2º Ten. QEOPM Gisleia 40 h/a.  16º BPM, 17º BPM (Campo Largo), 1º BPM, Coordenação Estadual do Proerd, 8ª CIPM  - Áreas operacionais e administrativas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITO PENAL I.
Advertisements

Direito Penal I Elizon Medrado.
DIREITO PENAL I.
EXCLUDENTES DE ILICITUDE
TEMA 10 INFORMÁTICA JURÍDICA E DIREITO DA INFORMÁTICA
A INCONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor à luz da Lei 11
DIREITO PÚBLICO ,RUGGIERO e MAROI (1955, v. 1, p. 16) definem direito público como “o complexo de normas que regulam a organização e a atividade de caráter.
TENDÊNCIAS NO USO DA FORÇA POLICIAL NO BRASIL
O PODER DE POLÍCIA MUNICIPAL E SUA FISCALIZAÇÃO
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO TEMA 01: O QUE É DIREITO PENAL?
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
CÓDIGO PENAL PARTE ESPECIAL
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
DIREITO PENAL PARTE GERAL I
TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL Veronice Alves Ribeiro
1. DIREITO PENAL 2. DIREITO PENAL OBJETIVO E DIREITO PENAL SUBJETIVO 3. DIREITO PENAL COMUM E DIREITO PENAL ESPECIAL 4. RELAÇÕES COM AS CIÊNCIAS JURÍDICAS.
Habeas Corpus.
1.3. Princípios fundamentais
Princípio da Legalidade ou da Reserva Legal: Trata-se de uma efetiva limitação do poder de punir do Estado. Pelo princípio da legalidade, a elaboração.
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 04.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
POSITIVO DIREITO NATURAL
Alexandre Penteado Fevereiro de 2005
Psicologia Jurídica e sua interface com o Direito A psicologia Jurídica é uma disciplina que aplica a psicologia ao mundo legal forense. A Psicologia Jurídica.
Profº Carmênio Barroso
LEI FEDERAL Nº /2013 LEI FEDERAL Nº /2013 PAINEL: “Regulamentação da Lei no Estado do Espírito Santo” MARCELO ALTOÉ Secretaria de Estado de.
Aula 1 A – Noções sobre Direito Público e Direito Privado
Profº Carmênio Barroso
PROFESSOR: SANDRO CALDEIRA
Profº Carmênio Barroso
DIREITO PROCESSUAL PENAL
DIREITO PENAL PARTE GERAL I Prof. Robson Galvão 1º SEM/2011.
DIREITO PENAL PARTE GERAL II
DIREITO CRIMINAL AMBIENTAL
Aula 1 – Introdução Professora: Larissa
RESPONSABILIDADE POR DANO AMBIENTAL
Profº Carmênio Barroso
Direito Penal Parte Geral.
TIPICIDADE.
1 ASPECTOS LEGAIS E ATUALIZAÇÕES DA LEGISLAÇÃO QUE AMPARA O EMPREGO DA MARINHA DO BRASIL NA GARANTIA DA LEI E DA ORDEM A PARTIR DE 1988.
DIREITO PENAL PARTE GERAL I
Instituições de Direito Público e Privado – Ramos do Direito Positivo - aula 04 Ainah Angelini.
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ PANORAMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO INICIAL 22/9/2015 Responsável pela apresentação:
Ana Rosa de Brito Medeiros
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
9 – PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL
ARTIGO POR ARTIGO artigoporartigo.esy.es.
Profº Carmênio Barroso
Teoria Geral do Crime AULA Nº 09.
CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE
PODERES ADMINISTRATIVOS Curso de Direito – CEAP Direito Administrativo I Professora Veronice Alves.
CRIME AMBIENTAL LEI 9.605/98. FUNDAMENTO CONSTITUIÇÃO FEDERAL, art. 225, § 3º: – AÇÕES CRIMINOSAS condutas lesivas ao meio ambiente atividades lesivas.
DIREITO PENAL - PARTE GERAL I. VALIDADE DA LEI PENAL NO TEMPO  INTRODUÇÃO  Em regra: a lei penal tem por objeto apenas comportamentos cometidos durante.
A CONSTITUCIONALIDADE DO REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO 8º “B” NOTURNO PROFESSORA: KARINA BOARETTO.
PRINCÍPIOS ÉTICOS APLICÁVEIS ÀS ATIVIDADES EMPRESARIAS
Ficção jurídica? Conveniência de não confusão com pessoas físicas: o Eficiência - melhor coletivamente do que individualmente; o Estabilidade - melhor.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
INVESTIGAÇÃO E PERÍCIA CRIMINAL: Seus elos com os Direitos Humanos e Fundamentais. Gisele Bergonsi Folle Bolsa de Pesquisa Art. 170 Acadêmica da 10ª fase.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Fundamentos da Materialidade dos Delitos, Ciências Sociais Aplicadas Cristine Ferreira Balsini - PUIC Acadêmica do Curso de Direito Universidade do Sul.
PROJETO DE PESQUISA CAPA (POSTERIORMENTE) 1TEMA E PROBLEMA 2 QUESTÕES ORIENTADORAS 3 OBJETIVOS 4 JUSTIFICATIVA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6 PROJETO DE SUMÁRIO.
INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL. Direito Penal Objetivo e Direito Penal Subjetivo O Direito Penal objetivo é o conjunto de normas penais editadas pelo Estado.
PRINCÍPIOS DO DIREITO PENAL
Transcrição da apresentação:

