28º SEMINÁRIO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL 08 A 10 DE MARÇO DE 2016 BELÉM/PA ABIPEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas Municípios fortes, Brasil Sustentável Brasília 28 a 30 janeiro 2013 Aubiérgio Barros Recadastramento.
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
PLANO DE GESTÃO.
II Fórum Nacional de Contabilidade Pública
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
CONTROLE EXTERNO EM AÇÃO: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - RPPS
PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E CONTROLES INTERNOS
Richard Dutzmann MIBA 935 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S Ltda. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TÉCNICA-ATUARIAIS, SOB A ÓTICA DA PORTARIA MPS.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasse - DIPR
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Contabilidade Aplicada aos RPPS
AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
CAPREV SOFTPART SISTEMA DE RECADASTRAMENTO PREVIDENCIÁRIO Uma parceria
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
Programa Nacional de Gestão Plena Previdenciária GPP.
Por Otoni Gonçalves Guimarães
Maio/2012 SISTEMA DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL-SRPPS
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
Dados Informações Conhecimentos Decisões Ações
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social 48º CONGRESSO NACIONAL DA ABIPEM DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE.
A SUPERVISÃO DO MPS E A RESPONSABILIDADE DOS GESTORES
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
CONTEXTO GERAL DAS MUDANÇAS ENVOLVENDO OS RPPS EM 2015
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
GOVERNANÇA CORPORATIVA - GC
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Atribuições e Responsabilidades
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
Sistemas dos Regimes Próprios
MPS - Ministério da Previdência Social
Governança cooperativa
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Potencializar futuros, subtraindo riscos. EPB 24/10/2013 Roberta Spadafora Carvalho.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Hélio Carneiro Fernandes
Estado e OSC Marco Regulatório Fundos Patrimoniaias Converj.
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
UNIDADE GESTORA ÚNICA E A MODERNIZAÇÃO DO RPPS DE RONDÔNIA
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
1 MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SEMINÁRIO PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DOS SERVIDORES DA UNIÃO Superior Tribunal de Justiça Junho de 2007.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
A AUDITORIA OPERACIONAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A NOVA GESTÃO ) PALESTRANTES: Edivaldo Gomes da Silva Souza Ana Carolina Ribeiro de Moraes Carolina Vieira.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
PANORAMA DA PREVIDÊNCIA DO SERVIDOR PÚBLICO Campinas -SP, 11 de abril de 2016.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 10 de setembro de 2013 Controle Externo dos RPPS ANEPREM 13º Congresso.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.
6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA.
Transcrição da apresentação:

28º SEMINÁRIO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL 08 A 10 DE MARÇO DE 2016 BELÉM/PA ABIPEM

IMPLANTAÇÃO DO PRÓ GESTÃO RPPS – COOPERAÇÃO ENTRE O MTPS E OS TRIBUNAIS DE CONTAS – NOVO MODELO DE ATENDIMENTO AOS RPPS

IMPLANTAÇÃO DO PRÓ GESTÃO RPPS

PRÓ-GESTÃO RPPS - CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL REGULAMENTAÇÃO:  Portaria MPS nº 185/2015, de 14/05/2015.  Manual do Pró-Gestão RPPS, editado pela SPPS. Em Consulta Pública – Portaria SPPS n 03, de 07/02/2015.  Período da Consulta Pública: 10/12/2015 a 20/02/2016  Prorrogação: até 21/03/2016 CONAPREV:  Participou do processo de elaboração do modelo de certificação institucional, cuja discussão teve início em  Aprovou a proposta apresentada pelo Grupo de Trabalho, por meio da Resolução CONAPREV nº 01/2015, de 06/03/2015. INVESTIDOR QUALIFICADO: A Certificação Institucional será um dos requisitos obrigatórios para obter conceito de Investidor Qualificado (Portaria nº 300, de 3 de julho de 2015 – DOU 06/07/2015).

PRÓ-GESTÃO RPPS - PARÂMETROS PRÓ-GESTÃO RPPS: Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. OBJETIVO: Incentivar os Regimes Próprios de Previdência Social a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade. ADESÃO: Facultativa. SOLICITANTES: Representantes legais do Ente Federativo e da Unidade Gestora do RPPS. VALIDADE DA CERTIFICAÇÃO: 03 (três) anos.

