METODOLOGIA APOIO: IEMCI/UFPA UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA: Bullying na Escola Orientadores: Felipe Bandeira Netto, Antônio Pedro de Souza Dias, Odielson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA BULLYING
Campanha Contra o Bullying
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
Violência? Diga não!.
Orientadora: Alessandra de Oliveira
BULLYING.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
SITUAÇÕES.
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
BULLYING : UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA Psicopedagoga: Márcia J.P.Nunes.
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões Dissetação de Sebastião Archilia PUC/SP 2008.
BULLYING ESSA BRINCADEIRA NÃO TEM GRAÇA!. O QUE É?  O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Violência doméstica e familiar contra a mulher 2015 SENADO FEDERAL Secretaria de Transparência Coordenação de Controle Social Serviço de Pesquisa DataSenado.
BOM DIA! Será que o mal existe? Ou será que pela falta de nossa bondade ele se manifesta. Fico imaginando, como é fácil criar desculpas e desviar do que.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
Bullying se refere às agressões verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, para intimidar.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Introdução a Pesquisa Científica
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Análise do consumo de fast food por adolescentes e suas influências, Escola Móbile, São Paulo Ana Luiza Makul; Beatriz Soares; Bruno Garrubbo; Pedro Duarte.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
QUESTIONÁRIO.
Escreva aqui o título e o subtítulo do seu TCC Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Insira a data.
Bullying O que é?. Bullying, é um comportamento que se caracteriza pela ameaça ou agressão propositada e repetida, durante largos períodos de tempo,
AULA DE INFORMÁTICA PORTUGUÊS CONTEÚDOS: Textos opinativos Folclore. Educadoras: Wilma, Júlia, Tatiane e Conceição.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA SANTA ISABEL – CARREIRA Projecto de Educação para a Saúde Ano lectivo 2009/2010 Resultados do inquérito aos pais “ Violência.
Educando após o divórcio ” Manual para pais divorciados Autor: Philip M. Stahl, Ph.D.
PRESTA ATENÇÃO AO QUE VAIS LER!!! DEPOIS DE LERES, VAIS FICAR A SABER A RAZÃO PELA QUAL ISTO TE FOI ENVIADO.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PANORAMA DA SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO ESTADO DE MATO GROSSO. EQUIPE: Tânia Maria do Rosario Ediane Ferreira Guimarães Eliacir Pedrosa.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
A CPCJ EXPLICADA AOS JOVENS CONTACTOS: Morada: Praça da Paz, Bloco F - Cave Lagos Telefone: E – mail:
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
OS CINCO PONTOS DO NOVO LÍDER O Que o Líder Deve Fazer Para Que as Pessoas “Falem a Mesma Língua” Dentro Das Empresas? Como Unir as Pessoas e a Empresa.
O QUE É BULLYING? Próximo.
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Aline Soares Gomes da Costa Kerolyn Dias Dornellas Luzia Nunes dos Santos ASSÉDIO MORAL DO TRABALHO Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC Administração.
