Herbert Marshall McLuhan (1911-1980). Visão geral  Filósofo da linguagem canadense.  É autor dos conceitos “O meios é a mensagem”; “aldeia global” e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil
Advertisements

Gêneros de texto (não-ficção)
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
A revolução da informação: da imprensa à Internet
Da sociedade dos mídias à sociedade em midiatização
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
OS PAPÉIS SOCIAIS DO ADULTO
Marshall Mcluhan
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
“O homem como mídia primária”
LIVRO – TRADICIONAL X ELETRÔNICO
Aldeia Global Daniel Fontoura Guilherme Gonçalves 1.
Teoria da Aldeia Global
Dimensões da Globalização
ESTÉTICA Arte e realidade
Eras Culturais – por Lucia Santaella
Professsora: Aíla Rodrigues
Conceitos e Gerações de EAD
Composição Aspetos gerais.
Comunicação & Expressão Professora Louise Lage Módulo 3
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Nasceu em 21 de Julho de 1911 no Canadá Morreu em 31 de Dezembro de Formou-se na universidade de Manitoba (Bacharelado em 1932 e mestrado em literatura.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Tendências da Linguagem Publicitária
SOCIEDADE E TECNOLOGIA. CONCEITOS Tecnologia é o conhecimento utilizado na criação ou aperfeiçoamento de produtos e serviços e envolve toda as atividades.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
N UVEM Quando o que sobra é o silêncio E um escuro tão denso Eu quase posso tocar a noite e pesar o vazio Quando o sonho toma asa e vai Quando parece que.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Comunicação empresarial é um conjunto de processos para reforçar a imagem de uma organização.  Sua Função é criar uma boa.
Cultura Digital 2015.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
A Revolução da Internet.
Novas e Velhas Mídias Equipe: Adriele Mayara Caroline de Jesus
Teoria culturológica Também oposta à communication research
Audiovisual: Foto e vídeo como linguagem
A construção e preservação da imagem “A imagem do produto e da empresa (como instituição) formam seu patrimônio maior, que deve ser construído e preservado,
“Criatividade sob vários pontos de vista”
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Década de 60 – Marshall MacLuhan designou a noção de “aldeia global”:
Comunicação Comparada Prof. Me. Franthiesco Ballerini
Teorias e Técnicas de Comunicação
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Estudo da Língua Portuguesa
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
A COMPUTAÇÃO ALTERA OS COSTUMES Grupo: Mario Corrêa Rosana Aurélio.
Ciência, tecnologia e sociedade
Aprendizagem: Um olhar em movimento
O cinema na vida de cada um
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Coordenação: Yuri Wanderley Nosso contato: (71)
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Faculdade Piaget - Brasil
Flávia Motta Representações Sociais do Desenvolvimento Humano Flávia Encarnação Motta Mestranda do PPGP - UFES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA.
Fábio Da Silva 2016 Projeto PIBID. Objetivo do Trabalho Desenvolver uma sequência didática sobre óptica alicerçado no cinema. Objetivo Educacional Que.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

Herbert Marshall McLuhan ( )

Visão geral  Filósofo da linguagem canadense.  É autor dos conceitos “O meios é a mensagem”; “aldeia global” e é considerado um dos precursores das teorias sobre as redes de comunicação.  Tornou-se uma figura de pouco destaque nos anos 1970 e  Com a chegada da internet, seu nome voltou a ter evidência no meio acadêmico.

Formação  Filho de pais religiosos (metodistas), Mcluhan resolveu estudar literatura. Graduou-se, fez mestrado no Canadá e doutorado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.  Estudou com os críticos I.A. Richards e F.R. Leavis, ligados ao “new criticism”  Em 1935, converteu-se ao catolicismo.  Sempre trabalhou em universidades católicas.

Formação  Volta para o Canadá em 1940, por causa da guerra. Escreve lá a sua tese de doutorado.  Dá aulas na Universidade de Toronto, a partir de  Lá é influenciado pelo colega Harold Innis.

Formação  Inicia um seminário sobre a comunicação em  Cria na Universidade de Toronto o “Centre for Culture and Technology”, em  Publica “A noiva mecânica” (1951), sobre os efeitos da publicidade na sociedade e na cultura.  Fica na universidade de Toronto até  Mcluhan teve seis filhos, cujo sustento o obrigava a fazer diversos “frilas” para empresas privadas.  Faz uma “ponta” num filme de Woody Allen, em eu diz a uma personagem: “Você não sabe nada sobre o meu trabalho”.  Tem um derrame em 1979.

