As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
Advertisements

Educação Ambiental – Mata ciliar
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
Atividades do campo.
As Florestas e a sua preservação.
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Mico-Leão-Dourado Mico-Leão-Dourado Características: 1. Tem o corpo coberto por pelos; 2. É onívoro; 3. Vive na Mata Atlântica; 4. Vive por 15 anos.
SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO NO ESTADO DO PARÁ.
Sistemas Tecnológicos Sustentáveis e Certificação Ambiental : a agropecuária Amazônica do futuro Paulo Choji Kitamura
GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.
O Brasil rural. Estrutura fundiária Estrutura que persiste desde o período colonial com as plantations de cana-de-açucar. Plantation: Latifúndios, mão.
Biol. Simone Neiva Rodella Diretora da Divisão de Meio Ambiente Saev Ambiental Biol. Tatiane Gisele Alves Ch. Setor de Diagnósticos.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
Espaço Agrário 2º EM – 2015 Jeferson. ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO ● Até a década de 30 o Brasil era um país exclusivamente agrário-exportador (cana-de-
AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA. Douro Alentejo.
Do campo para a cidade Migração: mudança de um lugar para outro dentro do próprio país.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
Ciências Ciclo da água. Quando bebemos um copo de água, não imaginamos que já foi utilizada milhares de vezes, pois a quantidade de água na Terra é sempre.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
O ser humano natureza ou cultura?
Prof. Dr. Ignacio Pablo Traversa Tejero Eng.º Agrônomo Semestre 4 Créditos Conservação e Manejo de ecossistemas.
Meio Ambiente.  Poluição da água;  Poluição do ar;  Poluição do solo;  Poluição luminosa;  Poluição Sonora.
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
Professor : Nailton Rodrigues de Castro Disciplina : Prática de Convivência com o Semiárido.
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
Direito e Mudanças Climáticas Desmatamento na Amazônia Brasileira André Lima Advogado – Assessor de Políticas Públicas Programa de.
CONTROLO DE PRAGAS.
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO O CAMINHO DAS ÁGUAS.
Água Nitrogênio Fósforo Carbono CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins.
Professor: Carlos William Disciplina: Gestão Ambiental Acadêmicos : Amélia Fernanda Jefferson Rodrigo Bertolino João Paulo Alves de Lisbôa Julianna Karine.
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Os impactos ambientais e os problemas sociais Dionelma da Conceição Silva Sousa Santarém – Pará Março 2016.
ÁREA DE MEIO AMBIENTE SANTA CRUZ NOVOS RUMOS. - PRESERVAR E PROTEGER OS RECURSOS HÍDRICOS E NATURAIS DO MUNICÍPIO - MONITORAR E FISCALIZAR O MEIO AMBIENTE.
Avaliação da exposição aos agrotóxicos e uso de equipamento de proteção individual (EPI) em servidores da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp –
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
A desflorestação Escola Secundária Dr. Augusto da Silva Ferreira Ano lectivo 2008/2009 Disciplina: Geografia Docente: Zilda Vasconcelos.
TERRA: PLANETA ÁGUA A água (H2O) é uma substância inorgânica essencial à vida e uma das mais abundantes no nosso planeta. Estima-se que mais de 70% da.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
IEA - USP 9 de novembro de 2006 Roberto Rodrigues AGROENERGIA: Cana e Alimentos.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Plano ABC Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas visando à Consolidação de.
O Ciclo do Carbono. O Carbono é um elemento químico presente em todos os organismos. Também está presente dissolvido na água do mar e na atmosfera. Faz.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
Análise exploratória da relação entre perfil socioeconômico das áreas rurais de Santarém - PA com o desmatamento Trabalho final para disciplina: SER-457.
Alinhada aos Indicadores Estratégicos do hospital, a TI Verde HNSG está preocupada com a sustentabilidade e eficiência energética com projetos de Virtualização.
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
Petróleo Profª Beatriz Derisso.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
PSA – AUDIÊNCIA PÚBLICA Senado Federal Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Audiência Pública Pagamentos por Serviços.
SUBDESENVOLVIMENTO. Problemas sociais: Baixos índices de qualidade de vida, de consumo. Elevadas taxas de miséria e mortalidade infantil. Concentração.
1 Margem Alunos curso Técnico de Enfermagem Nilviane; Ana Jéssic; Fernanda; Jéssica; Raquel; Maria de Lourdes; Natália. A importância F iltro do S olar.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
<cabeçalho> <data/hora> <rodapé>
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA MANEJO SUSTENTAVEL NA VITICULTURA PEDRO POHLMANN GIRIBONI VITICULTURA DE QUALIDADE DOCENTE: DR. NORTON SAMPAIO MARÇO DE 2016.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
REGIÃO NORTE.
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
AQUECIMENTO GLOBAL, AGROCOMBUSTÍVEIS E ALIMENTAÇÃO Donald Sawyer CDS-UnB e ISPN 12 de setembro de 2007.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
ECOLOGIA Scheilla Bastos.
Trabalho de Geografia (Reconhecimento de paisagens geográficas, urbanas e rurais)
Transcrição da apresentação:

As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias; *trazem dinheiro ao nosso país.

Porém, o campo também tem os seus problemas...

PROBLEMAS DO CAMPO 1- AMBIENTAIS: * POLUIÇÃO QUÍMICA (combate às pragas) * DESMATAMENTO * EROSÃO 2- SOCIAIS TRABALHO ESCRAVO TRABALHO INFANTIL TRABALHADORES SEM TERRA

Problema ambiental: * POLUIÇÃO QUÍMICA (combate às pragas)

Pragas agrícolas são: insetos, fungos ou outras plantas que invadem as plantações, prejudicando-as e até acabando com elas.

Defensivos agrícolas ou agrotóxico: São muito importantes, pois, ao combater as pragas, garantem a boa produção.

Se usados de maneira errada ou em excesso, tornam-se tóxicos, isto é, fazem mal às pessoas que comem os alimentos em que esses produtos foram usados. Além disso, quando chove, a enxurrada leva os agrotóxicos para os rios, córregos e lagos, poluindo a água que será usada pela população e pelos animais

Controle biológico: não usa produtos químicos Insetos predadores se alimentam de outros insetos que são considerados pragas para as plantações.

Problema ambiental *DESMATAMENTO

Os motivos do desmatamento: 1- Transformar aquela área em plantação ou pasto.

2- Retirada de madeira para usá-la como matéria-prima.

3- Para produzir carvão vegetal.

Consequência do desmatamento 1- Desaparecimento de muitas espécies animais e vegetais

2- A erosão: desgaste do solo sem vegetação, causado pela ação do sol, da chuva e do vento.

3- Abandono da terra improdutiva Com o solo empobrecido, os produtores abandonam essas áreas e saem em busca de novas áreas de floresta.

PROBLEMAS SOCIAIS Trabalho escravo Trabalhadores sem-terra Trabalho infantil

MAUS – TRATOS AOS TRABALHADORES RURAIS

TRABALHADORES SEM-TERRA

TRABALHO INFANTIL