Defesa Cibernética na Defesa Nacional – Viabilidade e Concepção da Escola Nacional de Defesa Cibernética e do Sistema de Homologação e Certificação de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Serviço Social da Indústria - SESI
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
Avaliação de Tecnologias para Incorporação de equipamentos na área de Saúde Prof. Dr. Saide Jorge Calil Centro de Eng Biomédica Departamento de Eng. Biomédica.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Políticas Públicas.
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do PGQP
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Escola Superior de Guerra
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
El Advenimiento de la sociedad post-industrial
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Modelo de Excelência em Gestão
Panorama da Saúde no Brasil
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Premissas Dados das Microrregiões.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
Design !? 1.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
CENTRO DE DEFESA CIBERNÉTICA
Política Educacional Brasileira
Comissão de EJA de Alagoas
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Atuação dos agentes de Controle Social
POLITICAS DE SEGURANÇA
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
10ª Reunião Plenária da CNPD
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
II Jornada de Discussões dos Projetos ENaDCiber e SHCDCiber Campus Universitário Darcy Ribeiro/ UnB 26 e 27 de fevereiro de 2015.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
EXÉRCITO BRASILEIRO PROJETOS ESTRATÉGICOS DO EXÉRCITO.
twitter.com/funasa.
II Jornada de Discussões dos Projetos ENaDCiber e SHCDCiber Campus Universitário Darcy Ribeiro/ UnB 26 e 27 de fevereiro de 2015.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Defesa Cibernética na Defesa Nacional – Viabilidade e Concepção da Escola Nacional de Defesa Cibernética e do Sistema de Homologação e Certificação de Produtos e Serviços de Defesa Cibernética Equipe ENADCIBER/SHCDCIBER/IDCIBER Universidade de Brasília

Tópicos 1 Introdução ao Projeto 2 Justificativa e Oportunidade 3 Objetivo Geral 4 Objetivos Específicos 5 Metodologia 6 Metas e Cronogramas de Atividades 7 Produtos 8 Resultados Esperados

1 Introdução ao Projeto Dependência Tecnológica Mundial –Automatização de Atividades –Controles Eletrônicos-Computacionais –Vulnerabilidades e Riscos O Brasil e seu Futuro nas TICs –Elevada e crescente dependência tecnológica perante países industrializados –Domínio incompleto das fundações da cadeia produtiva das TICs –A questão é vasta, e envolve segmentos industriais diversos e transversais a todos os outros setores

1 Introdução ao Projeto O Problema da Defesa Cibernética –Um problema de autonomia, independência e soberania tecnológica –Ameaçador à segurança do Estado e da Sociedade –Equilíbrio entre Tecnologia, Mercado, Defesa Nacional, Sociedade e Estado –Depende de Segurança Cibernética, mas não é suficiente, pois Defesa = Segurança + Sociedade Condições Atuais Adversas –Participação do país no comércio exterior de produtos em TICs

1 Introdução ao Projeto Movimentos Recentes –Estratégia Nacional de Defesa –Livro Branco de Defesa –Exército na Coordenação do Setor Cibernético de Defesa –Centro de Defesa Cibernética –RENASIC/COMSIC –Jornadas de Defesa Cibernética –Atuação junto aos Grandes Eventos –Decreto 8.135/2013 –Comando de Defesa Cibernética

Defesa = Segurança + Sociedade

2 Justificativa e Oportunidade O Brasil dispõe de uma Estratégia Nacional de Defesa que prega a inseparabilidade entre defesa e desenvolvimento O Brasil dispõe de um grande segmento de pesquisa, desenvolvimento e inovação, nacional e federado Há expectativas de aumento de investimentos na educação superior Crescente investimento em reaparelhamento das forças armadas, e consciência da condição vulnerável, ao não disporem de tecnologias próprias para os controles cibernéticos de seus sistemas O Estado Brasileiro tem uma grande capacidade de compras nas áreas de produtos e serviços de TICs O entorno estratégico no Brasil tem expectativa de que o Brasil responda às demandas de integração regional O Brasil sinaliza que intensificará sua parceria com o bloco dos BRICS A mais recente revisão da estratégia nacional de defesa aponta para a necessidade de criação da Escola Nacional de Defesa Cibernética