2º Ten. QEOPM Gisleia 40 h/a

 16º BPM, 17º BPM (Campo Largo), 1º BPM, Coordenação Estadual do Proerd, 8ª CIPM  - Áreas operacionais e administrativas da PMPR  - Chefe da ALI 8ª CIPM  - Instrutora em diversos cursos internos e externos  - Participação com a Força Nacional em 2007 nos Jogos Pan e Parapanamericanos  - Participação com a Força Nacional em 2012 na Copa das Confederações em Fortaleza/CE e na Jornada Mundial da Juventude e visita do Papa no Rio de Janeiro  /2008: Instrutora no Curso para policiais militares e civis na Academia de Polícia Civil e Academia de Polícia Militar do Paraná, sobre as diferenças de gênero e a Lei Maria da Penha.  : Instrutora das Disciplinas de Direito Constitucional e Direito Penal para o CFSd do 16º BPM e 1º BPM;  : Instrutora das Disciplinas de Inteligência Policial, Abordagem Sócio-psicológica da Violência e Direito Constitucional no CFSd da 8ª CIPM.

 Aula expositiva do tema, em diálogo com os alunos (que ficarão sabendo do tema da próxima aula e poderão buscar material de apoio)  Discussões acerca de casos concretos – notícias ou decisões judiciais  Pesquisas sobre temas relevantes do direito penal, com aproveitamento nas notas das avaliações finais  Espera-se poder instigar a participação e promover a capacidade do aluno de criar soluções policiais para os casos apresentados  Essa metodologia aposta na capacidade do aluno do CFSd de aplicar a compreensão teórica à prática do direito penal e estimular sua participação no processo de aprendizagem.

 Constituição Federal Anotada – Uadi Lammêgo Bulos  Código Penal Comentado – Celso Delmanto  Direito Penal – Juarez Cirino dos Santos  Código Penal Militar Comentado – Guilherme de Souza Nucci  Pesquisa em Artigos Científicos da Internet

 Questões de estudos de casos, com ênfase na atividade policial militar diária de atendimento de ocorrências, com resoluções dos conflitos e encaminhamentos.  Aproveitamento das notas das pesquisas realizadas pelos alunos

 O que é direito penal?  Qual sua função?  Quando ele poderá ser aplicado?  Do ponto de vista jurídico, o que é crime?  Quais elementos compõem o conceito de crime?  Quem comete um crime?  De que forma alguém pode ser responsabilizado por um fato criminoso? Como ele pode ser praticado?

 Interno: constitucional, processual, administrativo, tributário, penal, eleitoral, etc  Externo: Direito Internacional, tratados e convenções

 Regula as relações entre particulares  Civil e Comercial (empresarial)

 O Direito Penal é o setor do ordenamento jurídico que define crimes, comina penas e prevê medidas de segurança aplicáveis aos autores das condutas incriminadas.  (Juarez Cirino dos Santos)  Objeto: condutas humanas – ações ou omissões  Penas: sanções  Obs.: contrato social

 Centro da Política Penal do Estado para controle da criminalidade  Parte Geral e Parte Especial  Parte Geral – art. 1º ao 120 define os critérios a partir dos quais o direito penal será aplicado: quando o crime existe? Como e quando aplicar a pena?  Parte Especial – art. 121 ao 361 (crimes em espécie) – pena mínima e máxima

 Proteção dos bens jurídicos – valor relevante individual ou para a sociedade  Ex.: vida, integridade física, patrimônio, liberdade sexual  Garantia de vida social aceitável

 Princípio da Legalidade  Art. 1º. Não há crime sem lei anterior que o defina e nem pena sem prévia cominação legal  O CRIME ESTÁ NA LEI

 Proporcionalidade (avaliação)  Isonomia  Subsidiariedade  Culpabilidade – requisitos para ser punido  Lesividade – crimes de bagatela  Humanidade- dignidade da pessoa humana (vedação de penas de morte, perpétuas, de trabalhos forçados, de banimento, e cruéis, conforme prevê o art. 5º, XLVII da CR, respeito à integridade física e moral do preso

 Constitucional  Civil  Empresarial  Tributário  Eleitoral

 Direito Penal Militar – trazer código penal militar  Teoria Geral do Crime

 O que é “cifra negra” ou “cifra oculta” da criminalidade  O que é Direito Penal do Inimigo