Currículo Pós-Moderno Alunos: Deborah Nazário Márcio Franco
Uma história antiga... Protágoras de Abdera (Abdera, 480 a.C. - Sicília, 410 a.C.) Foi quem cunhou a frase "o homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são". Tal frase expressa bem o relativismo tanto dos Sofistas em geral quanto o relativismo do próprio Protágoras.
Uma história antiga... Se o homem é a medida de todas as coisas, então coisa alguma pode ser medida para os homens, ou seja, as leis, as regras, a cultura, tudo deve ser definido pelo conjunto de pessoas, e aquilo que vale em determinado lugar não deve valer, necessariamente, em outro. Esta máxima também significa que as coisas são conhecidas de uma forma particular e muito pessoal por cada indivíduo, o que vai contra, por exemplo, ao projeto de Sócrates de chegar ao conceito absoluto de cada coisa.
Reflexos na história... Identificação por padrões “NORMATIVOS” ou “CULTOS”. Nas Artes Impressionismo Claude Monet ( ) Pierre Auguste Renoir (França ) Vincent Van Gogh (Holanda )
Claude Monet...
Pierre Auguste Renoir...
Reflexos na história... Cubismo Pablo Picasso ( )
Reflexos na história... Na Literatura Quinhentismo ( ) Barroca ( ) Arcadismo ( ) Romantismo (Poesia / Prosa) ( ) Realismo Naturalismo ( ) Simbolismo (Pré-modernismo) ( ) Modernismo (1922-dias atuais)
... E na educação? Quando se pensa nos discursos sobre currículo, temos: Teorias Tradicionais; Teorias Críticas; Teorias Pós-Críticas; Depois das Teorias Críticas e Pós-Criticas
O Pós-Modernismo... Como movimento intelectual, assume-se uma postura radical contra os movimentos anteriores. Valoriza-se a diversidade de perspectivas, de olhares, de posturas nos mais diversos campos: -Política, -Artes, -Literatura, -Etc...
O Pós-Modernismo... A centralidade da razão causa uma reviravolta nas concepções modernas e isso traz implicações nas discussões curriculares. Há um ataque frontal a própria idéia de educação, pois esta é vista como uma fiel representação da modernidade. Afirma que as “Grandes Narrativas” são expressões da vontade de domínio e controle dos modernistas.
O Pós-Modernismo... Há a dúvida que a noção de progresso seja necessária ou desejável. Coloca em dúvida a “autonomia” do sujeito, sua centralidade e sua soberania. Afirma também que este sujeito não é o centro das ações sociais, pois na realidade, ele é pensado, falado e produzido pelas estruturas e instituições.
O Pós-Modernismo... O pós – modernismo não se limita, entretanto, a atacar os fundamentos do pensamento moderno. Inspirado por sua vertente estética, o pós-modernismo tem um estilo que em tudo se contrapõe à linearidade e a aridez do pensamento moderno. "Pós – Modernismo privilegia o pastiche, a colagem, paródia e a ironia – não rejeita simplesmente aquilo que critica; ele, ambíguo e crônico, imita, incorpora, inclui. "
O Pós-Modernismo... Pós-Modernismo não apenas tolera, mas privilegia a mistura, o hibridismo e a mestiçagem (cultura, estilo de vida, etc). O pós- modernismo prefere o local e o contingente ao universal e ao absurdo. Pós-Modernismo prefere o “subjetivismo” das interpretações parciais e localizadas. Rejeita distinções categóricas e absolutas como a que o modernismo faz entre “alta e baixa cultura”.
O Pós-Modernismo... Dissolvição das distinções entre diferentes gêneros: filosofia e literatura, entre ficção e documentário. Cena contemporânea em termos políticos sociais, culturais, epistemológicos, nitidamente descentrada - pós modernos.
O Pós-Modernismo... Incompatibilidade entre o currículo existente e o pós-moderno. O currículo existente é a própria encarnação das características modernas. Ele é linear, seqüencial, estático, sua epistemologia é real e objetivista, é disciplinar e segmentado. O currículo existente está baseado numa separação rígida entre “alta e baixa cultura” e que no seu centro existente está o sujeito racional, centrado e autônomo da Modernidade.
Perspectiva Pós–Moderna O problema não é apenas o currículo existente, é a própria teoria crítica do currículo que é colocada sob suspeitas. A teorização crítica da educação e do currículo segue os princípios da narrativa Modernidade.
Perspectiva Pós–Moderna Teorização Crítica – depende do universalismo, do essencialismo e do fundacionalismo do pensamento moderno. Esta teoria não existiria sem o pressuposto de que um sujeito (através de um currículo crítico) se tornaria emancipado e libertado.
Perspectiva Pós–Moderna O pós – modernismo constitui uma radicalização dos questionamentos lançados as formas dominantes de conhecimento pela pedagogia crítica. “O pós modernismo acaba com qualquer vanguardismo, qualquer certeza e qualquer pretensão de emancipação. O pós-modernismo assinala o fim da pedagogia crítica e o começo da pedagogia pós – crítica” (p.116)