BIOLOGIA. COORDENADOR TECNICO COORDENADOR DE ÁREA ADJUNTOS COORDENADOR INSTITUCIONAL EQUIPE BIOLOGIA AVALIADOR ESPECIALISTA LI + LD AVALIADO R LI + LD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Portal do Professor SEED/MEC
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Máscaras Africanas.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Instrumentos de Avaliação - MEC
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Cristiane jonas Francisconi
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Parâmetros Curriculares Nacionais
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014
Ana Beatriz Cassinelli e Lucas Medeiros BIZ Contextos e práticas em ensino de zoologia – 2013 – aula 3.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Cristiane Jonas Francisconi
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Área de Ciências da Natureza
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Programa Nacional do Livro Didático 2015 Área de Ciências Humanas Disciplinas: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
“PNLD 2015 – Área: Física”. PNLEM 2007 – Marco na produção do Livro Didático de Física  O processo de avaliação dos livros em 2005 foi um processo muito.
Componente Curricular Arte
ENSINO MÉDIO ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA - PNLD 2015.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Geografia – PNLD Respeitem os princípios éticos e democráticos constantes no país. Sejam também um auxílio ao trabalho do professor, no que diz.
Transcrição da apresentação:

BIOLOGIA

COORDENADOR TECNICO COORDENADOR DE ÁREA ADJUNTOS COORDENADOR INSTITUCIONAL EQUIPE BIOLOGIA AVALIADOR ESPECIALISTA LI + LD AVALIADO R LI + LD Apoio técnico Centro de Tecnologia de Software

BIOLOGIA CRITÉRIOS ELIMINATÓRIOS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA utiliza a contextualização e a interdisciplinaridade como premissas básicas para a organização didático-pedagógica dos assuntos e o desenvolvimento das atividades. traz uma abordagem integrada dos conteúdos tratados e apresenta atividades de caráter interdisciplinar, considerando a importância da articulação entre os diferentes componentes curriculares da área de Ciências da Natureza e de outras áreas. desenvolve os conteúdos e apresenta as atividades, de forma contextualizada, considerando tanto a dimensão histórica da produção de conhecimento, quanto a dimensão vivencial dos estudantes no que se refere à preparação para a vida e para o mundo do trabalho. possibilita o contato com diferentes linguagens e formas de expressão cultural para desenvolver os conteúdos de Biologia, Física e Química.

BIOLOGIA CRITÉRIOS ELIMINATORIOS ESPECÍFICOS PARA O COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA (uma síntese) Compreende o fenômeno da vida em sua diversidade de manifestações, inter- relações e transformações com e no ambiente; Organiza os conhecimentos biológicos em torno de temas estruturadores como origem e evolução da vida;identidade dos seres vivos e diversidade biológica;transmissão da vida, ética e manipulação genética interação entre os seres vivos e desses com o ambiente; qualidade de vida das populações humanas; Auxilia na construção de que os conhecimentos biológicos e as teorias em Biologia se constituem em modelo explicativos elaborados em determinado contexto, superando uma visão a-histórica; Evita a visão finalista e antropocêntrica do fenômeno biológico.

BIOLOGIA Auxilia a construção do conceito de biodiversidade para o entendimento e defesa da vida e a qualidade de vida humana; Possibilita a participação no debates de temas contemporâneos que envolvam conhecimentos biológicos; Possibilita o reconhecimento das formas pelas quais a Biologia faz parte das culturas e influencia a visão de mundo; Propicia a relação dos conceitos de biologia com os de outras ciências para entender processos como a origem da vida e do universo, fluxo de energia, sustentabilidade dos ambientes naturais etc. Apresenta o conhecimento biológico formas específicas de expressão da linguagem científica e tecnológica, suas manifestações na mídia, na literatura e na arte como forma de expressão dos códigos da biologia e da cultura; Contribui para que os conhecimentos biológicos sirvam para reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, bem como para a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem os cidadãos no contexto étnico-racial na construção de uma sociedade democrática;

