ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL COMO UM BOM NEGÓCIO A globalização tornou a disputa por novos mercados e a competição.

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ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES A RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL COMO UM BOM NEGÓCIO A globalização tornou a disputa por novos mercados e a competição mais acirradas As empresas buscam diferenciais através de uma imagem ligada a princípios éticos Mudanças no ambiente empresarial: voltavam-se para O QUE PRODUZIR? COMO PRODUZIR? PARA QUEM PRODUZIR? Visão moderna: A EMPRESA É UMA ORGANIZAÇÃO SÓCIOPOLÍTICA

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES VISÃO DA SOCIEDADE: Valorização da distribuição mais justa da renda; o relacionamento humano; as preocupações ecológicas; a segurança no trabalho; a defesa do consumidor; a qualidade dos produtos. Empresa Socialmente responsável= Maiores chances de manter e ampliar sua base de clientes Não polui; contribui para a sociedade; patrocina projeto social sustentável

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES O MERCADO ÉTICO O consumidor rejeita produtos de empresas irresponsáveis com fornecedores, funcionários ou meio ambiente As vendas dos produtos éticos cresceram 60% (FLO) na Europa, EUA e Japão (não utilização de trabalho infantil, trabalho escravo e sem prejuízo ao meio ambiente MERCADO JUSTO 44% consumidor europeu dizes que a atuação social da empresa pesa na hora da compra 37% europeus comoraram produto ético no último ano 10% dos consumidores europeus se sentem culpados por não comprar produtos éticos 58% dos entrevistados acreditam que a indústria e o comércio não dão atenção a fatores ligados à responsabilidade social

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES NO BRASIL 68% dos consumidores estariam dispostos a pagar por um produto que não agredisse o meio ambiente (CNC e IBOPE) A ética ambiental é parte da missão corporativa: 85% das empresa (1998) adotavam procedimentos associados às questões ambientais A EMPRESA VERDE é sinônimo de bons negócios – redução de custos e aumento de lucros a médio e longo prazos

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E DE OPERAÇÕES O SURGIMENTO DOS MERCADOS VERDES OU ECOMERCADO Oportunidade de negócios onde existe uma consciência ecológica -50% dos consumidores dão preferência a produtos menos agressivos ao meio ambiente (EUA, 1993) 81% declararam sentir motivação a comprar produtos produzidos de maneira correta (ISER, 2001) ECOPRODUTOS Sinalizam e refletem um a mentalidade de uso e descarte de produtos e, em particular de produtos descartáveis

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES MERCADO VERDE ECOPRODUTOS – destinados a atender a demanda dos consumidores verdes –produtos com embalagens feitas de papel reciclado; alimentos sem agrotóxicos; produtos não testados em animais EQUIPAMENTOS – controle da poluição; de despoluição (tecnologias limpas) EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS – reciclagem; controle de ruídos; turismo ecológico BIOTECNOLOGIA – aumento da produtividade agroindustrial BIOECONOMIA – exploração sustentável da fauna e da flora (pesquisa e novos produtos)

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES GUIA DO CONSUNIDOR VERDE Qualidade o produtos transcende às características intrínsecas, incorporando o impacto ambiental na produção e/ou consumo Prefere e/ou paga preço mais elevado por produtos ecológicos Prefere produtos com embalagem reciclável e/ou retornável Não carrega compras em embalagens plásticas Escolha produtos isentos de alvejantes ou corantes Observa a biodegrabilidade do produto Recusa produtos derivados da fauna ou flora em extinção Observa os selos verdes Observa os certificados de gestão