EuropeAid FACILIDADE ALIMENTAR CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS Referência: EuropeAid/128608/C/ACT/Multi Preparação do formulário de pedido completo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
BENCHMARKING.
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Política de desenvolvimento Auditoria no marketing
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
Introdução aos Estudos Linguísticos
Planejamento do gerenciamento de riscos
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
Delegação da União Europeia em Cabo Verde Manual de Comunicação e Visibilidade da UE Sessão de Informação Convite Ref. EuropeAid/133043/L/ACT/CV.
SNV Moçambique.
Gestão de Ciência e Tecnologia 6ª aula 1 GESTÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Sumário da 6ª aula Caracterização das Fases de um Projecto: - Contractualização.
Uma oportunidade de melhorar o funcionamento dos MCN
Projecto de Eficiência Operacional - Diagnóstico
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auto-diagnóstico do CID
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Projeto: Capacitação em GP
IMPACTES AMBIENTAIS 9 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais.
Eficácia do Programa na Avaliação Periódica
UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu. PO ASSISTÊNCIA TÉCNICA/FSE REGULAMENTO (CE) N.º 1083/2006, 11 de Julho, DO CONSELHO | Artigo 46.º 1. Por iniciativa.
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
III Colóquio Internacional sobre Seguros e Fundos de Pensões AS POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS DE SEGUROS E DOS FUNDOS DE PENSÕES Gabriel Bernardino.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
Plataforma Nacional de Diálogo e Promoção do uso de Fertilizantes IIAM, 15 de Setembro de 2014.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Iniciando na logística empresarial
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Apresentação dos Objectivos e Metodologia do XXV C. C. e Recomendações do XXIV C.C.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
DPP1 O DESENVOLVIMENTO RURAL NO PÓS 2006 zFundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER)
DISTRITO 4550 GOVERNADOR RICARDO BECKER
Etapas do ciclo de gestão do projecto de desenvolvimento local
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Desenvolvimento e Operacionalização do Projecto – Factores de Gestão.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
29 outubro 2014 Plano de trabalho Mecanismo de supervisão: visita – Antes da visita (no departamento) e em conjunto – A visita – Depois da.
Seminário de Lançamento da 1ª Convocatória para a Apresentação de Projetos INTERREG MAC Angra do Heroísmo, 29 de janeiro de 2016 Apresentação.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE APOIO AOS ACTORES NÃO ESTATAIS Convite à Apresentação de Propostas Administração Contratante: Gabinete do Ordenador Nacional (GON)
José Santos Soeiro Presidente Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional O IFDR no POVT Um contributo para a segurança do sistema.
UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL 1 Parte Contratual e Financeira Sessão de Informação Brasília D.F., 23/09/2013 Seção Contratos, Finanças e Auditoria.
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 1 – Considerações Gerais Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Saúde, Pobreza e Exclusão Social Aproximar os serviços de saúde aos clientes.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Joaquim Bernardo A avaliação dos fundos no próximo período de programação Principais linhas de orientação e organização 12. ª R EUNIÃO DA R EDE DE A VALIAÇÃO.
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 CONSULTA AOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL E AUTORIDADES LOCAIS.
Transcrição da apresentação:

EuropeAid FACILIDADE ALIMENTAR CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS Referência: EuropeAid/128608/C/ACT/Multi Preparação do formulário de pedido completo

EuropeAid Resultados da avaliação dos documentos de síntese Número de documentos de síntese enviados dentro do prazo: 797 Número de documentos de síntese preseleccionados e recomendados para passar à fase do pedido de subvenção completo: 284

EuropeAid Objectivos e Prioridades do Convite à apresentação de propostas da Facilidade Alimentar Estimular uma resposta positiva por parte do sector agrícola dos países beneficiários Apoiar actividades para atenuar de forma rápida e directa as repercussões negativas da volatilidade dos preços dos produtos alimentares nas populações locais, em conformidade com os objectivos de segurança alimentar mundial, incluindo as normas da ONU relativas às necessidades nutricionais Reforçar a capacidade produtiva e a governação do sector agrícola, a fim de melhorar a sustentabilidade das intervenções

EuropeAid Medidas/Acções Elegíveis ACÇÕES ELEGÍVEIS MEDIDAS DESTINADAS A MELHORAR O ACESSO AOS FACTORES DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS AGRÍCOLAS MEDIDAS DO TIPO “REDE DE SEGURANÇA” OUTRAS MEDIDAS DE PEQUENA ESCALA DE RESPOSTA ÀS NECESSIDADES DO PAÍS Atenção especial às infra- estruturas e à disponibilidade a nível local Destinadas a satisfazer as necessidades alimentares básicas das populações mais vulneráveis Micro crédito Equipamento Investiment o Infra-estrutura e armazenament o Formação profissional Apoio a grupos profissionai s

EuropeAid Dificuldades gerais observadas nos documentos de síntese enviados (I) Apresentação/estrutura do formulário de pedido de subvenção não respeitadas Inconsistência na relação estabelecida entre objectivos e actividades, produtos e resultados Deficiências na análise da situação das áreas de intervenção propostas e ausência de dados relevantes Intervenções semelhantes/idênticas propostas para a mesma área, indicando problemas durante a consulta a nível local.

