1 UMA VISÃO DE FUTURO. 2 OBJETIVOS Objetivo Geral: DESENVOLVER UMA VISÃO DE FUTURO ( DEZ ANOS ) CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO 2013 - 2017 Objetivos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
Apresentação do Projeto
Reconhecida como a mais sólida empresa de representação do Brasil, o Grupo Pereira de Souza vem ampliando sua rede de relacionamento com o mercado publicitário.
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do CEPA
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Planejamento Estratégico do PGQP
COMITÊS 2011 / 2012
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Talentos para Inovação
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Novos modelos de negócios
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
41 o Seminário de Aciaria – Internacional AMAN – Resende, 23-26/05/2010 Américo Bernardes Centro de Capacitação - Inmetro Formação.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
1ª Reunião de Diretoria 17 de maio de A Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio grande do Sul - Federasul - é uma entidade de.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
TECNOSAUDE Edital 01/03 Categoria 1 Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica Agosto/2003.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Empresa Junior.
Abracom.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO e NIVELAMENTO - FEDERAÇÃO/SENAR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
TÉCNICO I – REDE EXTERNA
Programa Soluções Tecnológicas
Em andamento..... SUPORTE & MANUTENÇÃO MERCADO E CLIENTES CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA CAMADA DE ENTREGA OUTSOURCING CAMADA DE.
Universidade Corporativa Procenge
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
O GRUPO INTERATIVE nasceu a partir das necessidades levantadas junto aos nossos clientes em satisfazer as demandas de Comunicação Mercadológica, Recursos.
Representar, organizar, defender, promover o desenvolvimento social, político, econômico e jurídico da Categoria, além de colaborar com o Estado como órgão.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Diagnóstico das Instituições ligadas ao governo do Estado do Rio Grande do Sul na área de C.I.& D.T. Câmara Temática Ciência, Inovação e Desenvolvimento.
9º Encontro de Secretários Executivos CASE SIMEC.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Diagnóstico Setorial Indústria Panificação e Confeitaria Novembro 2011 Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Associativo Gerência de Pesquisas e Estatística.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Política de Turismo no Brasil: macroprogramas em andamento.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Transcrição da apresentação:

1 UMA VISÃO DE FUTURO

2 OBJETIVOS Objetivo Geral: DESENVOLVER UMA VISÃO DE FUTURO ( DEZ ANOS ) CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO Objetivos Específicos 1.Construir a visão de futuro do setor ( das padarias ) 2.Ampliar a visão e contexto das entidades de panificação 3.Ampliar a visão e contexto da ABIP 4.Definir os objetivos estratégicos; 5.Construir um plano de ação Integrado; 6.Estabelecer indicadores de acompanhamento. Objetivo Geral: DESENVOLVER UMA VISÃO DE FUTURO ( DEZ ANOS ) CONSTRUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICO Objetivos Específicos 1.Construir a visão de futuro do setor ( das padarias ) 2.Ampliar a visão e contexto das entidades de panificação 3.Ampliar a visão e contexto da ABIP 4.Definir os objetivos estratégicos; 5.Construir um plano de ação Integrado; 6.Estabelecer indicadores de acompanhamento.

3 CONSTRUINDO A VISÃO DE FUTURO COMO SERÃO AS PADARIAS EM 10 ANOS ? COMO SERÃO AS PADARIAS EM 10 ANOS ? Produtos Produtos Processos Processos Gestão Gestão Inovações Inovações Máquinas e equipamentos Máquinas e equipamentos Mercado Mercado

4 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria ENTIDADES DE PANIFICAÇÃO Visão de futuro, 10 anos

5 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria Visão de futuro, 10 anos 2023 O mercado tende a ter quatro tipos de padarias em 10 anos; 1ª ) as padarias gourmet, caracterizadas por padarias com mais de 300 m² de loja, Casas mais completas. 2ª) padarias espaço entre 100m² \ 300m² de loja, com fornecimento de pães vindo de central de congelamento.

6 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria Visão de futuro, 10 anos 2023 O mercado tende a ter quatro tipos de padarias em 10 anos; 3ª ) Surgimento de padarias com espaço a baixo de 100 m² ( 30m² ), vendendo grande leque de pães, todos esses congelados e pré-assados e finalizados nas padarias. Rede de padarias comércio. 4ª ) surgimento de padarias boulangerie ou boutique de pão ( pequenos negócios ), pequenas lojas, serão produzidos pães especiais e fermentação natural, para público diferenciado.

