QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Prof. Esp. Leonardo C. Almeida.

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Transcrição da apresentação:

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Prof. Esp. Leonardo C. Almeida

Os Processos de Gestão de Pessoas

O que veremos... Qualidade de vida no trabalho (QVT) Programa de higiene no trabalho Segurança do trabalho Higiene do trabalho

Conceito QVT Preocupação com o bem estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas. Louis Davis Aspectos envolvidos: Físicos Ambientais Psicológicos Comportamentais

QVT Grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais através do seu trabalho. Fatores: 1.A satisfação com o trabalho executado 2.As possibilidades de futuro na organização 3.O reconhecimento pelos resultados alcançados 4.O salário percebido 5.Os benefícios auferidos 6.O relacionamento humano dentro do grupo e da organização

7. O ambiente psicológico e físico no trabalho 8. A liberdade e responsabilidade de decidir 9. As possibilidades de participar. QVT

Para Nadler e Lawler, a QVT está fundamentada em quatro aspectos: 1. Participação dos funcionários nas decisões. 2. Reestruturação do trabalho através do enriquecimento de tarefas e de grupos autônomos de trabalho. 3. Inovação no sistema de recompensas para influenciar o clima organizacional. 4. Melhoria no ambiente de trabalho quanto a condições físicas e psicológicas, horário de trabalho, etc. Na medida em que esses quatro aspectos são incrementados haverá uma melhoria na QVT. Para Nadler e Lawler, a QVT está fundamentada em quatro aspectos: 1. Participação dos funcionários nas decisões. 2. Reestruturação do trabalho através do enriquecimento de tarefas e de grupos autônomos de trabalho. 3. Inovação no sistema de recompensas para influenciar o clima organizacional. 4. Melhoria no ambiente de trabalho quanto a condições físicas e psicológicas, horário de trabalho, etc. Na medida em que esses quatro aspectos são incrementados haverá uma melhoria na QVT. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)

15.4. Modelo de QVT de Walton

Avaliação Crítica: Qualidade de Vida Muitos programas de bem-estar são baratos, como o fornecimento de informação sobre as calorias do cardápio diário do refeitório e o nível de calorias exigido pelo organismo humano. É também o caso de fornecer informação sobre clínicas de redução de peso, de exercícios físicos, de dietas alimentares etc. Outros programas são mais caros, como as salas de fitness centers da IBM. O programa de bem-estar da Xerox inclui fitness center, instrutores de exercícios físicos, educação sobre tabagismo, abuso de substâncias químicas, controle de peso e da alimentação, além de instalações de ginástica, piscinas e trilhas de corrida. Essas organizações extrapolam e ultrapassam o simples local de trabalho e passam a oferecer algo mais para seus funcionários. Aliás, a função social da organização reside nisso: colaborar para o desenvolvimento das pessoas e da comunidade de maneira responsável, pois de nada adianta ser uma ilha de prosperidade no meio de um oceano de pobreza.

A higiene do trabalho pretende garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro.  Higiene do Trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.  Higiene do Trabalho está relacionada com a busca de condições de trabalho saudáveis e higiênicas. Conceitos de Higiene do Trabalho. Higiene do trabalho

Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com: 1. Ambiente físico de trabalho: envolvendo:  Iluminação: luminosidade adequada a cada tipo de atividade.  Ventilação: remoção de gases, fumaça e odores desagradáveis, bem como afastamento de possíveis fumantes ou utilização de máscaras.  Temperatura: manutenção de níveis adequados de temperatura.  Ruídos: remoção de ruídos ou utilização de protetores auriculares. 2. Ambiente psicológico de trabalho: envolvendo:  Relacionamentos humanos agradáveis.  Tipo de atividade agradável e motivadora.  Estilo de gerência democrático e participativo.  Eliminação de possíveis fontes de estresse. 3. Aplicação de princípios de ergonomia: envolvendo:  Máquinas e equipamentos adequados às características humanas.  Mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas.  Ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano. 4. Saúde ocupacional: envolvendo aspectos que veremos a seguir. Programa de Higiene do Trabalho

Avaliação Crítica: Problemas de saúde nas organizações. Os principais problemas de saúde estão relacionados com: 1.Alcoolismo e dependência química de drogas, medicamentos, fumo, etc. 2.Aids: é a síndrome de deficiência imunológica adquirida que ataca o sistema que protege o organismo de doenças. 3. Estresse no trabalho. 4.Exposição a produtos químicos perigosos, como ácidos. 5.Exposição a condições ambientais frias, quentes, secas, úmidas, contaminadas, barulhentas, pouco iluminadas, etc. 6.Hábitos alimentares inadequados: obesidade ou perda de peso. 7.Vida sedentária, sem contatos sociais e sem exercícios físicos. 8.Auto-medicação sem cuidados médicos adequados.