EuropeAid Dificuldades gerais observadas nos documentos de síntese enviados (II) Duração da acção proposta ultrapassa o máximo estabelecido - a implementação de todas as acções propostas deverá estar concluída até 31 de Outubro de 2011 Montante de subvenção pedido não respeita o mínimo estabelecido Montante de subvenção não está expresso em euros

EuropeAid Elementos essenciais na apresentação do formulário de pedido completo (I) É muito importante que a proposta completa respeite estritamente o conteúdo/secções e a sequência definidos no formulário de pedido completo Analisar a situação nas áreas de intervenção, incluindo: - resultados das avaliações (se aplicável) de problemas importantes existentes - impacto de outras intervenções semelhantes já em curso por parte das instituições do governo local e/ou outros actores - intenção de coordenação, sinergias e complementaridades com outras intervenções

EuropeAid Elementos essenciais na apresentação do formulário de pedido completo (II) Os resultados/produtos e actividades principais devem ser orientados para os beneficiários Os indicadores devem basear-se em informação de base relevante e devem ser quantificáveis As actividades devem ser claramente descritas, fazendo referência à sua respectiva relação com os resultados esperados Os papéis e as responsabilidades da organização requerente e dos seus parceiros na implementação devem ser claramente especificados

EuropeAid Elementos essenciais na apresentação do formulário de pedido completo (III) Deve ser fornecida informação detalhada sobre os acordos com instituições de micro finanças, incluindo informação sobre como será efectuado o desembolso do capital do crédito e sobre a estratégia final para futura gestão e monitorização dos fundos concedidos em empréstimo Deve ser incluída uma estratégia final do projecto para garantir a continuidade e sustentabilidade, bem como dos mecanismos para possível expansão e réplica das iniciativas do projecto Deve ser incluída informação sobre a estrutura de gestão do projecto e sobre a coordenação tanto a nível de campo como a nível de escritório local/sede, incluindo igualmente informação sobre as funções dos membros do staff do projecto

EuropeAid Elementos essenciais na apresentação do formulário de pedido completo (IV) – Orçamento Incluir provisão orçamental para organização de seminário(s) de planeamento, avaliação intercalar e final, auditoria externa e acções de visibilidade Aquisição de veículos: ter em conta o tempo necessário para o processo de adjudicação de contrato, obtenção da exoneração de impostos e entrega (alguns meses)  considerar a possibilidade do aluguer de automóveis durante o período inicial do projecto de modo a acelerar a sua implementação Ter em atenção os montantes máximos/mínimos da subvenção e as percentagens de co-financiamento

EuropeAid Considerações essenciais relativas à acção proposta (I) É importante adaptar a ambição do projecto, tendo em conta o curto período de implementação Fazer uma avaliação crítica e determinar a complexidade das actividades do projecto, tendo em conta os diferentes factores que possam vir a afectar negativamente a implementação das actividades previstas em termos de tempo e eficiência Dependendo do tipo de acção, a escolha da localização geográfica das actividades deve contribuir para uma implementação eficiente e, tanto quanto possível, minimizar problemas de acessibilidade

EuropeAid Considerações essenciais relativas à acção proposta (II) As medidas de implementação deverão ter em consideração as capacidades limitadas existentes dos parceiros locais para a implementação Deverá ter-se em consideração a integração plena das iniciativas propostas numa área específica – as intervenções deverão ser focadas de modo a optimizar o impacto ao nível dos beneficiários e da comunidade

EuropeAid Considerações essenciais relativas à acção proposta (III) Ter em atenção o limitado período de definido para a implementação: O contrato com a CE deverá ser assinado (caso o projecto seja seleccionado) em Novembro/Dezembro de 2009, a implementação da acção deverá iniciar-se com a máxima brevidade e estar finalizada até 31 de Outubro de 2011 Dependendo das actividades propostas e da área-alvo, poder-se-á considerar a opção de estruturar o calendário de execução da acção em fase de preparação, de implementação e de finalização e transferência

EuropeAid Outras questões estratégicas importantes (I) Considerar a organização de um seminário de planeamento com todas as partes interessadas antes do início do projecto de forma a melhor esclarecer questões específicas no que respeita à divisão dos papéis e responsabilidades entre os diferentes parceiros É importante avaliar o potencial dos grupos-alvo de modo a alcançar a auto-suficiência esperada através de iniciativas de diversificação de rendimento Evitar abordagens divergentes para o projecto; é importante garantir a harmonização com iniciativas já em curso por parte de qualquer das partes interessadas

EuropeAid Outras questões estratégicas importantes (II) Quaisquer planos com vista a estabelecer novas associações/cooperativas (o que poderá vir a demorar vários meses) poderão constituir um desafio adicional à implementação atempada do projecto, deixando pouco tempo para executar as actividades do projecto Espera-se que os parceiros de implementação da CE possam desempenhar um papel pro-activo na promoção e contribuição em plataformas existentes para forums regulares de coordenação e revisão da sua intervenção respectiva ao nível local

EuropeAid Outras questões estratégicas importantes (III) Acções de reforço de capacidades As acções de reforço de capacidades devem ser ligadas aos produtos/resultados esperados e devem ter em consideração limitações existentes ao nível das capacidades técnicas e operacionais dos parceiros locais de forma a assegurar a continuidade e sustentabilidade das iniciativas A provisão dos factores de produção materiais deve basear- se na capacidade técnica e operacional actual das organizações parceiras locais As formações propostas devem ser adequadamente justificadas – devem focar-se na transferência de conhecimentos com vista à resolução de problemas práticos existentes. É aconselhável considerar a opção de formação prática (on-the-job)

EuropeAid Outras questões estratégicas importantes (IV) Questões de sustentabilidade Envolver tanto quanto possível as instituições do governo e da comunidade locais durante a implementação, bem como para o seguimento e gestão futuros das iniciativas