7 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria Visão de futuro, 10 anos 2023 Primeira revolução; profissionalização da gestão; Segunda revolução do setor de panificação ; criação de centenas de fábricas de pães e confeitaria ( central de produção com produtos congeladas ); Grandes indústrias fornecedora de matéria prima, passam a vender para as padarias pães e confeitaria, pães congelados e pré-assados congelados e também massa congelada.

8 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria Visão de futuro, 10 anos 2023 Tendência a foods service continua dentro da padaria; MELHORIA DE QUALIDADE DO PÃO BRASILEIRO E AMPLIAÇÃO DO MIX ; Pães com fermentação longa e uso de massa madre; Fabricação do pão francês nas padarias permanece até a tecnologia do frio dar resposta de qualidade a ele; Consumidor exige novos tipos de pães, para dieta, sem glúten, com fibras e funcionais e novos hábitos surgirão;

9 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria Visão de futuro, 10 anos 2023 Padarias começam a utilizar da tecnologia da informática, rede sociais e acesso ao mercado pela net; Segunda e terceira geração das padarias mais profissional e ágil, com orgulho do negócio padaria; Padeiros e confeiteiro valorizados no mercado de trabalho e com formação \ profissionalização consistente. Maior controle da Receita Federal quanto a faturamento e impostos. Independente do setor.

10 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria ENTIDADES DE PANIFICAÇÃO O que precisa ser trabalhado

11 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria 1.RENTABILIADADE DO SETOR 1.1- Central de produção; 1.2- Tecnologia do frio; 1.3- Centrais de compras ; 1.4- Compras e vendas pelos meios eletrônicos; 1.5- Equipamentos: automatização e semi-automatização

12 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria 2. QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO 2.1- Estruturação do Propan como veículo de apoio e capacitação, a profissionalização da gestão das empresas e entidades; 2.2 – Ampliação do conhecimento sobre gestão de pessoas; 2.3- Informatização das padarias; 2.4- Trabalhar a sucessão nas padarias; 2.5- Desenvolver atrativos para o trabalhador jovem;

13 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria 3. AMPLIAÇÃO DO MIX E MELHORIA DA QUALIDADE DOS PRODUTOS 3.1- Melhoria de Qualidade do Pão no Brasil; 3.2 -Pré mistura para pães com dietas especiais; 3.3- Escola de alta performance para formação de padeiros e confeiteiros ; 3.4- Capacitação e Qualificação da mão de obra: indústria e comércio; 3.5- Capacitação dos colaboradores via SENAI; 3.6- Desenvolver linha de pães brasileiros típicos.

14 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria 4. TRABALHAR IMAGEM DO SETOR 4.1- Reconhecimento, consolidação e fortalecimento da marca padaria; 4.2- Valorização da profissão de padeiro e confeiteiro 4.3- Ampliar o apoio das entidades a mais de 50% das padarias formais no país; 4.4- Interação das entidades e padarias de todo país, fortalecer a rede de panificação no País;

15 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria 5. REDUÇÃO DE CUSTO 5.1 – Desenvolver metodologia para levantar custos e trabalhar a redução de custo na padaria; 5.2 –Desenvolver metodologia de planejamento tributário viabilizando o negócio padaria. ( rentabilidade sem passivo oculto ) 5.3- Trabalhar junto ao governo diferenciação no tratamento das MPEs; 6. AMPLIAÇÃO DO MERCADO 6.1- Pesquisa de tendência de mercado e consumo; 6.2- Diversificação dos produtos panificados atendendo novos hábitos de consumo; 6.3- Hábitos de consumo, desenvolver facilidade de acesso; 6.4- Desenvolver campanha para aumento do consumo do pão;

16 AMPLIAÇÃO MIX DE PRODUTOS COM MELHORIA DE QUALIDADE Criar a linha de pães BRASILEIROS ABIP e as entidades de panificação criarem linha de pães por estado. ABIP incentivar e divulgar para todo país e exterior. Ações da ABIP Ações da Entidade Ações da ABIP

17 O que precisa evoluir nas ENTIDADES ? Quais os cinco pontos principais, para assegurar a alavancagem dos focos de melhoria do setor de panificação ?

