Roberto Vieira Medeiros Chefe da CGU-Regional/CE Controladoria-Geral da União-CGU XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Plenária Simultânea: Os órgãos de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Advertisements

Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
TRAJETÓRIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL DE 2003 A 2010
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
I Encontro Estadual de Secretários de Assistência Social
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Conselho Estadual de Assistência Social
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Controladoria-Geral da União
Projeto de Lei n.º 3077/2008 “PL SUAS”.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO - CGU Controladoria-Geral da União.
Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno
PROCESSO DE REVISÃO DA NOB SUAS 2005 NOB SUAS 2010
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Controladoria-Geral da União CGURN/PR 01 de Julho de 2004 Controle na Visão das Unidades Gestoras.
Financiamento no Sistema Único de Assistência Social
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ESTRUTURA DO CONTROLE INTERNO FEDERAL
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Controladoria-Geral da União Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal DIÁLOGO PÚBLICO 2005.
Prefeitura Municipal de Unaí Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania - SEMDESC SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO DO SOCIAL E CIDADANIA.
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Política de Assistência Social
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Controles Internos Primários
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
CADEIA DE VALOR Versão em Construção – 13/03 Gestão e Suporte GESTÃO DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES Gerir compras e contratações Gerir contratos de bens e serviços.
O Controle Interno do Poder Executivo Federal
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Qualidade da telefonia móvel e fixa Brasília, 03/12/2015 Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
No Sistema Único de Assistência Social Marcos Regulatórios Ana Carina do Prado Ávila Verbisck Gestora de ações sociais- Psicóloga CAGSUAS- SUPAS - SETAS/MS.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
Papel da Controladoria-Geral da União na fiscalização dos gastos com recursos públicos Luiz Claudio de Freitas Coordenador-Geral de Auditoria da Área de.
Administrador Público – CRA/DF
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
Fórum Cáritas do Terceiro Setor 8º Encontro Aspectos Práticos para a Elaboração do Plano de Ação de 2012 nos parâmetros indicados pelo Conselho Nacional.
Transcrição da apresentação:

Roberto Vieira Medeiros Chefe da CGU-Regional/CE Controladoria-Geral da União-CGU XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Plenária Simultânea: Os órgãos de controle externo e a relação com o Sistema Único de Assistência Social - SUAS

A Controladoria-Geral da União (CGU), foi criada pela Lei nº de 28 de maio de 2003, com a missão de assistir direta e imediatamente a Presidência da República no desempenho de suas atribuições no que tange à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de auditoria e fiscalização, correição, ouvidoria, prevenção e combate à corrupção. Controladoria-Geral da União

Organograma Simplificado – CGU Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Corregedoria- Geral da União 26 Controladorias Regionais nos Estados Conselho da Transparência Pública Secretaria Federal de Controle Interno Ouvidoria- Geral da União Secretaria-Executiva

1. Orientação aos cidadãos sobre acesso a serviços, políticas públicas e direitos 2. Identificação de problemas e proposição de melhorias para efetividade da Administração Pública Federal 3. Mediação de conflitos, demandas individuais e coletivas 4. Promoção da participação e do controle social 5. Formação e capacitação de gestores 6. Gestão da transparência passiva (do gerenciamento dos SICs à análise de satisfação dos requerentes) Ações de Ouvidoria

1.Incremento da transparência e acesso à informação 2.Estímulo ao controle social 3.Educação para a ética e cidadania 4.Orientação e fortalecimento da gestão 5.Articulação com o setor empresarial 6.Implementação das convenções internacionais 7.Observatório da Despesa Pública 8.Produção de informações de inteligência 9.Aprimoramento do marco legal Ações na Área de Prevenção

Ações na Área de Correição 1.Recomendação ou instauração de PADs e Sindicâncias Patrimoniais. 2.Revisão dos PADs instaurados fora da CGU. 3.Investigação e apuração de operações comunicadas pelo COAF (Parceria CGU-COAF). 4.Acompanhamento da evolução patrimonial (Parceria CGU- RFB). 5.Coordenação do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (Decreto 5.480/05). 6.Declaração de Inidoneidade e Suspensão de Empresas (Lei 8.666/93).

