Tomate Cultura Cultura Tomate Cultura Tomate Cultura Cultura Cultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DECLÍNIO DOS FRUTOS EM PRÉ- E PÓS-COLHEITA
Advertisements

Alternaria em Alho e Cebola
Cultivo de plantas medicinais
REPRODUÇÃO NAS PLANTAS
Romério José de Andrade
Interpretação da análise de solo
Calagem, Adubação e Nutrição da Cultura da Goiabeira William Natale Professor Adjunto Departamento de Solos e Adubos UNIVERSIDADE.
Desrama das árvores de florestas cultivadas
ESCOLA SEMÍRAMIS C.B DA ROCHA.
Ementa do curso Reconhecer os principais insetos potencialmente prejudiciais aos cultivares de espécies ocorrentes em florestas; Conhecer as relações entre.
Ervilheiras.
Agricultura Biológica
Mandioca.
Septoriose ou Mancha-parda na Soja
Fases da Lua.
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
ESTRATÉGIAS DE CONTROLE - controle químico órgãos aéreos -
ESTRATÉGIAS DE CONTROLE
Cultivo de Feijão Vagem biodinâmico
Cultivo de cucurbitáceas biodinâmicas
PLANTIO.
Douglas Bertoncelli Driéli Reiner Márcia Szabo
Cultivo de Tomate Biodinâmica
Cultivo de morango Biodinâmico
Copo de leite & Bastão do Imperador
CERCOSPORIOSE DO CAFEEIRO
Cultivo de cenoura Biodinâmica
CULTURA DA BANANA.
Classificação Dicotiledôneas – possuem 2 cotilédones  armazenam substâncias de reserva para germinação. Tegumento = casca da semente.
Sementes Florestais.
ENRAIZAMENTO EX VITRO E ACLIIMATAÇÃO DE PORTA- ENXERTOS DE MACIEIRA COM INTERESSE ECONÔNOMICO PARA SANTA CATARINA. Ciências Agronômicas. Prof. MSc. Celso.
Características importantes para uma boa integração das árvores com o meio ambiente urbano.
Variabilidade espacial e estimativa da duração do período de molhamento em vinhedo de ‘Niagara Rosada’ Disciplina LCE 5702 – Métodos Instrumentais de Análise.
OÍDIO DA MACIEIRA, Podosphaera leucotricha
Cercosporioses do Amendoim (Arachis hypogaea)
Controle de Plantas Daninhas
Produção Vegetal Fatores de Produção
MANEJO DE DOENÇAS NA CULTURA DA CEBOLA
COMPOSTAGEM.
ANTRACNOSES (Colletotrichum sp.)
2-DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS INDUSTRIAS BÁSICOS E CARACTERIZAÇÃO DOS POLUENTES SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS 2.4-INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE AÇAI.
PINTA PRETA OU MANCHA DE ALTERNARIA
LEGUMINOSAS ANUAIS DE INVERNO
Projeto Zoneamento de Riscos Climáticos: Abordagem Familiar, Bioenergia e Pastagens PC2 e PC3 Teresina, 3 e 4 de maio de 2006 José Americo Bordini do Amaral.
Descrição dos estádios de desenvolvimento da planta
Doenças da Beterraba Caio Kim Keller Daniel Tonetta
Cultivo de Solanáceas Biodinâmicas
Calendário Astronômico Agrícola
A VITICULTURA DA METADE SUL
Agente causal : Plasmopara viticola
Mancha-de-Cercospora na alface
Septoriose em tomateiro (pinta-preta-pequena)
Cercosporiose em Milho
Jessica Faversani Maicon Sgarbossa
Alunos: Devair Rosin Daniel Winter Heck Cleiton Luiz Tabolka
Cancro Bacteriano Em Tomateiro
Colheita, Classificação e Armazenamento
TRABALHO DE FITOPATOLOGIA
Podridão parda - Monilinia fructicola (G. Wint.) Honey
PÓS-COLHEITA SECAGEM DE GRÃOS E GRÃOS SEMENTES
FERRUGEM DO MILHO Felipe Netto Ricardo Barossi João Vitor Aquino 2010.
Raleio de Frutos.
Mancha da folha da uva ou Mancha de Isariopsis
Viroses nas Cucurbitáceas
Septoriose no Trigo Septoria nodorum; Leptosphaeria nodorum
Podridão Bacteriana do Colmo
CULTURA DA MANDIOCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Cultura do Abacaxi Universidade Federal do Estado do Acre
Cultura da Abóbora Universidade Federal do Acre
CLASSIFICAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS
Transcrição da apresentação:

