Enfarte de Miocárdio.  Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sedentarismo e as Suas consequências.
Advertisements

Doenças de pele.
Infarto Agudo do Miocárdio
PÂNICO Prof. Ms. Antonio Maia Olsen do Vale UFC/Sobral - Psicologia.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Gestão Clínica nas doenças crônicas. O MAIOR PROBLEMA Resistência dos médicos de algumas equipes Baixa frequência de alguns pacientes Falta de médicos.
SEDENTARISMO E EXERCÍCIO FÍSICO. O sedentarismo já é considerado a doença do próximo milénio.
ALUNOS: EDUARDO CARLETTO JUNIOR
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Treinamento Introdutório de Segurança para Recém-admitidos
SALMONELLA.
Obesidade A obesidade e provocada por excesso de gorduras e açúcares. Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias,
Trabalho realizado por Catarina Sousa Professora Carmo Cambão.
Lilian Faim Bueno AUTISMO.
Estudar a dor e a fadiga auxilia cada um a dosar o esforço num nível compatível com seu condicionamento Nos últimos minutos de uma partida de futebol,
SEJAM BEM-VINDOS!! Rubens Berredo. INTRODUÇÃO O estresse afeta mais de 90% da população mundial e é considerado atualmente uma epidemia global. Está.
A importância do Sexo. LER ATÉ AO FIM....(MUITO IMPORTANTE)
OPIÁCEOS WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
CASOS CLÍNICOS LARINGE. Nome: L.F.A Sexo: F Idade: 3m Menor trazida pela mãe ao ambulatório de Pediatria com queixa de ruído respiratório, o qual foi.
Simbologia de perigo.
Cancro Da Próstata.
Influenza Equina.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Alessandra Sabrina Canoas, 05 de Outubro de 2009.
6 remédios caseiros para aumentar a inteligência e a memória
DOENÇAS DA TIREOIDE e O PACIENTE IDOSO
PREVENÇÃO DA EXCEPCIONALIDADE APAE DE FRANCISCO BELTRÃO.
CUIDADOS PALIATIVOS EM GERONTOLOGIA
Escola secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Disciplina: Biologia e Geologia.
COCAÍNA E DERIVADOS – UM PROBLEMA MUNDIAL WILSON KIOSHI MATSUMOTO PSIQUIATRA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS.
Lucas Reis e Tiago Paixão. benefícios auxilia na melhora da força muscular, da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.
Síndrome de Guillain- barré Doença que se desenvolve após a imunidade baixa, varias complicações, que atinge os membros inferiores periféricos.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA A energia e o oxigénio A energia é aquilo que nos permite realizar todos os tipos de trabalho. O nosso corpo só consegue.
Estudo da Doença Definição Classificação Epidemiologia Manifestações clínicas e laboratoriais Diagnóstico e Diagnóstico diferencial Evolução e Complicações.
VÍRUS HIV E AIDS.
FEBRE.
Anabolizantes “Corpo e Aparência 2”. Refletir sobre o corpo e a aparência no contexto contemporâneo da juventude. Refletir sobre o conceito de esteróide.
“Cavalheiros, isto não é uma fraude” “Cavalheiros, isto não é uma fraude” J.C. WARREN,
Enf:saray.
Distúrbios Circulatórios Parte II
Ausência de pulso carotídeo por 10 seg = PCR Inicie Reanimação cardiopulmonar (RCP) Solicite equipe Ofereça oxigênio por bolsa-valva-máscara Monitor/desfibrilador.
Profa. Adriana Nogueira
Acidente vascular cerebral (AVC)
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
GRAVIDEZ e EXERCÍCIO FÍSICO
13 ANOS DE HISTÓRIAS DE VIDAS RESTAURADAS. 13 ANOS DE HISTÓRIAS DE VIDAS RESTAURADAS CONFERÊNCIA 22 a 24 / setembro.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Hemorragia Enfª Roberta Almeida.
Principais tipos de sistemas circulatórios. Sistema de transporte aberto Assim designado porque o sangue abandona os vasos e passa para os espaços, as.
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
L4 Doenças e saúde do sistema nervoso CienTIC 9 Ciências Naturais – 9. o ano.
PLANOS ANESTÉSICOS. PLANOS ANESTÉSICOS Suceptibilidade do paciente ao fármaco Estado do paciente Considerações gerais Espécie animal: Fármacos Suceptibilidade.
Caso Clínico Cintilografia de Esforço do Miocárdio com
ÚLCERAS DE PRESSÃO “ESCARAS”
Trabalho por turnos Outra forma de organização dos horários de trabalho é a que é feita nos locais de laboração contínua, normalmente vai rodando entre.
-CONSTITUI VÍCIO EPIDÊMICO NO MUNDO MODERNO MUNDO MODERNO.
Trabalho realizado por: Iris Maria Barroso Chambel Nº:9, Turma: 6º F Maria Leonor Moita Amaral Nº:11, Turma: 6º F Disciplina: Ciências da Natureza Professora:
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Sistema Circulatório - O Sistema Circulatório é formado pelo: SANGUE (líquido circulante); VASOS SANGUÍNEOS (canais condutores); CORAÇÃO (bomba propulsora).
A APAHE é a associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias constituída como associação em 2006 e como IPSS em 2007.
Lição da Escola Sabatina 26 de Junho a 2 de Julho.
CINCO PASSOS PARA MELHORAR A GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS Quais as Características Necessárias ao Líder Para Enfrentar Tempos Turbulentos? O Que Nos Indica.
O CÂNCER BUCAL.
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Doença Coronária Estável
Assistência de enfermagem nas Síndromes Coronarianas Agudas
Transcrição da apresentação:

