 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Advertisements

Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Fonte Times New Roman, tamanho 76, negrito
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Avaliação do atendimento em um serviço público odontológico
Os lugares que formam o mundo
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JOSÉ WILSON SIQUEIRA CAMPOS
As Dificuldades para o Ensino e aprendizagem da Filosofia na Educação Básica Pública. E.E.P. FRANCISCO BRANT Prof. Supervisor: Westerley A. Santos.
PARTIDO ARQUITETÔNICO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
P R O J E T O arquitetônico
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS CAPES Profª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura /Coordenadora Institucional.
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Hortênsio de Sousa Ribeiro (PREMEN) Programa Institucional de Bolsas de Iniciação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PIBID - SUBPROJETO DE GEOGRAFIA EEEFM ASSIS CHATEAUBRIAND COORDENADORA: DRª JOSANDRA BARRETO DE ARAUJO SUPERVISORA:MSª JULIANA NÓBREGA DE ALMEIDA BOLSISTA:
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Prof. Ednaldo Tôrres Gestão do programa, administração das bolsas e relação institucional.
Oficina de Web vídeo: buscando uma valorização e uma identificação na Ilha do Mel. Alda Silva,Evelyn brularky,Juliana Miranda,Marciele Corrêa,Maycon Costa,Natali.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA UNEMAT CAMPUS DE LUCIARA-MT
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Letras e Artes – DLA V Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Reunião de trabalho MoU Curitiba-Holanda
URBANIZAÇÃO. PERCURSO REALIZADO Urbanização Saída de Mogi das Cruzes Aspectos de urbanização são, a verticalização da cidades, paisagismo e meios de.
PIBID/UEPB – GEOGRAFIA E. E. E. F. E MÉDIO ASSIS CHATEAUNBRIAND
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO.
Colégio Estadual da Bahia Disciplina Matemática Adriana Cardoso Machado (Supervisora) Eliana Prates Soares (Coordenadora) Calebe Miranda da Silva (Bolsista)
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Departamento de Geografia A EXPANSÃO DE CONDOMÍNIOS FECHADOS EM CAMPO GRANDE, CIDADE DO RIO DE JANEIRO: MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA PERIFERIA.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira, São Paulo, Difel, SANTOS, M. A natureza do espaço; técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP,  Objetivo  Metodologia  Conclusão LEITURA DA PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE RECURSO DIDÁTICO COM A CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO ENTORNO DO COLÉGIO ESTADUAL DR. GASTÃO VIDIGAL EM MARINGÁ, PARANÁ Jenifer de Oliveira Souza (Bolsita PIBID-UEM); Priscila Mendonça Fernandes (Bolsita PIBID-UEM); Sirlei Aparecida Fabrini Gomes (Supervisora PIBID-UEM); Claudivan Sanches Lopes (Coordenador de área PIBID-UEM). O presente trabalho descreve e analisa o processo de produção de recurso didático realizado pela equipe do Pibid Geografia UEM que consistiu na organização de um banner com a caracterização geográfica do entorno do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, em Maringá, estado do Paraná. Buscou-se, por meio da produção deste recurso, oportunizar a professores e alunos o conhecimento e o reconhecimento das principais características da paisagem do bairro no qual o colégio está inserido, a saber, a Zona Sete. Considerando que a paisagem é o ponto de partida para a compreensão do espaço geográfico (SANTOS, 2004; MONBEIG, 1959) visou-se, ainda, desenvolver nos alunos habilidades geográficas relacionadas à observação, descrição e análise das paisagens e possibilitar aos professores de Geografia e áreas afins a realização de estudos complementares para o aprofundamento da compreensão das características geográficas do bairro, como por exemplo, a realização de trabalhos campo. Outra importante referência da paisagem de entorno do colégio, é a proximidade com os centros acadêmicos, sendo a Universidade Estadual de Maringá (UEM), localizada ao norte da escola, na qual muitos alunos do colégio almejam ingressar após a conclusão do Ensino Médio oferecido pela instituição. À sudoeste do colégio localiza-se a Pontifícia Universidade Católica (PUC). Localiza-se muito próximo à escola, o Complexo Esportivo da Vila Olímpica, que agrega grandes estruturas e equipamentos públicos, voltados para a pratica de esportes, com destaque ao Estádio Willie Davids que recebe importantes campeonatos nacionais de diversas modalidades esportivas, tais como: futebol, provas de atletismo, campeonato de ciclismo e natação entre outros. Outra característica marcante na região, é a grande circulação de pessoas e de fluxos de veículos, dado ao fato de que a escola se localiza próximo ao centro e ao terminal urbano, onde muitos alunos que residem em bairros mais afastados, se deslocam para utilizar o transporte público até o terminal rodoviário ou ainda utilizam de muitos pontos de ônibus para realizar o trajeto casa-escola e na saída de cada período: escola-casa A processo de produção do banner foi concluído no ano de 2015 e ocorreu após a finalização do estudo do meio. O banner de caracterização da paisagem de entorno e o banner da procedência geográfica tiveram como finalidade de expor todo o trabalho desenvolvido no ano anterior, sendo apresentado para a comunidade escolar, na qual tiveram a oportunidade de conhecer a procedência dos alunos, sendo este o seu principal objetivo. Verificou-se que o recurso possibilitou o conhecimento e reconhecimento do entorno do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal resultando em um importante material didático desenvolvido com base no trabalho realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID de Geografia/UEM. O objetivo deste trabalho foi realizar o estudo do meio/espaço em que o Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal está inserido. Metodologicamente o processo de produção do recurso didático se iniciou a partir do estudo do meio realizado por meio de questionário aplicado aos alunos no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal. Assim, a primeira etapa da realização de trabalho consistiu na aplicação de questionários, cujo objetivo foi verificar de onde os alunos provinham e como se deslocam até o Colégio. A seguir, procedeu-se pesquisa sobre a história e as características atuais da Zona Sete e, finalmente, foi realizado trabalhos de campo com a finalidade de realizar registros fotográficos. Verificou-se, pela pesquisa realizada, que os alunos, em sua maioria, são residentes de bairros mais próximos de onde o colégio está localizado - Zona Sete –, porém o colégio atende uma grande quantidade de alunos de outras regiões da cidade de Maringá-PR e de municípios vizinhos. Uma característica marcante da região é a grande circulação de pessoas e de fluxos de veículos, dado ao fato de que a escola se localiza próxima ao centro da cidade e ao terminal urbano, onde muitos dos alunos que residem em bairros mais afastados, se deslocam para utilizar o transporte público. A Avenida Herval, sentido bairro-centro, “atravessa” o recente bairro “Novo Centro” e é uma importante referência das proximidades da escola. A região do “Novo Centro” está em franco processo de expansão e de verticalização, onde se observa que terrenos que estavam à espera de valorização comercial ( especulação imobiliária), passam a ser ocupados por inúmeros edifícios residenciais e comerciais, resultando na transformação da paisagem do espaço urbano, modificando assim, as inter-relações com o meio vivenciado, no qual grande parte dos alunos atravessam no percurso casa-escola-casa. II Seminário de Avaliação do Pibid/UEM IV Fórum das Licenciaturas da UEM 30/11 e 01/12 de 2015 Maringá - Paraná  Resultados