18 ENTIDADES DE PANIFICAÇÃO

19 Visão de futuro, 10 anos 2023 Outro nivel de consciência dos presidentes. A entidade é para servir a sua categoria, não a si mesmo. Os dirigentes das entidades focarem o bem coletivo. Auto-sustentabilidade baseada na prestação de serviços as padarias. Levantamento oficial do número de padarias na sua base territorial com dados atualizados do mercado. ENTIDADES DE PANIFICAÇÃO

20 Visão de futuro, 10 anos 2023 Curso Nacional e Regional para formação e qualificação de padeiros e confeiteiros. Entidade focar a melhoria da qualidade do pão e produtos panificados Preparação e renovação da lideranças para fortalecimento das entidades. Maior interação entre entidades e panificadores. ENTIDADES DE PANIFICAÇÃO

21 Visão de futuro, 10 anos 2023 Choque e discrepância entre a necessidade do setor de panificação e o suporte que as entidades dão para as padarias. Melhor preparo dos lideres para assumir a presidência das entidades, evitando entidade focada em si mesmo e não no setor. Renovação - Abordagens sobre sucessão familiar ENTIDADES DE PANIFICAÇÃO

22 Visão de futuro, 10 anos 2023 Nível de profissionalização das entidades de panificação ; Maior domínio sobre informatização de padarias; Busca de modernização, inovação, auto-sustentabilidade baseada em novas prestações de serviços as padarias As discussões dentro das entidades ampliarão em torno das centrais de produção e tecnologia do frio ENTIDADES DE PANIFICAÇÃO

23 Visão de futuro, 10 anos 2023 Potencial de mercado e serviços ; 1- Estruturação de centrais de compras, como prestação de serviços; 2- Estruturação de centrais de produção \ congelamento; vendendo produtos as padarias. ENTIDADES DE PANIFICAÇÃO

24

25 O que precisa evoluir na ABIP ? Quais os cinco pontos principais, para assegurar a alavancagem dos focos de melhoria nas ENTIDADES e no setor de panificação ?

26 Visão de futuro, 10 anos 2023 Novo salto de profissionalização, com estrutura ampliada e corpo gerencial maior com equipe distribuída por área de atuação; Setor comercial profissionalizado; Contratos fechados trarão recursos para as entidades filiadas, também; Setor de Marketing terceirizado;

27 Visão de futuro, 10 anos 2023 Maior domínio de rede sociais e site; Área política - Atuação mais pontual e profissional em torno dos acompanhamentos de projetos de leis e demandas juntos aos órgão públicos, câmara dos deputados,senado, e ministérios; Centrais de produção e fabricas de pães congelados filiando a ABIP;

28 Visão de futuro, 10 anos 2023 Ampliação de parcerias internacional com escolas de formação profissional ; Maior atuação e suporte as entidades quanto as questões tributárias e jurídicas que tanto afetam o setor. Congrepan passa a ser organizado pela ABIP e empresa terceirizada, com suporte da entidade anfitriã;

29 Visão de futuro, 10 anos 2023 PROPAN desenvolverá projetos de profissionalização das entidades de panificação; e passará a contratar escolas de formação profissional e chefs padeiros e confeiteiros que possam focar o desenvolvimento dos profissionais padeiros e confeiteiros nas padarias ( treinamento e consultoria na área de produção ) ;

30 Desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria ENTIDADES DE PANIFICAÇÃO

PRESIDENCIA DIRETORIA PLENA DIRETORIA EXECUTIVA DIRETOR EXECUTIVO VICE- PRESIDENTES REGIONAIS Financeiro NÚCLEO Política \ Jurídica Suporte as Entidades Fortalecimento Técnico \ Inovação PROPAN Instituto Brasileiro Eventos Comissões Técnicas Comunicação Operação dos Escritórios Comercial Estão aqui representadas as principais MACRO ações que hoje a ABIP já realiza e ou, precisará melhor se estruturar para realizar

PRESIDENTE DIRETORIA DE EVENTOS DIRETORIA DE RELAÇÕES COM O MERCADO DIRETORIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA DIRETORIA PLENA COMUNICAÇÃO COM O MERCADO ASSUNTOS PARLAMENTARES E JURÍDICOS DIREX RELAÇÕES COMERCIAIS E INTERNACIONAIS CONGRESSOS CONVENÇÕES E SEMINÁRIOS DIRETORIA TÉCNICA EDUCACIONAL PROJETO PROPAN E CONVÊNIOS GESTÃO FINANCEIRA

PRESIDENTE DIRETORIA DE EVENTOS DIRETORIA DE RELAÇÕES COM O MERCADO DIRETORIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA DIRETORIA PLENA COMUNICAÇÃO COM O MERCADO ASSUNTOS PARLAMENTARES E JURÍDICOS DIREX RELAÇÕES COMERCIAIS E INTERNACIONAIS CONGRESSOS CONVENÇÕES E SEMINÁRIOS DIRETORIA TÉCNICA EDUCACIONAL PROJETO PROPAN E CONVÊNIOS GESTÃO FINANCEIRA