Enfarte de Miocárdio

 Vamos mostrar-vos o que um doente de enfarte de miocárdio passa, sofre e sobretudo luta pela vida. Como se diagnostica, qual a prevenção, qual o tratamento a seguir…

Definição Enfarte agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é o processo de morte (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de nutrientes e oxigénio. É causado pela redução do fluxo sanguíneo coronariano de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.

Sintomas ·Dores no meio do peito; ·Dor Abdominal; ·Suor, palidez, falta de ar, perda temporária de consciência; ·Náuseas e vómitos.

oAoA dor de um enfarte é parecida à angina de peito (picadas), mas é mais intensa e dura mais tempo e não tranquiliza com um simples repouso ou com a administração de nitroglicerina. oDoDurante um enfarte, o doente pode sentir-se inquieto, suado, ansioso e experimentar uma sensação de morte iminente. Há casos em que os lábios, as mãos ou os pés se tornam ligeiramente azuis (cianose).

Diagnóstico Quando um homem com mais de 35 anos ou uma mulher com mais de 50 apresentam uma dor no peito, o médico considera, habitualmente, a possibilidade de um enfarte. O Electrocardiograma (ECG), é o exame mais importante para o diagnóstico inicial, em muitos os casos mostra que a pessoa está a ter um enfarte.

Tratamento Um Enfarte de Miocárdio é uma urgência médica. Ocorrem mais mortes por enfarte nas primeiras 3/4horas depois do sintoma. Quanto mais rápido se iniciar o tratamento, mais probabilidades de sobrevivência. Qualquer pessoa que tenha indícios de enfarte deve dirigir-se imediatamente ao médico. A pessoa com um presumível enfarte costuma entrar num hospital equipado com uma unidade coronária. O pessoal de enfermaria destas unidades está especialmente treinado para assistir os doentes com perturbações cardíacas e para tratar as urgências cardíacas.

Tratamento Inicial AAdministra-se, geralmente, de imediato um comprimido mastigável de aspirina. MMuitas vezes, administra-se oxigénio através de uma máscara ou de um tubo com as extremidades introduzidas nas fossas nasais. Esta terapia aumenta a pressão do oxigénio no sangue, o que proporciona mais oxigénio ao coração e permite que a lesão do tecido cardíaco seja limitada o mais possível.

Se os fármacos utilizados para aumentar o fluxo sanguíneo das artérias coronárias não aliviam também a dor e o mal-estar do doente, injecta-se morfina, tem um efeito calmante e reduz o trabalho do coração. A nitroglicerina pode acalmar a dor, ao reduzir o trabalho do coração; geralmente, num primeiro momento, é administrada por via endovenosa.

Tratamento Posterior O facto do esforço físico, o mal-estar emocional submeterem o coração ao stress, fazem-no trabalhar mais intensivamente, as pessoas que sofrem um enfarte devem repousar durante alguns dias. Só a família e amigos íntimos, podem visitar o paciente. Após um enfarte o nervosismo e a depressão são frequentes. O nervosismo pode aumentar a actividade do coração, para isso administra-se um tranquilizante fraco. Para evitar uma depressão e uma negação da doença, o doente, os familiares e amigos devem falar com o pessoal hospitalar sobre o que os preocupa.

Prognóstico e prevenção As pessoas que sobrevivem alguns dias após um enfarte, podem ficar totalmente curadas, outras, 10% morrem antes de completar um ano. O comprimido de aspirina infantil, é aconselhado pelos médicos após um enfarte de miocárdio. As pessoas com alergia à aspirina podem tomar ticlopidina.

Reabilitação O repouso na cama durante mais de 2 ou 3 dias provoca uma deterioração física, às vezes uma depressão e uma sensação de desamparo. Salvo complicações, os doentes melhoram progressivamente e passados dois ou três dias, podem sentar-se, fazer exercícios passivos, caminhar até ao banho e fazer trabalhos leves e ler. Geralmente, no fim de uma semana ou antes é dada alta aos doentes.

Nas 3 a 6 semanas seguintes, a pessoa deverá aumentar, a actividade. A maioria pode retomar a actividade sexual sem perigo uma ou duas semanas depois de ter alta. Se não se verificarem dores no peito, as actividades normais podem ser retomadas completamente ao fim de 6 semanas. Em mais de 50% das mortes por enfarte do miocárdio não houve qualquer manifestação prévia da doença.

Factores de Risco

O enfarte agudo do miocárdio é uma urgência médica na qual parte do fluxo sanguíneo que chega ao coração se vê reduzida ou interrompida de maneira brusca e grave e, como consequência, produz-se uma destruição (morte) do músculo cardíaco (miocárdio) por falta de oxigénio.