PRÓ-GESTÃO RPPS - PARÂMETROS DIMENSÕES: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária. NÍVEIS DE ADERÊNCIA: 04 (quatro) níveis. REQUISITO MÍNIMO: Certificado de Regularidade Previdenciária - CRP válido. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES: Entidades certificadoras credenciadas pelo Ministério da Previdência Social - MPS. do Programa

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO I - CONTROLES INTERNOS 1 - Mapeamento das atividades das áreas de atuação do RPPS Escolha da(s) área(s) a serem mapeadas Definição da quantidade de áreas a serem mapeadas Exemplo:

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO I - CONTROLES INTERNOS 2 - Manualização das atividades das áreas de atuação do RPPS Escolha da(s) área(s) a serem manualizadas Definição da quantidade de áreas a serem manualizadas Exemplo:

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO I - CONTROLES INTERNOS 3 - Capacitação e certificação dos gestores e servidores das áreas de risco Capacitação e Certificação dos gestores e servidores das áreas de risco (Gestor de Recursos, Comitê de Investimento, Membros dos Conselhos Fiscal e de Administração, Diretoria) CPA 10, CPA 20, CGA (ou equivalentes)

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO I - CONTROLES INTERNOS 4 - Estrutura de Controle Interno (CI) Existência de Controle Interno (no Ente e/ou no RPPS); Emissão de Relatórios Capacitação (servidores que atuam no CI, no Comitê de Investimentos, nos Conselhos e na Diretoria)

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO I - CONTROLES INTERNOS 5 - Política de Segurança da Informação Abrangência (servidores e prestadores) Existência de regras de uso dos equipamentos de TI Divulgação da Política de Segurança Existência de um Comitê de Segurança de informação no âmbito do Ente Federativo ou do RPPS

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO I - CONTROLES INTERNOS 6 - Gestão e controle da base de dados cadastrais dos servidores públicos, aposentados e pensionistas Periodicidade da atualização do banco de dados cadastral (ativos, aposentados e pensionistas) Constituição das bases de dados com estrutura (layout) que possibilite a exportação dos dados para o Cadastro Nacional de Informações Sociais- CNIS/RPPS Transmissão da base de dados dos servidores ativos, aposentados e pensionistas para o CNIS-RPPS.

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO II - GOVERNANÇA CORPORATIVA 1 - Relatório de Governança Corporativa Conteúdo Temporariedade 2 – Planejamento Plano de Ação/ Planejamento Estratégico Temporariedade Publicação

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO II - GOVERNANÇA CORPORATIVA 3 - Relatório de Gestão Atuarial Monitoramento atuarial dos planos de benefícios; Elaboração de relatórios ( Relatório de análise dos resultados das Avaliações Atuariais anuais relativas aos três últimos exercícios; Relatório de estudo técnico de aderência das hipóteses biométricas, demográficas, econômicas e financeiras do plano de benefícios dos RPPS). 4 - Código de Ética da instituição Existência do Código de Ética, sua divulgação, capacitação e elaboração de relatórios.

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO II - GOVERNANÇA CORPORATIVA 5 - Políticas previdenciárias de saúde e segurança do servidor Ações conjuntas do Ente e do RPPS Adoção de medidas preventivas, que visem à redução dos riscos inerentes ao ambiente de trabalho e das situações que provocam o adoecimento e a incapacidade laborativa dos servidores (exames admissionais, elaborar Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT, publicar lei ou decreto estabelecendo Política de Atenção à Saúde e Segurança do Servidor) Exceção: apresentação de um Plano de dois anos para se adequar.

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO II - GOVERNANÇA CORPORATIVA 6 - Política de investimentos Elaboração de relatórios, de estudos, e criação, dentro da estrutura do RPPS, de área específica para acompanhamento e monitoramento contínuo dos riscos e rentabilidades. 7 - Comitê de Investimentos Composição(quantitativo), vínculo (Ente ou RPPS), segurado ou não.

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO II - GOVERNANÇA CORPORATIVA 8 – Transparência Divulgação de atos, atas de reunião, relatórios, certidões, acesso à links, políticas, demonstrativos. 9 - Definição de limites de alçadas Definição das competências e responsabilidades dos gestores do RPPS para os atos administrativos, estabelecendo responsabilidades compartilhadas nos processos decisórios do RPPS.

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO II - GOVERNANÇA CORPORATIVA 10 - Segregação das atividades A segregação das atividades em setores com responsáveis distintos com o objetivo de diminuir o risco operacional, favorecer a governança corporativa, diminuir a probabilidade de erros e oferecer segurança na gestão dos benefícios Ouvidoria Existência no Ente ou no RPPS, estruturação, vínculo (efetivo, comissionado), certificação.

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO II - GOVERNANÇA CORPORATIVA 12 - Qualificação do órgão de direção Formação (curso superior, especialização) e certificação 13 - Conselho Fiscal Formação (curso superior, especialização), composição (paritária ou não), voto de qualidade (representação dos segurados).

