Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oriente Médio Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar,
Advertisements

Capítulo 17: ÁFRICA do norte
Conflitos no Oriente Médio
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
CONFLITOS E TENSÕES EUROPA.
Fenícios /Hebreus / Persas
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
conflitos árabe-israelenseS
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Da Natureza à Sociedade Tutor Alvaro Amaral.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Climograma Como calcular o volume de chuvas em mm?
Professor: Rodrigo Neves Disciplina: Geografia..
QUESTÃO PALESTINA E ISRAEL
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. AGROPECUÁRIA NOS PAÍSES DO NORTE Agricultura e pecuária no sistema intensivo. Tecnologias como maquinário, sementes.
Europa: o Velho Continente em busca de equilíbrio
Europa África Ásia América do Sul América do Norte É a quantidade e a variedade de plantas que existem num determinado ambiente. Biodiversidade.
NIGÉRIA (Oeste da África) O norte é predominantemente muçulmano. Cristianismo é majoritário no oeste e é praticado no sudeste junto a islamismo e cultos.
ORIENTE MÉDIO Cap. 9.
Regionalização Brasileira Educador: Luiz Lourenço.
Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Aulas 6 e 7. I- Local: região da Palestina (“Canaã” ou “terra prometida”). Atualmente: Israel. II- Fontes: Bíblia (Antigo.
TIPOS DE CLIMA.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP)
CONFLITOS NA ÁSIA E.E. BRAZ SINIGÁGLIA ALUNO: FLÁVIO DE MELO MENDES PROFª: MARIA DE LOURDES SÉRIE: 9ºB TURNO: VESPERTINO.
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
II Guerra Mundial
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
ÁSIA CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Audiência Pública Situação no Grande Oriente Médio Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional Senado Federal Embaixador Fernando José Marroni de.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Dia Mundial de Oração 2012 Tema: “Que a Justiça Prevaleça”
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Europa Oriental É a parte menos desenvolvida do continente; Suas fronteiras foram definidas após a 1ª e 2ª Guerras Mundiais e ao fim da Guerra Fria ( ).
Aspectos Naturais Aspectos Humanos Quadro Econômico Matheus Borges, Samuel, Calebe e Maykon. 3° Ano.
ORIENTE MÉDIO O que é o Oriente Médio?. O ORIENTE MÉDIO: Outros envolvidos nas questões do Oriente Médio: Paquistão, norte e nordeste da África (Egito,
J A P Ã O.
AMÉRICA PORÇÃO NORTE 8º Ano. Canadá Ponto de vista demográfico Motivos do vazio demográfico: clima polar, solos gelados, terras improdutivas e áreas de.
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
América do Norte Estados unidos.
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
A distribuição da população a nível mundial
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
PAÍSES PRODUTORES E EXPORTADORES DE PETRÓLEO (OPEP)
Um continente de contrastes. Revisão de conteúdos
MARLI GERALDA TEIXEIRA
Aspectos Físicos do Paraná.  Não podem ser trabalhados e analisados isoladamente;  Relação de interdependência entre aspectos físicos da paisagem: relevo,
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
PRIMAVERA ÁRABE GAUSS PRE-VESTIBULAR PROF. MURILO.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74) (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74)
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Prof° Joyce de Sousa História da Arte Módulo 3 - Escola Quarup.
Trabalho De História ● Aluna: Priscila N:10 Tema: Ásia, África.
África: unidade e diversidade 608 á 619 África: unidade e diversidade 608 á 619  Prof.º Fylipe Alves Minikovski.
Mais de 50 países. A África tem 1 bilhão de habitantes, cerca de 15% da Humanidade, que aliás foi nela que teve a sua origem. Nos países africanos mais.
Ásia:Localização Geográfica e outros aspectos.. Ásia – aspectos gerais.
ENCRUZILHADA ESTRATÉGICA ENTRE A EUROPA, A ÁSIA E A ÁFRICA
Revisão TSE 8 ano geografia
Aspectos naturais da Ásia I
Transcrição da apresentação:

Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais ORIENTE MÉDIO Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais

INTRODUÇÃO É a porção sudoeste do continente asiático; É uma área onde a Ásia se encontra com a África (ao sul) e com a Europa ( a oeste); Cercada pelos mares: Vermelho, Mediterrâneo, Negro, Cáspio e da Arábia; Formada pelos países: Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Israel, Afeganistão, Jordânia, Turquia, Síria, Barein, Catar, Líbano, Omã, Iêmen, Emirados Árabes Unidos e Egito (parte asiática);

Cortada pelo trópico de câncer, possuindo assim terras na zona intertropical e temperada do norte. Forte presença de desertos; Terrenos planálticos e bacias sedimentares ricos em petróleo e gás; Ao norte o relevo se apresenta mais alta – cadeia do Hindu Kush; Na parte central destaca-se a Planície da Mesopotâmia (Iraque) de grande importância pelo seu solo fértil, cortada pelos rios Tigre e Eufrates; Clima predominantemente desértico (norte e centro), subtropical mediterrâneo (litoral) e com muitas áreas de clima árido e semiárido;

Formação histórica Um dos povos mais antigos do mundo, instalaram-se às margens dos rios Nilo, Tigre e Eufrates. Judaísmo, Islamismo e Cristianismo – religiões monoteístas, nasceram no Oriente Médio. Era dividido no reinos da: Pérsia, Império Otomano, Colônias Inglesas e Arábia. Após II Guerra Mundial: Dissolução do Império Otomano, fortalecimento das potências europeias (Reino Unido e França) Independência da Pérsia, mas com influência inglesa e russa 1948 – forma o estado de Israel

economia 65% das reservas de petróleo e 26% das reservas de gás natural. Principais produtores são: Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes. Principal produto de exportação, concentrado no Golfo Pérsico. A maior parte do petróleo extraído é exportado os Estados Unidos, União Europeia e parte da Ásia( Japão e China) O petróleo do Oriente Médio desperta interesse mundial, tornando o produto foco de grandes conflitos. Apesar de limitações climáticas a agricultura é bem praticada em áreas úmidas.

Fumo, figo e tâmara – faixas litorâneas do mar mediterrâneo Arroz, trigo, frutas, algodão e cana de açúcar – Planícies da Mesopotâmia e vales fluviais. Na pecuária se destaca o pastoreio nômade de ovelhas, cabras e camelos. A indústria apresenta pequena participação regional: Israel – eletrônicos, telecomunicações, armamentos e equipamentos agrícolas. Turquia – química, mecânica e automobilísticas Nos países produtores de petróleo destacam-se as indústrias petroquímicas. O turismo vem sendo um novo atrativo econômico da região com destaque para Dubai e Abu Dhabi.

Povos e religiões Árabes são o grupo étnico majoritário do Oriente Médio. O islamismo é a religião predominante, cerca de 90% da população, os cristãos somam 4% e a maioria vive no Egito, os judeus perfazem cerca de 2%. Israelenses e Palestinos vivem em constante conflitos por motivos religiosos. Guerra do Irã X Iraque ocasionando a Guerra do Golfo entre Eua X Iraque que havia invadido o Kuwait. 1993 – Israel devolve a faixa de gaza para a Palestina o que ocasiona conflito entre o Hamas e Fatah (grupos políticos de origem palestina)