Tomate Cultura Cultura Tomate Cultura Tomate Cultura Cultura Cultura Universidade Federal do Acre Centro de Ciências Biológicas e da Natureza Pet - Agronomia Tomate Cultura Cultura Tomate Cultura Tomate Cultura Cultura Cultura Tomate Cultura Tomate Cultura Tomate Cultura Tomate Cultura Tomate Cultura Cultura Cultura Tomate Cultura Tomate Cultura Cultura Cultura Cultura Cultura Tomate Cultura do do do do do do do do do do do do do do do do do Tomate Tomate Tomate Tomate Tomate Tomate Petiana: Josilene Ferreira Rocha Tutor: José Ribamar T. da Silva

Introdução Cultura do Tomate Originária dos Andes; Segunda olerícola mais produzida no Brasil; Pertence à família Solanaceae. Cultura exigente no manejo e condições ambientais.

Produção Cultura do Tomate Principais fases da cultura do tomate: ■ Germinação; ■ Desenvolvimento vegetativo; ■ Floração; ■ Vingamento; ■ Crescimento do fruto.

Fatores limitante Cultura do Tomate Principais fatores que limitam a produtividade da cultura do tomate: ■ Temperatura; ■ Humidade relativa (HR); ■ Quantidade de água fornecida; ■ Radiação PAR; ■ Nutrição.

Clima favorável Cultura do Tomate Tropical de altitude, Subtropical e Temperado; O tomateiro precisa de variação de temperatura de 21-28 ºC no dia e 15-20 ºC à noite; Acima de 35 ºC há prejuízo na frutificação; Temperaturas baixas retardam germinação e desenvolvimento; A planta requer em torno de 1.000 mm/ano.

Época de Plantio A Campo: Em estufa: Cultura do Tomate Período seco: Março a maio; Menor incidência de doenças e plantas invasoras; Em estufa: Período chuvoso: mas pode produzir durante todo o ano; Oferece maior desafio, com a umidade e temperatura elevada; Maior exigência em pulverizações e tratos culturais.

Cultivares São reunidas em 5 grupos: Cultura do Tomate Santa Cruz; Salada; Cereja; Italiano; Agroindustrial.

Propagação Cultura do Tomate Produção de muda: em bandejas de isopor ou em copos descartável; Molhar diariamente as mudas nessa fase inicial; Manter as mudas protegidas contra o ataque de pragas e doenças.

Solo Cultura do Tomate Preferencial: areno argiloso; Profundo; Bem drenado; Bom teor de Ca, Mg e M.O; pH entre 5,5 e 6,5.

Plantio Cultura do Tomate Análise de solo e laudo de recomendação; Aração e gradagem (15-20cm); Fazer leras com covas de 20 x 20 cm; Adicionar 1kg de esterco e adubação de NPK de acordo com o laudo por cova.

Trasplante Cultura do Tomate Após as mudas atingirem de quatro a cinco folhas; Atingirem de 7 a 10 cm de altura; Enterrar até os cotilédonos sem apertar muito; Horário ideal: pela manhã ou a tarde; Após a replanta irrigar bem para evitar o stress da planta.

Espaçamento e Técnica Cultura do Tomate 100 a120 cm entre fileiras; 40 a 70 cm dentro das fileiras; Cultivares Santa Cruz, pode utilizar duas mudas no copinho; Culturas rasteiras pode utilizar fileiras duplas sobre um canteiro de 130 x 50 x 30 cm; Deixando também duas plantas por cova.

Tratos culturais Tutoragem: Cultura do Tomate Amarrar varas de bambu ou madeira de 1,80 m de altura em cada planta.

Tratos culturais Controle de Plantas invasoras: Cultura do Tomate Capinas: Manter o cuidado para não ferir as raízes; Pulverização com herbicidas: Utilizado em culturas rasteiras; Já existe herbicidas para o uso em tomaticultura.

Tratos culturais Poda: Cultura do Tomate Eliminação dos brotos não produtivo (ladrões); Esta operação deve ser feita quando os brotos ainda jovem; Os cortes não poderão deixar feridas: Doenças.