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA APOIO: IEMCI/UFPA UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA: Bullying na Escola Orientadores: Felipe Bandeira Netto, Antônio Pedro de Souza Dias, Odielson Duarte Leão CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS Universidade Federal do Pará Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI Clube de Ciências da UFPA Turma: Ensino Médio OBJETIVO Expositora: Eloize da Silva Costa RESULTADOS E DISCUSSÕES INTRODUÇÃO O bullying é um tipo de violência, tanto física quanto verbal e psicológica. As pessoas que sofrem essa agressão, na maioria das vezes ficam com depressão, vive apreensiva e com medo de tudo. Como diz FANTE (2005, p. 28 e 29) “bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro (s), causando dor, angústia e sofrimento. Insultos, intimidações, apelidos cruéis, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuação de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos levando-os à exclusão, além de danos físicos, morais e materiais”. O trabalho tem por objetivo mostrar algumas consequências negativas do bullying e o quanto isso influência na vida social das pessoas que o sofreram, evidenciando muitas vezes a negligência de algumas pessoas. Assim como as principais causas do bullying e o porque a vítima sofre calada. Após a leitura e alguns artigos e experiências vivenciadas, foram elaboradas dez perguntas, das quais somente cinco foram utilizadas em uma entrevista feita com um jovem de dezessete anos, ex aluno do clube de ciências, que sofreu bullying por um longo período em sua escola, as perguntas foram registradas em áudio. Após essas respostas serem dadas, a análise foi feita mediante ao entendimento a respeito, com o auxilio de artigos. O bullying acontece normalmente em ambientes escolares, mas pode ocorrem em diversos lugares, como diz FANTE (2008) sobre o bullying “Pode ocorrer em diversos espaços da escola ou fora dela, como também em ambientes virtuais, denominado bullying virtual ou cyber bullying, onde os recursos da tecnologia de informação e comunicação são utilizados no assédio”. “Zoacão”, é como muitas vezes surge o bullying, e essa prática muitas vezes pode ser vista como natural, mais pode levar a consequências graves, como agressões físicas, afetar psicologicamente algumas pessoas e até em casos extremos ao suicídio e homicídio. Na grande maioria das vezes a criança se isola, apresenta dificuldades ao se comunicar, falar em grupos com medo de ser ‘Avacalhado’, e também pelo que foi visto é sempre o último a ser escolhidos em jogos. Durante o tempo que Melissa estudou no clube, contou que foi uma moça que sofreu de obesidade na infância e por conta disso sofria, pois os alunos da escola onde estudava, falavam coisas horríveis para ela, ofendiam com palavras maldosas e que vieram a afetar seu psicológico durante um bom tempo, como diz FANTE (2008) “O bullying tem como marca constitutiva o desrespeito, a intolerância e o preconceito - que impregna as relações humanas em todas as sociedades - contra alguma característica que destaca ou diferencia a vítima dos demais.”, levando quase a uma depressão. Melissa nunca era chamada para jogos e brincadeiras dentro da escola pelo simples fato de ser diferente da maioria, sempre a ignoravam e a desprezavam, deixando assim ela cada vez mais solitária. E nunca tomava nenhuma providência. Houve um tempo que ela comunicou a diretoria da escola mas nada foi feito, como ela diz em um trecho da entrevista: “Bem no inicio não tomei nenhuma providência, mas depois de algum tempo eu decidi contar pra diretora da escola, mas nada foi resolvido” Isso fez com que melissa mudasse, e logo após emagrecer, as relações com seus colegas de classe mudou, ela passou a ser chamada para as brincadeiras, começaram a conversar com ela, hoje as relações dela com as pessoas é muito boa, não se tornando uma pessoa fechada para as relações pessoas, como ela mesmo explicita em um outro trecho da entrevista: “Hoje em dia sou uma pessoa bem aberta, atualmente eu tenho vários amigos e uma boa relação com todos eles” FANTE, Cleo Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª edição. Campinas. Editora Versus, 224 p. LEÃO, L. G. R. O fenômeno bulliyng no ambiente escolar. FACEVV, Vila velha, n. 4, p , jan./jun Lopes Neto AA. Bullying – comportamento agressivo entre estudantes. J Pediatr (Rio J). 2005;81(5 Supl):S164- S172. SILVA, A. B. B. Cartilha 2010 – Projeto justiça na escola. Bulliyng, Brasilia, ed. 1, n. 1, 16 p., O bullying precisa ser combatido, para evitar que pessoas percam parte importante da vida, ou até mesmo percam a vida, o descaso de algumas pessoas que são autoridades, e o riso das pessoas de coisas que aparentemente são coisas bobas, pode e muitas vezes da força para que o agressor continue a cometer o bullying, o riso e piadinhas legitimam as atitudes agressivas. Muitas vezes cometemos bullying e nem nos damos conta, piadas de mal gosto e brincadeiras, nunca pensamos que a pessoa possa não estar gostando e que somente aceita por que é amigo. Devemos rever nossas atitudes para com a pessoa que nos cercam.