A Estratégia Nacional de Defesa Preconiza, dentre outras ações, que “As capacitações cibernéticas se destinarão ao mais amplo espectro […] Incluirão, como parte prioritária, as tecnologias de comunicação entre todos os contingentes das Forças Armadas de modo a assegurar sua capacidade de atuar em rede”. Adicionalmente, a Política Cibernética de Defesa define como objetivos: “f) adequar as estruturas de C,T&I das três Forças e implementar atividades de pesquisa e desenvolvimento para atender às necessidades do St Ciber”. A necessidade de envolver a sociedade civil no assunto Defesa Nacional

Sinergia O projeto visa investigar como o desenvolvimento da ENADCIBER pode apoiar diretamente a expansão da industrialização nacional no setor de TICs, por meio de sua vinculação a uma política pela inovação, metrologia, competitividade industrial e autonomia tecnológica, seja em produtos de hardware, de software ou em serviços, para fins de defesa nacional. No cenário de comércio internacional altamente regulado, o desenvolvimento de modelos de certificação e homologação de produtos e serviços de TICs apresenta-se como importante componente indutor de qualidade industrial, competitividade, inovação e autonomia.

3 Objetivo Geral Planejamento, Desenvolvimento e Confecção dos Escopos de Projeto e dos Planos de Projeto da Escola Nacional de Defesa Cibernética – ENaDCiber e do Sistema de Homologação e Certificação de Produtos e Serviços de Defesa Cibernética – SHCDCiber, bem como a migração, hospedagem e proteção dos Ambientes Virtuais do IDCiber (Sítio Web e Ambiente Virtual de Aprendizagem)

Elementos centrais do projeto Componente 1 Escola Nacional de Defesa Cibernética - ENaDCiber, escola de caráter dual militar e civil, cuja finalidade é sensibilizar, conscientizar, capacitar e especializar cidadãos para atuação no setor cibernético de defesa no país. Componente 2 Sistema de Homologação e Certificação de Produtos e Serviços de Defesa Cibernética, que atua de forma sinérgica com o primeiro, e que visa informar e proteger o adquirente de produtos e serviços para finalidades de defesa nacional,, que possuem controles e comunicações cibernéticas baseadas em componentes de tecnologias de informação e comunicações computacionais

Informação e proteção ao adquirente – Homologação e Certificação: Aspectos Segurança Dependabilidade Meio ambiente Saúde Disponibilidade Integridade Confidencialidade Autenticidade não-repúdio Mantenabilidade Confiabilidade Segurança crítica (safety) Tolerância a falhas

A Escola.. Adota de forma clara e inequívoca os fundamentos da Estratégia Nacional de Defesa, por meio do desenvolvimento de capacidades humanas em quantidade e qualidade suficientes para...

1. desenvolvimento de capacidades humanas em quantidade e qualidade suficientes para: (i) promover o equipamento das Forças Armadas para defesa contra ameaças e agressões cibernéticas, preservando a independência do país, a garantia da soberania, do patrimônio nacional e a integridade territorial;

2. desenvolvimento de capacidades humanas em quantidade e qualidade suficientes para: (ii) promover a estruturação das Forças Armadas com adequadas capacidades tecnológicas, operacionais e organizacionais no setor cibernético;

3. desenvolvimento de capacidades humanas em quantidade e qualidade suficientes para: (iii) fomentar a criação de condições internas sociais e econômicas, de apoio à Defesa Cibernética do Brasil;

4. desenvolvimento de capacidades humanas em quantidade e qualidade suficientes para: (iv) contribuir para a paz e a segurança internacionais no domínio da cibernética;

5. desenvolvimento de capacidades humanas em quantidade e qualidade suficientes para: (v) Proteção dos interesses brasileiros no setor cibernético de defesa, em diferentes níveis de projeção externa do país.

Princípios norteadores da ação sinérgica entre a ENaDCiber e o SHCDCiber, viz END (i) mobilização de recursos físicos, econômicos e humanos para investimento no potencial produtivo do país; (ii) aproveitamento dos recursos estrangeiros sem deles depender; (iii) capacitação tecnológica autônoma; (iv) domínio de tecnologias cibernéticas sensíveis; (v) democratização de oportunidades educativas e econômicas; e (vi) ampliação da participação popular nos processos decisórios.

