ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Secretaria da Educação e Cultura
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Altinópolis.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
Decisões.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A Função do Professor Articulador
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
  Diretoria de Ensino Leste 2 Núcleo Pedagógico Orientação Técnica - Programa: Ler e Escrever Anos Iniciais 2016.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA” SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO Diretoria de Ensino de Carapicuíba Rua: Campo Grande, 181, Cohab II, FONE: 4185-8200 Núcleo Pedagógico ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA” Mônica Nery PCNP – Anos Iniciais Email: monicanery@prof.educacao.sp.gov.br Fabiana Peca PCNP – Educação Especial Email: bianapeca@gmail.com decarapicuiba.educacao.sp.gov.br

PAUTA Apresentação; Objetivos; Oficina 1: “Resgatando a memória matemática”; Socialização; Breve apresentação (Ler e Escrever/Orientações Curriculares/EMAI/Matriz de Avaliação Processual); Café; Teoria dos Campos Conceituais; Oficina 2: “Preparando uma atividade interligada”; Resolução SE. 46/2012; Resolução SE. 73/2014; Instrumentos reflexivos e avaliativos; Sugestões; Avaliação.

OBJETIVOS Realizar um estudo sobre as estratégias metodológicas de matemática para o Ciclo de Alfabetização em conjunto com os documentos Oficiais; Orientar os professores a respeito das Resoluções: SE. 46/2012 (dispõe sobre a formação em serviço); SE. 73/2014 (dispõe sobre a reorganização dos ciclos).

OFICINA 1 “Resgatando a memória matemática” Como vocês aprenderam matemática? Qual era a postura do professor? Quais materiais eram utilizados? Cite algumas atividades que vocês lembrarem.

Socialização

Como vocês ensinam matemática? Atualmente... Como vocês ensinam matemática? Qual é a sua postura enquanto professor? Quais materiais são utilizados?

Escrita de números

Registro da sondagem/diagnóstico da escrita dos números

E agora???? Como trabalhar para os alunos avançarem em suas hipóteses de aprendizagem de Matemática? Que material temos??

Sugestão...

Breve apresentação Programa Ler e Escrever; Orientações Curriculares; EMAI; Matriz de Avaliação Processual

Programa Ler e Escrever Resolução SE 86, de 19-12-2007 Instituído a partir do ano de 2008 com os seguintes objetivos: I – Alfabetizar, até 2010, todos os alunos com idade de até oito anos do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino; II – Recuperar a aprendizagem de leitura e escrita dos alunos de todas as séries do Ciclo I do Ensino Fundamental.

Programa Ler e Escrever Estado/Municípios DECRETO Nº 54.553 – D.O. de 16/07/2009 Institui o Programa de Integração Estado/Município para o desenvolvimento de ações educacionais nas escolas das redes públicas, autorizando a Secretaria da Educação a representar o Estado de São Paulo na celebração de convênios com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE e municípios paulistas, tendo por objetivo a implementação do aludido programa.

Educação Matemática nos Anos Iniciais (EMAI) Em 2012, foram construídas as primeiras versões dessas trajetórias com a participação direta de PCNP, PC e professores. Com base nos relatórios elaborados por esses agentes, o material será reformulado para apoiar a continuidade do Projeto a partir de 2013. Primeiras versões impressas em 2014 tiveram ações previstas até dezembro de 2014. (estudos) Em 2015 – as escolas receberam na totalidade o material do EMAI

Material do Professor/Material do aluno

Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA)

Orientações Curriculares de Matemática

Expectativas de Aprendizagem (1º ao 6º ano) Bloco: Espaço e forma 1º ano Identificar e nomear algumas figuras planas; 2º ano Identificar figuras planas explorando o quebra-cabeça; 3º ano Realizar a composição e a decomposição de figuras planas; 4º ano Identificar figuras poligonais e circulares nas superfícies planas das figuras tridimensionais; 5º ano Compor e decompor figuras planas; 6º ano Reconhecer elementos geométricos que podem caracterizar uma figura plana.

Currículo e Aprendizagem Um Movimento em Espiral.

Apresentação Matriz de Avaliação Processual / AAP 2016; Oferece subsídios para professores e gestores. Instrumentos de avaliação usados pela escola; Permite uma perspectiva longitudinal.

TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS GÈRARD VERGNAUD "Na sala de aula, o professor até pode propor atividades, mas, se não souber como os alunos avançam, passo a passo, eles talvez compreendam o jogo proposto, porém não vão saber calcular."

OFICINA 2 “Preparando uma atividade interligada”

Em grupos, preparar uma aula de acordo com o tema que será proposto e apresentar para os demais participantes da orientação técnica.

Reorganização dos Ciclos RESOLUÇÃO SE. 46/2012 Dispõe sobre formação em serviço do Professor Educação Básica I, e dá providências correlatas Artigo 1º - Os docentes regentes de classe do segmento de 1º a 5º anos do ensino fundamental, interessados em ampliar sua formação profissional, com aprofundamento de conhecimentos, poderão, opcionalmente, a partir do corrente ano, fazer jus a mais 2 (duas) horas semanais de trabalho, para participar de ações e reuniões voltadas à melhoria da prática docente, previstas pelo Programa Ler e Escrever, com especial ênfase ao ensino da Matemática.

Reorganização dos Ciclos RESOLUÇÃO SE. 73/2014 I – Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano) II – Ciclo Intermediário (4º ao 6º ano) III – Ciclo Final (7º ao 9º ano) Ensino Médio

Instrumentos reflexivos e avaliativos Rotina semanal Caderno de registro reflexivo ou “Diário de bordo”, com as atividades realizadas em sala de aula, reflexões do professor e rotina pedagógica; Portfólio com os diagnósticos (ditado de números e resoluções de problemas) e as avaliações diagnósticas de Matemática, etc; Caderno de formação do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo – A.T.P.C; Fichas de Avaliação Individual e Diário de Classe.

Sugestões/Avaliação Para dar continuidade ao estudo do EMAI, gostaríamos que vocês contribuíssem com sugestões para o desenvolvimento dos trabalhos para a próxima Orientação Técnica.

BRASIL. SEE- SP. Apontamentos sobre concepções que embasam o projeto educação Matemática nos anos iniciais EMAI. Assessoria e elaboração: Célia Maria Carolino Pires, São Paulo, fev. 2012. BRASIL. SEE-SP. Resolução SE 73, de 29-12-2014. Dispõe sobre a reorganização do Ensino Fundamental em Regime de Progressão Continuada. Matriz de avaliação processual: anos iniciais, língua portuguesa, matemática; encarte do professor/ Secretaria da Educação; coordenação Ghislene Trigo Silveira, Regina Aparecida Resek Santiago; elaboração, equipe curricular do Centro de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. São Paulo: SE, 2016 Orientações Curriculares e Didáticas de arte para o ensino fundamental anos iniciais – 1º ao 5º ano/ SE, CGEB; coordenação geral, Carlos Eduardo Povinha, Roseli Ventrella; textos, Maria Terezinha Teles Guerra...[ET AL.] - São Paulo: SE, 2015 Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. Web site http://lereescrever.fde.sp.gov.br/ http://lereescrever.fde.sp.gov.br/Handler/ExibImagem http://focoaprendizagem.educação.sp.gov.br/ Referências

Obrigada por sua presença Obrigada por sua presença! Núcleo pedagógico equipe dos anos iniciais EQUIPE DE MATEMÁTICA 2016