BIOLOGIA MANUAL DO PROFESSOR Apresenta a disciplina escolar Biologia no contexto da área de Ciências da natureza, suas metodologias de produção e apreensão do conhecimento. Considera o papel mediador do professor na condução das atividades, rompendo com a visão finalista e antropocêntrica do fenômeno biológico. Oferece ao professor oportunidade de refletir sobre as diferentes propostas pedagógicas do ensino de Biologia e suas implicações para os processos de ensino e de aprendizagem. Oferece indicações de leituras diversificadas sobre educação em ciência-ensino de Biologia e sugestões de atividades pedagógicas complementares e interdisciplinares. Fornece possibilidades teórico-metodológicas que favoreça no processo de ensino-aprendizagem o reconhecimento de formas de discriminação racial, social, de gênero, sexualidade e de como pode favorecer processos educativos emancipatórios (não excludentes)

PROCESSO DE AVALIAÇÃO  1 obra (Tipo 1 ou Tipo 2) por dupla de avaliadores*, no formato duplo-cego;  16 obras (Tipo 1 ou Tipo 2) por avaliador, analisando somente a área de especificidade da Biologia: botânica, ecologia, embriologia-citologia-histologia-fisiologia, genética e zoologia no material impresso e digital;  Reuniões de trabalho. * Professores do Ensino Superior - área específica da Biologia e da Educação - Professores de Biologia do Ensino Médio e Professores / Especialistas das áreas de Biologia.

PARTE DA FICHA DE AVALIAÇÃO

BIOLOGIA ASPECTOS GERAIS DAS OBRAS DE BIOLOGIA os conhecimentos biológicos encontram-se numa perspectiva que favorece a explicitação e consideração dos conhecimentos prévios dos estudantes, a interdisciplinaridade e a contextualização. a contextualização e a interdisciplinaridade na maior parte das vezes estão apresentadas em seções e boxes. No caso da interdisciplinariedade é crescente a presença de sugestões de projetos para sua implementação em sala de aula. presença de maior articulação, no texto principal, entre conhecimentos biológicos e culturas, embora o diálogo ainda esteja focalizado mais nos boxes, seções e textos complementares. apresentação e discussão de temas atuais no debate acerca da produção dos conhecimentos biológicos e de outros temas a eles atrelados com maior intensidade no diálogo com outros campos de saber.

BIOLOGIA Algumas obras relaciona o conhecimento biológico nas produções artístico-culturais possibilitando abordar como a biologia está presente nas sociedades e na cultura. Para tal inserem artigos de jornais, manifestações artísticas como poemas, pinturas, filmes. Algumas obras estabelecem relações entre os objetos de conhecimento e suas funções socioculturais em diversos grupos sociais, principalmente em temas de saúde e questões sócio ambientais. Apresenta, por vezes, o conhecimento biológico e suas teorias e modelos explicativos elaborados em determinados contextos sociais e culturais apresentando-os, por exemplo, nas sugestões de filmes.

BIOLOGIA CONTEÚDOS trazem conceitos e informações corretas e atualizadas, contextualizada muitas vezes, dentro da construção histórica da Ciência e dialoga com os conteúdos com outras ciências: em textos, atividades, ilustrações, imagens e OED. os conteúdos biológicos organizam-se em torno de temas estruturadores: a maioria origem da vida ou da evolução. distam de uma visão finalista e antropocêntrica. contribuem para a formação de valores e atitudes, pois articulam-se em aspectos sócio culturais, políticos e econômicos. contribuem para a percepção de que os conhecimentos biológicos não devem contribuir com a discriminação racial, social e de gênero. evidencia a relação entre o desenvolvimento do conhecimento científico e a promoção da qualidade de vida.

BIOLOGIA ATIVIDADES estão propostas em seções específicas, buscam contextualizar o conhecimento biológico e fazer conexões interdisciplinares. estimulam os estudantes a encontrar informações em fontes diversas e a realizar atividades práticas estruturadas: entrevistas com diferentes atores sociais; experimentos simples; projetos de pesquisa. exercícios que desenvolvem o pensamento crítico e autônomo do estudante, apoiados na problematização e que contemplam questões de vestibulares e do ENEM. exploram atividades em espaços não escolares como museus, zoológicos, reservas e outros espaços culturais.