MINISTÉRIOS SENADO CONGRESSO CNI SEBRAE SENAI IEL EMBAIXADAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS SUPORTE JURÍDICO TRIBUTÁRIO CONTRATOS DIRETORIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA OPERACIONAL ESCRITÓRIO DE BRASILIA SUPORTE A DIRETORIA COMUNICADOS INTERNOS GESTÃO DE ARQUIVOS CORRESPONDENCIAS RECEPTIVO EM BRASILIA

PRESIDENTE DIRETORIA DE EVENTOS DIRETORIA DE RELAÇÕES COM O MERCADO DIRETORIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA DIRETORIA PLENA COMUNICAÇÃO COM O MERCADO ASSUNTOS PARLAMENTARES E JURÍDICOS DIREX RELAÇÕES COMERCIAIS E INTERNACIONAIS CONGRESSOS CONVENÇÕES E SEMINÁRIOS DIRETORIA TÉCNICA EDUCACIONAL PROJETO PROPAN E CONVÊNIOS GESTÃO FINANCEIRA

PROJETOS INTERNACIONAIS COMERCIAL COMUNICAÇÃO COM O MERCADO DIRETORIA DE RELAÇÕES COM O MERCADO ASSESSORIA DE IMPRENSA SITE PARCERIA COMERCIAL INTERNACIONAL VENDA DE PROJETOS DE PATROCINIOS

PRESIDENTE DIRETORIA DE EVENTOS DIRETORIA DE RELAÇÕES COM O MERCADO DIRETORIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA DIRETORIA PLENA COMUNICAÇÃO COM O MERCADO ASSUNTOS PARLAMENTARES E JURÍDICOS DIREX RELAÇÕES COMERCIAIS E INTERNACIONAIS CONGRESSOS CONVENÇÕES E SEMINÁRIOS DIRETORIA TÉCNICA EDUCACIONAL PROJETO PROPAN E CONVÊNIOS GESTÃO FINANCEIRA

RELAÇÕES COM PRESTADORES DE SERVIÇOS E PARCEIROS NA ÁREA EDUCACIONAL PROJETOS EDUCACIONAIS INSTITUTO PROPAN AÇÕES VISANDO A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA ITPC SEBRAE CENTRO EUROPEU ESCOLA FRANCESA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DESENVOLVIMENTO DE PROJETO TECNICO EDUCACIONAL DIRETORIA TECNICA EDUCACIONAL

PRESIDENTE DIRETORIA DE EVENTOS DIRETORIA DE RELAÇÕES COM O MERCADO DIRETORIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA DIRETORIA PLENA COMUNICAÇÃO COM O MERCADO ASSUNTOS PARLAMENTARES E JURÍDICOS DIREX RELAÇÕES COMERCIAIS E INTERNACIONAIS CONGRESSOS CONVENÇÕES E SEMINÁRIOS DIRETORIA TÉCNICA EDUCACIONAL PROJETO PROPAN E CONVÊNIOS GESTÃO FINANCEIRA

SUPORTE A OUTROS EVENTOS DA ABIP ORGANIZAÇÃO DA CONVENÇÃO E REUNIÕES DA ABIP ORGANIZAÇÃO DO CONGREPAN SEMINÁRIOS DIRETORIA DE EVENTOS CURSOS E OUTROS

PRESIDENTE DIRETORIA DE EVENTOS DIRETORIA DE RELAÇÕES COM O MERCADO DIRETORIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA DIRETORIA PLENA COMUNICAÇÃO COM O MERCADO ASSUNTOS PARLAMENTARES E JURÍDICOS DIREX RELAÇÕES COMERCIAIS E INTERNACIONAIS CONGRESSOS CONVENÇÕES E SEMINÁRIOS DIRETORIA TÉCNICA EDUCACIONAL PROJETO PROPAN E CONVÊNIOS GESTÃO FINANCEIRA

PRESIDENTE DIRETORIA DE EVENTOS DIRETORIA DE RELAÇÕES COM O MERCADO DIRETORIA ADMINISTRATIVA JURÍDICA DIRETORIA EXECUTIVA DIRETORIA PLENA COMUNICAÇÃO COM O MERCADO Assuntos Parlamentares e JURÍDICOS DIREX RELAÇÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS CONGRESSOS CONVENÇÕES E SEMINÁRIOS DIRETORIA TÉCNICA EDUCACIONAL PROJETO PROPAN E CONVÊNIOS GESTÃO FINANCEIRA

DIRETORIA EXECUTIVA SUPORTE À DIRETORIA DE EVENTOS SUPORTE À DIRETORIA DE RELAÇÕES COM O MERCADO SUPORTE À DIRETORIA FINANCEIRA JURIDICA SUPORTE À DIRETORIA TECNICA EDUCACIONAL SUPORTE À PRESIDENCIA

44 UMA VISÃO DE FUTURO