2007 R E C O N S T R U Ç Ã O R E C O N S T R U Ç Ã O Projeto Político Pedagógico
U MA A BORDAGEM C OLETIVA
Pensar o Projeto Político Pedagógico de uma escola é pensar a escola no seu conjunto e sua função social. Quando a reflexão for feita de forma participativa o Projeto tende a ser consistente e possível. Pensar o Projeto Político Pedagógico de uma escola é pensar a escola no seu conjunto e sua função social. Quando a reflexão for feita de forma participativa o Projeto tende a ser consistente e possível.
A educação como produção de sentidos: Formar cidadãos éticos, sensíveis aos processos sociais e capacitados cientificamente. P ARA Q UE E DUCAMOS ?
Esperança, comprometimento e participação.
D ESAFIOS P ARA O P ROJETO Compreender a Instituição em sua diversidade e saber trabalhar nessa condição Reconhecer a história como produtora de subjetividades, compreendendo o contexto institucional Compreender a Instituição em sua diversidade e saber trabalhar nessa condição Reconhecer a história como produtora de subjetividades, compreendendo o contexto institucional
A comunidade é referencial e interlocutora... Baliza o fazer pedagógico. A comunidade é referencial e interlocutora... Baliza o fazer pedagógico.
Definir os valores e a utopia e, ao mesmo tempo, orientar as metas na dimensão do tempo e das possibilidades; Acompanhar a transição em que vive o país, num esforço de passar de um ensino de elite para uma proposta que universaliza as oportunidades; Definir os valores e a utopia e, ao mesmo tempo, orientar as metas na dimensão do tempo e das possibilidades; Acompanhar a transição em que vive o país, num esforço de passar de um ensino de elite para uma proposta que universaliza as oportunidades; D ESAFIOS P ARA O P ROJETO
Garantir a democratização interna sem descuidar dos compromissos coletivos; Assegurar a cultura da avaliação e seu uso formativo, incluindo a dimensão qualitativa e emancipatória; Ampliar o apoio da sociedade em processos de comunicação constantes. Garantir a democratização interna sem descuidar dos compromissos coletivos; Assegurar a cultura da avaliação e seu uso formativo, incluindo a dimensão qualitativa e emancipatória; Ampliar o apoio da sociedade em processos de comunicação constantes. D ESAFIOS P ARA O P ROJETO
O amor e todas as suas conseqüências.
"Ninguém nasce educador ou é marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática." Paulo Freire
Professora ASSUERA COSTA Professora ASSUERA COSTA