BIOLOGIA O Manual do Professor contempla a dimensão conceitual. traz atividades para o levantamento de conceitos prévios no formato de questões. traz sugestões de bibliografia voltadas para o campo da Biologia e para as discussões da Educação em Ciências. considera e respeita o papel mediador do professor de biologia. possui leituras complementares e apresenta filmes, sites, textos e atividades complementares. sugere atividades que promovam diversas habilidades: atividades colaborativas, elaboração de pesquisas, trabalhos de campo, recursos tecnológicos para aprendizagem, mapas conceituais, etc apresenta outras formas de avaliação da aprendizagem no entanto, mais raramente auxilia o professor a refletir sobre as suas ações e amplia as possibilidade de abordagens.

BIOLOGIA PROJETO GRÁFICO adequado aos objetivos da obra e funcional para a explicitação de fenômenos e processos, complementando textos. as imagens e ilustrações são claras, precisas e motivadoras e possuem escalas, legendas e proporções tão importante no ensino da biologia. Em algumas obras vêm acompanhadas de questões que permitem o levantamento de conhecimentos prévios. as imagens e ilustrações permitem a contextualização dos conceitos, respeitando a regionalização e a diversidade cultural. as imagens e ilustrações não reforçam ou induzem preconceitos e estereótipos, no entanto, apresentam limitações em explorar aspectos relacionados à diversidade étnica e cultural da população brasileira. Em destaque as imagens de índios, negros e brancos.

Objetos Educacionais Digitais Componente Curricular: BIOLOGIA

BIOLOGIA Quantidade variável Diversidade entre obras: 38 a 231 OED por obra – 10 a 80 OED por volume 1 OED cada 32p. a 1 OED cada 4p.

BIOLOGIA Perfil Geral Diversidade de tipologias (maior ou menor em cada obra) – Áudio – PDF – Vídeos – Jogos, simulações e infográficos interativos Denominações diversas

BIOLOGIA Áudio Imagens Fotos; Galerias; Galerias de imagens; Imagens; Imagem 360º; Imagem com camadas; Slide show; Mapas Animações e Vídeos Hipermídia Hipermídia (infográficos, interativos, mapas); Infográficos; Interativo; Aplicativos Jogos e Simulações Jogos Educacionais; Simulações; Simuladores Hiperlink Páginas da web Textos e Questões PDF; Quiz; Testes; Textos

BIOLOGIA Qualidade - Relação com livro impresso Complementaridade (exigida edital) Complementaridade, mas que dialoga de forma mais clara com conteúdos e abordagem didática do livro – Ex.: Atividades associadas – Ex.: Orientações coordenadas (LI e LD)

BIOLOGIA Qualidade - Relação com livro impresso Possibilitam: – elementos para construção de explicações; – reforço às ideias apresentadas; – foco em temas pouco explorados ou explorados superficialmente; – questões contemporâneas e/ou polêmicas; – orientações para uso fora contexto escolar.

BIOLOGIA Qualidade – Abordagem gráfica/didática Imagens 2D, parecidas com as do Livro Impresso; Animações lineares, sequências de fotografias e/ou ilustrações estáticas; Imagens 3D, impossíveis no Livro Impresso; Dinamismo na ilustração de processos mais abstratos ou complexos (fototropismo, metamorfose, decomposição, etc.)

BIOLOGIA Qualidade – Informativo-Crítico Nível de interação OED: – PDF; – Simulações; – Jogos (diferentes níveis de interação e uso pedagógico).

BIOLOGIA Qualidade - Manual Orientações úteis, completas e relevantes no Manual e/ou no Manual Digital. Orientações sobre importância dos OED. Bibliografia e sugestões de leitura relacionadas aos recursos digitais. Orientações específicas para cada objeto. Objetos específicos para os docentes.

BIOLOGIA Qualidade Adaptações Material estrangeiro traduzido – Boa qualidade – Atenção especificidades brasileiras Materiais de níveis diversos (EF e EM), com orientações mais aprofundadas.