Tratos culturais Desfolha: Cultura do Tomate Eliminação de algumas folhas; Vantagens: ■ Melhora o arejamento; ■ Iluminação; ■ Polinização; A desfolha não deve ser muito severa, pois a planta se “alimenta” pelas folhas.

Tratos culturais Desponta: Cultura do Tomate Utiliza-se esse método quando as cultivares são de crescimento indeterminado; Após atingirem a altura desejada faz-se um corte no caule eliminando o rebento terminal: Vantagens: ■ Reduzir o ciclo da cultura; ■ Obter frutos mais precoces; ■ Maior qualidade.

Tratos culturais Monda dos frutos: Cultura do Tomate Eliminação de alguns frutos ainda jovens; Vantagens: ■ Manter o equilíbrio da quantidade de frutos; ■ Melhorar o calibre.

Pragas Brocas-dos-Frutos: Controle: Cultura do Tomate São larvas que penetra nos frutos ainda pequenos e abrem galerias no seu interior; Controle: Rotação de cultura; Eliminação de tomatais afetados; Escolher época de plantio propício; Efetuar pulverizações com inseticidas; Aplicar inseticidas granulados sistêmicos.

Pragas Pulgões: Controle: Cultura do Tomate Sugam seiva e também são vetores de viroses; Controle: Evitar o contato do inseto virulífero com a planta; Produção de muda em estufas providas de tela fina; Aplicação de inseticidas granulados sistêmicos; Pulverização com aficidas específicos.

Pragas Mosca-Branca: Controle: Cultura do Tomate Sugam seiva e transmitem a “geminivirose”; Controle: Produção de muda em estufas providas de tela fina; Aplicação de inseticidas granulados sistêmicos; Pulverização com inseticidas específicos.

Doenças Murcha-Fusariana: Sintoma: Controle: Cultura do Tomate Doença de solo cujo agente é o fungo Fusarium oxysporum f. sp. Lycopersici . Sintoma: Amarelecimento geral da planta, iniciando pelas folhas inferiores; Murcha generalizada e as folhas secam; Controle: Utilização de sementes sadias; Prevenção de danos nas raízes; Elevação do pH do solo.

Doenças Murcha-Bacteriana: Sintoma: Controle: Cultura do Tomate O agente é Ralstonia solanacearum; Sintoma: Causa a murcha irreversível da planta, sem amarelecimento das folhas; Controle: Utilização de sementes sadias; Evitar o excesso de água no solo.

Doenças Vira-Cabeça (Trospovirose): Sintoma: Cultura do Tomate Virose causada por um complexo de vírus, os tospovírus; Sintoma: Os folíolos do ápice tornam-se arroxeados ou bronzeados; Podem ocorrer lesões necróticas nos folíolos; As folhas do topo curva-se; Há nanismo em planta jovens; Em frutos maduros ocorrem manchas aneladas amareladas.

Doenças Controle: Cultura do Tomate Evitar que tripes virulíferos se alimentem sobre a planta; Produzir mudas dentro de estufas fechadas; Pulverizar inseticidas contra tripes; Não plantar próximo a tomateiro adulto; Utilizar cultivares resistentes.

Colheita Cultura do Tomate O tomateiro tem sua colheita depois de 90 a 100 dias do início do transplante; A cor do tomate é o critério mais utilizado para determinação da colheita; O tomate pode ser colhido com três tons conhecidos como: ■ Verde; ■ Pintado; ■ Vermelho; O que determina é a distância do mercado.

Colheita Os cuidados pós-colheita: Cultura do Tomate O tomate apresenta duas finalidades: ■ Tomate para agroindustria; ■ Tomate para a mesa; Os cuidados pós-colheita: Os frutos permanecem em repouso por 24 horas em galpões após a colheita; Selecionado pela cor, tamanho e descartes dos frutos sem valor comercial; Após a seleção são embalados em caixas de plástico ou papelão suportando de 23 a 25 kg.

Colheita Conservação: Estado de maturação Dias Verde Pintado Vermelho Cultura do Tomate Conservação: Tabela 1: Os períodos de conservação médios para os três estados de maturação do tomate. Estado de maturação Dias Verde Pintado Vermelho 21-28 7-14 2-4 Tabela 2: As temperaturas ótimas de conservação. Estado de maturação Temperatura (°C) Verde Pintado Vermelho 12,5 –15 10 –12,5 7 –10

Cultura do Tomate Obrigada Pela Atenção!!!

Colheita Cultura do Tomate