Obras e pesquisas  Em seu doutorado nos anos 1940, estudou o desenvolvimento da cultura oral no ocidente.  No livro “Noiva mecânica”, dedica-se a estudar a persuasão na cultura popular contemporânea.  Defende a influência intrínseca dos meios de comunicação de massa (MCM) sobre as audiências.  Cunha a expressão: “O meio é a mensagem” (em Understanding Media).

Obras e pesquisas  Tom Wolf alega a influência do filósofo católico Teilhard de Chardin sobre a evolução da mente humana em noosfera (esfera do conhecimento ou da mente).  O livro “A Noiva mecânica” é composto de pequenos ensaios que podem ser lidos isoladamente.  Para a análise no livro, McLuhan escolheu anúncios e textos não apenas por chamarem atenção, mas por considerer o que tais peças significam para a sociedade à qual elas se destinam.

A galáxia de Gutenberg (1962)  Estudo pioneiro em cultura oral, cultura impressa, estudos culturais, ecologia das mídias.  No livro, McLuhan esforça-se para mostrar como as tecnologias da comunicação afetam a organização cognitiva.  “Quando uma nova tecnologia expande para o mundo social um dos nossos sentidos ou mais, muda também a proporção com que os nossos sentidos vão operar naquela cultura particular. (…) E quando há uma mudança de proporção em qualquer cultura, o que parecia claro pode de repente parecer opaco e o que era vago ou opaco vai se tornar translúcido”.

A galáxia de Gutenberg  Abordagem da linguagem pré-alfabética à era eletrônica.  A invenção dos tipos móveis acelerou gradualmente as mudanças cognitivas e culturais.  A cultura impressa impôs o predomínio do visual sobre o oral.

Galáxia de Gutenberg  O principal conceito do argumento de McLuhan é que as novas tecnologias exercem um efeito gravitacional sobre a cognição, afetando a organização social.  A tecnologia da impressão muda nossos hábitos de percepção e afeta as interações sociais.  De acordo com McLuhan, a cultura escrita contribuiu para originar as tendências mais evidentes do mundo moderno ocidental: individualismo, democracia, protestantismo e nacionalismo.

A galáxia de Gutenberg  Aldeia global (global village)  McLuhan defende que a cultura escrita seria ultrapassada pela cultura oral dos meios eletrônicos (rádio e TV).  A humanidade, então, teria uma identidade coletiva, com uma “base tribal”.  McLuhan não vê esse fenômeno como negativo.  “Em vez de voltar-se para uma vasta Biblioteca de Alexandria, o mundo tornou-se um computador, um cérebro eletrônico, exatamente como uma peça infantil de ficção científica. E como os nossos sentidos estão projetados para fora, o “Grande Irmão” está dentro de nós”.

A galáxia de Gutenberg  McLuhan considera que a tecnologia está acima da moral. Quem a faz boa ou má é a sociedade.  30 anos antes de sua invenção, McLuhan “adivinhou” o surgimento da World Wide Web:  “O próximo meio, seja lá qual for – será a extensão da consciência – incluirá televisão em seu conteúdo, não em seu ambiente, e transformará a televisão numa forma de arte. O computador como um instrumento de pesquisa e comunicação poderia aumentar a recuperação, obsoleta com a biblioteca de massa, da função enciclopédica individual, além de passar de uma tendência antiga de produção de informação para uma nova, feita rapidamente sob medida e à venda”.

A galáxia de Gutenberg  Popularizou a palavra “surf” no sentido de deslizar, “surfar” sobre as informações.

Os meios de comunicação como extensões do homem (1964)  O meio é a mensagem.  Tese: o importante papel desempenhado pela mídia na sociedade deve-se a sua forma, e não ao seu conteúdo.  “Uma lâmpada elétrica cria um ambiente graças à sua própria presença”.  Defende que cada mídia exige uma maneira específica de ser consumida.

Os meios de comunicação como extensões do homem (1964)  Meios quentes e frios  Diferentes mídias exigem diferentes participações dos sentidos. Quentes: menor participação; frios: maior participação na construção do sentido.  Cinema: existe apenas um sentido, a visão (meio quente).  Televisão: para sua compreensão, exige maior participação do espectador na construção do sentido, devido à baixa definição (meio frio).  Meios quentes: cinema, rádio, palestra, fotografia.  Meios frios: televisão, seminários, cartoons.

Os meios de comunicação como extensões do homem (1964)  A ideia de que os meios de comunicação são os prolongamentos nervosos do corpo.  Exercício:  Leitura de “A imagem, o som e a fúria”  O que defende McLuhan no texto? Que teorias estão presentes no texto?