DICAS: Sugestões para tornar saudável o ambiente de trabalho 1.Assegurar que as pessoas respirem ar fresco. 2.Evitar materiais suspeitos que emitam odores ou toxinas. 3.Proporcionar um ambiente livre de fumaça. 4.Adotar dutos limpos e secos. 5.Prestar atenção às queixas das pessoas. 6.Proporcionar equipamentos adequados. 1.Assegurar que as pessoas respirem ar fresco. 2.Evitar materiais suspeitos que emitam odores ou toxinas. 3.Proporcionar um ambiente livre de fumaça. 4.Adotar dutos limpos e secos. 5.Prestar atenção às queixas das pessoas. 6.Proporcionar equipamentos adequados.

 Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas. * Segurança do trabalho está relacionada com condições de trabalho seguras e saudáveis para as pessoas.  Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas. * Segurança do trabalho está relacionada com condições de trabalho seguras e saudáveis para as pessoas. Conceitos de Segurança do Trabalho. Segurança do trabalho

15.2. Classificação dos acidentes de trabalho

Nº de acidentes com afastamento x CF = Nº de homens/horas trabalhadas Nº de acidentes com afastamento x CF = Nº de homens/horas trabalhadas Estatísticas de Acidentes

Estudo da Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes mostra que: Os maiores CF’s são encontrados em: · Construção civil (76,88) · Extração de minerais (57,02) · Indústria extrativa vegetal (56,89) · Metalurgia (56,46). Os menores CF’s são encontrados em: Indústria de perfumaria, sabões e velas (11,59) · Indústria de material elétrico e de comunicações (19,83) · Serviços de produção e distribuição de energia elétrica (20,93) · Material de transporte (25,33). Coeficientes de freqüência

Itens de um programa de Higiene e Segurança 1.Envolva a administração e empregados no desenvolvimento de plano de higiene e segurança. 2.Reúna o apoio necessário para implementar o plano. 3.Determine os requisitos de higiene e segurança para cada local. 4.Avalie os riscos existentes no local de trabalho. 5.Corrija as condições de risco existentes. 6.Treine os empregados em técnicas de higiene e segurança. 7.Desenvolva a preocupação de tornar o trabalho isento de riscos. 8.Melhore continuamente o programa de higiene e segurança.

Medidas preventivas A prevenção de acidentes inclui as seguintes medidas: 1.Educação. 2.Treinamento em habilidades. 3.Engenharia. 4.Mapeamento de riscos. 5.Proteção. 6.Regras de reforço. A prevenção de acidentes inclui as seguintes medidas: 1.Educação. 2.Treinamento em habilidades. 3.Engenharia. 4.Mapeamento de riscos. 5.Proteção. 6.Regras de reforço.

LIDERANÇA Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos. Liderança: o chefe deve delegar competência É imprescindível para quem deseja ser ou ter um verdadeiro líder participativo e democrático na empresa moderna. É preciso saber delegar É preciso ter condições técnicas e emocionais para assumir essa responsabilidade. Líder é aquele que consegue cooperação da organização que dirige, sabendo respeitar a figura humana, procurando entender as pessoas.

LIDERANÇA Provocam mudanças no comportamento das pessoas e grupos. Influência interpessoal  Poder Capacidade de influência  Autoridade Poder legítimo (cargo)

LIDERANÇA Líder  assistência e orientação para alcance dos objetivos Processo de redução da incerteza de um Grupo Relação funcional entre líder e subordinados Satisfação das necessidades

ESTILOS DE LIDERANÇA

LIDERANÇA O chefe conduz as pessoas, o líder aconselha O chefe inspira medo, o líder, entusiasmo O chefe diz "eu", o líder, "nós" O chefe se preocupa com coisas, o líder, com pessoas O chefe colhe os lucros, o líder os distribui O chefe enxerga o hoje, o líder contempla o amanhã