ÉFESO-TUDO ESTÁ EM PERMANENTE TRANSFORMAÇÃO.NADA EXISTE DE PERMANENTE A NÃO SER A MUDANÇA.

II-PARMÊNIDES-SUNTENTAVA A SUPERIORIDADE DA INTERPRETAÇÃO RACIONAL E A ILUSÃO DO MOVIMENTO E DA MUDANÇA.

IV-DEMÓCRITO-O ÁTOMO E O VAZIO COMO PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS.

V-ANAXIMANDRO DE MILETO-O INDETERMINADO COMO ELEMENTO PRINCIPAL, INFINITO E EM CONSTANTE MOVIMENTO PERPÉTUO.

VI-ANAXÍMENES DE MILETO-AFIRMAVA QUE O AR COMANDAVA O MUNDO.

(ENEM-2012-QUEST Ã O-42) R-D TEXTO I Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descedência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras. BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado). TEXTO II Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.” GILSON, E.: BOEHNER, P. Historia da Filosofia Crista. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado). Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que a) eram baseadas nas ciências da natureza. b) refutavam as teorias de filósofos da religião. c) tinham origem nos mitos das civilizações antigas. d) postulavam um princípio originário para o mundo. e) defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.

VII-PITÁGORAS-O PRINCÍPIO ESSENCIAL DE QUE SÃO COMPOSTAS TODAS AS COISAS, É O NÚMERO, OU SEJA,AS RELAÇÕES MATEMÁTICAS.

SOFISTAS-RETÓRICA-ORATÓRIA. X FILÓSOFOS-BUSCA DA VERDADE.

MITO DA CAVERNA:

(ENEM-2012-QUESTÃO-33) R-D (ENEM-2012-QUESTÃO-33) Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente. ZINGANO, M. Platao e Aristoteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado). O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação? a) Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas. b) Privilegiando os sentidos e subordinando o conheci - mento a eles. c) Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis. d) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não. e) Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.

MITO DO PROMETEU:

MITO DE SÍSIFO:

(ENEM-202-QUESTÃO-23) R-C Disponível em: Acesso em: 07 dez (adaptado). Na imagem do início do século XX, identifica-se um modelo produtivo cuja forma de organização fabril baseava-se na(o) a) autonomia do produtor direto. b) adoção da divisão sexual do trabalho. c) exploração do trabalho repetitivo. d) utilização de empregados qualificados. e) incentivo à criatividade dos funcionários.