Ações de Controle Interno (Orientação, Auditoria e Fiscalização) 1.Orientação Preventiva aos Gestores Públicos 2.Controle da Execução dos Programas de Governo 3.Auditorias Investigativas 4.Avaliação da Gestão dos Administradores Públicos Federais

Atuação da CGU no âmbito do SUAS Temas, Programas, AçõesAtividades de Controle Realizadas PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Sorteio, AEPG, Auditoria e Demanda Externa (DE) CRAS – Centro de Referência da Assistência Social - Sorteio, AEPG, Auditoria, DE CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social - Sorteio, AEPG, Auditoria, DE Convênios e Contratos de Repasse- Sorteio e Auditoria, DE BPC – Benefício de Prestação Continuada - Auditoria CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente da Assistência Social - Auditoria Vigilância Social- Auditoria CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Demanda Externa

Produtos Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS 1.Relatório de Avaliação da Execução de Programa de Governo – AEPG - relatório publicado no endereço 2.Foram fiscalizados 143 Conselhos/Municípios (consolidação dos 36º, 37º e 38º sorteios) 3.Principais Achados: Não disponibilização de infraestrutura para funcionamento do CMAS; CMAS não acompanha a execução orçamentária/financeira dos recursos da Assistência Social; CMAS não fiscaliza a execução dos programas e serviços socioassistenciais. OBS. Foram elaboradas recomendações com providências em andamento e monitoramento pela CGU.

Produtos Centro de Referência da Assistência Social – CRAS AEPG realizado nos anos de 2013 e 2014 (Publicação do RAV em andamento). Direcionado à fiscalização em grandes municípios. Avaliação nas seguintes abordagens: 1. Uso do recurso público federal repassado aos municípios para manutenção do CRAS e funcionamento do PAIF. Critérios de avaliação – Portarias MDS que definiram finalidades do piso de repasse fundo a fundo; 2. Estrutura e funcionamento do CRAS nos municípios. Critérios de avaliação - Padrão estabelecido em normativos do SUAS (Resoluções CIT – Instância Deliberativa do sistema) dentro de dimensões de estrutura física, recursos humanos, horário de funcionamento e atividades realizadas. 3. Mecanismos de acompanhamento e apoio previsto na gestão SUAS, destinado aos municípios com CRAS que não atenderam aos padrões estabelecidos nos normativos do sistema. Critérios de avaliação - Resoluções CIT e NOB SUAS 4. Controles da gestão federal para funcionamento da Ação orçamentária e atingimento dos objetivos e metas previstas no PPA.

Produtos Principais achados da fiscalização do CRAS/PAIF (Sorteio e AEPG):  Desvio de finalidade na aplicação dos recursos do Piso Básico Fixo;  Desrespeito ao limite de 60% para utilização do recurso federal no pagamento de profissionais da Assistência Social;  Descentralização administrativa dos recursos humanos e das unidades de CRAS;  Não atendimento aos padrões de funcionamento dos CRAS previstos nos normativos do SUAS;  CRAS não continham a equipe de referência indispensável para o seu funcionamento. Unidades não dotadas de coordenadores com as características exigidos nos normativos do SUAS;  Carga horária de trabalho dos profissionais dos CRAS incompatível com o horário de funcionamento das unidades;  CRAS não oferecem as atividades do PAIF determinadas nos normativos do SUAS;  CRAS não apresentavam os controles necessários para possibilitar o fornecimento de informações para o Registro Mensal de Atendimento do SUAS.

Normas de Referência Uso dos Recursos Federais Normativos de referência para as fiscalizações do uso dos recursos federais 1.Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS – Resolução CNAS nº 33/ Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais – Resolução CNAS nº 109/ Caderno de Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS/ Portaria 625/ Resoluções específicas aprovadas nas pactuações da Comissão Intergestores Tripartite – CIT 6.Outras orientações/normativos oriundas da SNAS

Uso do recurso federal: Alguns achados das fiscalizações USO DO RECURSO DO CRAS – Piso Básico Fixo  Aquisição de fardamento de garis da prefeitura  Doação de urna funerária  Aquisição de cestas básicas  Pagamento de taxas bancárias  Concessão de auxílio/benefícios eventuais: despesas médicas, aluguel, energia elétrica, etc.  Gêneros alimentícios para creches  Aquisição de combustível p/administração  Gastos com manutenção de veículo da Pref Mun  Pagamento de diárias  Adiantamento a servidor da Secretaria p/ participar em evento COEGEMAS

Controladoria Regional da União no Estado do Ceará Rua Barão de Aracati, º andar – Fortaleza-CE Tel.: (85) – Roberto Vieira Medeiros Chefe da CGU-Regional/CE Obrigado pela atenção!!!