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO II - GOVERNANÇA CORPORATIVA 14 - Conselho de Administração Formação (curso superior, especialização), composição (paritária ou não), voto de qualidade (representação dos segurados) Mandato, representação e recondução Definição em norma legal o processo de escolha para composição da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, representatividade do segurado na Diretoria Executiva

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO II - GOVERNANÇA CORPORATIVA 16 - Gestão de Pessoas Composição do quadro de pessoal do RPPS:  Cedidos  Efetivos  Comissionados  Atuário

PRÓ-GESTÃO RPPS – DIMENSÕES PARA CERTIFICAÇÃO III - EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA 1 - Plano de ação de capacitação Público alvo Definição de ações de capacitação Certificação 2 - Ações de diálogo com os segurados e a sociedade Elaboração de materiais informativos, reuniões e prestação de informações para os beneficiários e o publico em geral.

COOPERAÇÃO ENTRE O MTPS E OS TRIBUNAIS DE CONTAS

ACORDOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM TRIBUNAIS DE CONTAS  OBJETO: Intercâmbio de informações na área de auditoria previdenciária para o aprimoramento da orientação, acompanhamento, controle e supervisão da gestão dos RPPS.  OBRIGAÇÕES RECÍPROCAS: Compartilhar informações sobre a situação previdenciária dos RPPS, nas dimensões normativa, fiscal, financeira, atuarial, contábil e patrimonial. Promover conjuntamente palestras, seminários, treinamentos e workshops com os responsáveis pelo controle, orientação e supervisão dos RPPS e/ou gestores dos RPPS. 

ACORDOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM TRIBUNAIS DE CONTAS  OBRIGAÇÕES ESPECÍFICAS: MTPS:  Disponibilizar relatórios e informações extraídos do CADPREV.  Comunicar o resultado das auditorias, por meio de decisões em Processo Administrativo Previdenciário.  Cooperar na capacitação do quadro técnico do Tribunal de Contas. Tribunal de Contas:  Fornecer informações contábeis e financeiras sobre a situação dos RPPS.  Comunicar o resultado de suas decisões sobre prestações de contas.  Representar sobre irregularidades.

SITUAÇÃO DOS ACORDOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA SITUAÇÃONºTRIBUNAIS DE CONTAS ASSINADOS E PUBLICADOS (CONTEÚDO DIFERENCIADO) 02 ATRICON E IRB (2013) TCU (17/11/2015) ASSINADOS E PUBLICADOS (MINUTA PADRÃO TCE/TCM) 17 TC-DF, TCE-AC, TCE-AL, TCE-AM, TCE-CE, TCE-ES, TCE-MA, TCE-MG, TCE-MT, TCE-PB, TCE-PE, TCE-RO, TCE-RR, TCE-SC, TCE-TO, TCM-BA e TCM-PA COM MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE, AGUARDANDO ASSINATURA 08 TCE-AP, TCE-GO, TCE-PR, TCE-RN, TCE-RS, TCM-GO, TCM-RJ, TCM-SP, SEM MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE OU COM OUTRAS PENDÊNCIAS 06TCE-BA, TCE-MS, TCE-PA, TCE-PI, TCE-RJ, TCE-SE TRATATIVAS PARA CELEBRAÇÃO NÃO CONCLUÍDAS 02TCE-SP, TCM-CE

PLANEJAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS ACORDOS  Decisões dos Processos Administrativos Previdenciários passam a ser enviadas por arquivo eletrônico e apenas para os Tribunais de Contas que firmaram ACT.  Envio das Informações Técnicas para Ações Judiciais, também por arquivo eletrônico.

PLANEJAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS ACORDOS  Envio trimestral dos seguintes dados: Relatório consolidado dos DRAA. Relatório consolidado dos DAIR. Relatório consolidado dos DIPR. Relatório gerencial de parcelamentos.  Reuniões técnicas no primeiro semestre de 2016, para fortalecer cooperação.  Solicitados dados de contato dos servidores responsáveis pela gestão dos ACT nos Tribunais de Contas.

NOVO MODELO DE ATENDIMENTO AOS RPPS

COORDENAÇÃO DE ATENDIMENTO  SITUAÇÃO ANTERIOR: Atendimento com várias “portas de entrada”, dificultando contato pelos RPPS e prejudicando a produtividade dos analistas.

COORDENAÇÃO DE ATENDIMENTO SOLUÇÃO ADOTADA: Implantada Coordenação de Atendimento para centralizar demandas. Início pelo atendimento telefônico: Funcionamento de 08 às 18 horas. Maior resolutividade. Sistematização das demandas. Agendamento dos atendimentos presenciais. Reorganização do protocolo administrativo. Posteriormente será expandido para os s. 877 atendimentos nos primeiros 30 dias.

MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público (Serviços aos RPPS - Previdência no Serviço Público) HÉLIO CARNEIRO FERNANDES Gerente de Projetos (61) /