4 Objetivos Específicos Constituição de uma “semente” da presença virtual da Escola Nacional de Defesa Cibernética - Instituto de Defesa Cibernética – IDCiber

4 Objetivos Específicos (2) Integrar as partes interessadas com representatividade no Estado e sociedade Brasileira, e ainda com comparativo internacional, de forma online e presencial, no processo de discussão e validação do projeto sistêmico da Escola Nacional de Defesa Cibernética – ENaDCiber e do Sistema de Homologação e Certificação de Produtos e Serviços de Defesa Cibernética – SHCDCiber.

4 Objetivos Específicos (3) Desenvolver versão preliminar e final do projeto sistêmico da Escola Nacional de Defesa Cibernética – ENaDCiber e do Sistema de Homologação e Certificação de Produtos e Serviços de Defesa Cibernética – SHCDCiber, compreendendo: estudos de viabilidade, declaração de escopos dos projetos (plano básico), planos dos projetos (planos executivos), minutas e diretrizes de implantação, e termos de referência para continuidade da implantação;

5 Metodologia 1.Equipe de pesquisadores da Universidade de Brasília e de Mercado, com o apoio de estudantes e engajamento de partes interessadas, que desenvolverão os produtos de pesquisa 2.Debates mediados, visando desenho de uma instituição educativa capaz de mobilizar atores dos mais diversos segmentos do Estado e da sociedade brasileira, na busca de soluções para problemas de grande vulto afeitos à agenda de desenvolvimento nacional: defesa, educação, tecnologia e sociedade 3.Principal Pergunta de pesquisa De que forma uma escola pode auxiliar na construção de uma cadeia ou ecossistema industrial de produtos e serviços defesa cibernética que seja economicamente sustentável perante um modelo de homologação aderente a padrões internacionais?

Incertezas Indústria de defesa baseada em alta tecnologia, que funciona em escala mundial com base em cadeias de suprimento cada vez mais complexas O projeto a ser executado apresenta-se primariamente investigativo, de natureza científica e tecnológica multidisciplinar, na busca pelo debate e desenho de uma concepção sustentável e engajadora para a ENaDCIber e o SHCDCiber.

Conjunturas Sociais Econômicas Tecnológicas De poder cibernético

Referenciais Conceituais e Metodológicos O modelo gestão de projetos adotado na norma do Exército Brasileiro Debates sistematizados - Consulta Delphi Cibernética As teorias e aplicações de redes e sistemas complexos Análise de Redes Sociais – ARS Difusão de Inovações Modelos e arcabouços para Estudos sobre o Futuro Estudos Prospectivos e Cenários sobre o Futuro Teoria Crítica da Tecnologia e a Adequação Sóciotécnica Racionalidade cartesiana e sistêmica

Outros Referenciais Gestão do Conhecimento em Comunidades de Prática Virtualidade Cultura Cibernética Pensamento Crítico Estudos de Caso para Fins de Pesquisa e de Ensino Simulações e Serious Games Análise de Risco de Segurança Análise de Inteligência Hacking e Cracking Normas e Padrões para Aprendizagem, Educação e Treinamento Métodos de Treinamento Ativo – Active Training Métodos de Aprendizagem Significativa Métodos de Educação a Distância Métodos Engenharia e Operação de Sistemas Seguros Gestão de Incidentes de Segurança da Informação

Referencial básico Tecnologias, métodos, processos, técnicas e ferramentas dos domínios da –Segurança da informação e Comunicações –Cibernética aplicada à gestão organizacional –Cibernética dos sistemas militares –Economia de Defesa –Gestão de riscos de projeto

Metodologia metodologia similar à aplicada pelo International Integrated Reporting Council – IIRC –Solicitações formais de comentários; –Obtenção de respostas; –Sumarização de questões mais relevantes; –Justificativa de embasamento para decisões; –Conclusão do planejamento; –Apresentação de perspectivas.

Lista preliminar de organizações que serão diretamente convidadas a estar engajadas Ministérios (MD, MCTI, GSIPR, MJ, MRE, MDIC, MPOG, MC e Casa Civil - ITI) Militares do Exército (EME, DCT, DECEX, CDCiber, IME, CITEX, CDS, CCOMGEX – CIGE e ESCOM, CTEX etc) Militares da Marinha (EMA, CASNAV e DCTIM) Militares da Aeronáutica (EMAER, ITA e DTI) Universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia Empresas públicas e empresas congregadas pela ABIMDE – Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Membros da Sociedade Brasileira de Computação – SBC

Processo iterativo incremental 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo

6 Metas e Cronogramas de Atividades

7 Produtos

8 Resultados Esperados