PERSPECTIVAS HISTÓRICAS PARA O GOVERNO BARACK H. OBAMA CICLO: HISTÓRIA PROF MURILO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Barack Hussei Obama Honolulu 4 de Agosto de 1961.
Advertisements

Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico. Geopolítica/atualidades Reginaldo.
AULA 06 – ANALISANDO CHARGES GEOPOLÍTICAS
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
PARA DESENTULHAR OS POÇOS DO PASSADO E DO PRESENTE PRECISO: ME CONSCIENTIZAR E DESEJAR A CURA. PRECISO DE MUDANÇA (RM 8.1) “AGORA, POIS, JÁ NENHUMA CONDENAÇÃO.
Energia – o Mercado das Infra-estruturas Lisboa, 29 de Fevereiro de 2012.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Rodrigo Vieira de Avila Seminário “O Panorama da Economia Brasileira” Brasília, 26 de março de 2014 PERSPECTIVAS ECONÔMICAS BRASILEIRAS.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. George – 8º ano EF.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
‘Promovendo Políticas de Construção Sustentável na América do Sul’ Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2009.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
TERCEIRO ANO C.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
CONFLITOS NA ÁSIA E.E. BRAZ SINIGÁGLIA ALUNO: FLÁVIO DE MELO MENDES PROFª: MARIA DE LOURDES SÉRIE: 9ºB TURNO: VESPERTINO.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
REPRESENTAÇÃO E SISTEMAS PARTIDÁRIOS REPRESENTAÇÃO POLÍTICA - Formas de representação política, sistemas eleitorais e de partido: constituem os objetos.
As eleições presidenciais nos Estados Unidos (EUA) acontecem somente em 8 de novembro, mas a campanha eleitoral já está a todo vapor. Desde o início de.
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
Rio + 20:As questões ambientais que afetam as pessoas aqui e agora foram esquecidas ; verdade inconvenientes VISITANTES 190 PAÍSES ONG`s RIO +20.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
ATUALIDADES EUA / CUBA O presidente dos EUA Barack Obama cumprimenta o presidente de Cuba Raul Castro durante encontro na Cúpula das Américas na Cidade.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
O BRASIL NO SISTEMA INTERNACIONAL. As relações internacionais do Brasil ocorre: * com outros países * organismos internacionais * baseado na Constituição.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
1 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Novembro/2003 A viabilização do crescimento econômico e o papel do Mercado de Capitais.
© Todos os direitos reservados para Icatu Vanguarda Administração de Recursos Ltda Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
Aula 7 NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.
A Rússia na nova ordem Geopolítica
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
1. 2 O que são blocos econômicos
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
Segunda Guerra Mundial
FOUCAULT: REFLEXÕES SOBRE A CRISE NA MEDICINA. BREVE RESGATE HISTÓRICO O SURGIMENTO DO DIREITO À SAÚDE A SOMATOCRACIA.
Commodities ambientais. Evolução do Conceito (Projeto CTA) Protocolo de Kyoto (1997) Projetos MDL Créditos de Carbono Passivo Ambiental.
Giovanna Matera do Amaral nº10 Maria Clara Peregrina Aude nº15 8°ano A Professor: Wilson Fernandes Forti.
Perspectivas de Negócios na América Latina Parte do Global Business Outlook Uma pesquisa realizada por meio da parceria entre Duke University, Fundação.
PAÍSES PRODUTORES E EXPORTADORES DE PETRÓLEO (OPEP)
1930: REVOLUÇÕES E GOLPES Profª Karina Oliveira Bezerra.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
PRIMAVERA ÁRABE GAUSS PRE-VESTIBULAR PROF. MURILO.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Pesquisa na América Latina Com base nos textos disponíveis no Stoa.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Geografia – Professor Fernando
Transcrição da apresentação:

PERSPECTIVAS HISTÓRICAS PARA O GOVERNO BARACK H. OBAMA CICLO: HISTÓRIA PROF MURILO

QUEM É BARACK OBAMA? Segundo alguns fanáticos: o anticristo! Biografia: Cursou Ciência Política pela Universidade de Columbia Graduou-se em Direito pela Universidade de Harvard Líder comunitário, professor de Direito Eleito senador legislativo por Illinois ( ) Tentou a eleição para o Congresso, como Deputado, em 2000 Elegeu-se senador dos EUA em 2004, assumiu a cadeira em 2005

A CAMPANHA Sua ação de destaque no Senado, levou-o a postular a candidatura à presidência, em Campanha modesta, inicialmente, precisava vencer a favorita das pesquisas de opinião, Hillary Clinton, nas prévias do Partido Democrata Baseou a campanha em três pontos: Guerra no Iraque, Sistema de Saúde Pública nos EUA, Autosuficiência Energética dos EUA. O caráter minoritário de sua candidatura, o apoio dos negros, latinos e outras minorias, além do fato de sua oponente já ter ocupado a Casa Branca como primeira- dama e defender posturas tradicionais, levou a criação do slogan: “CHANGE” (MUDE) como base da campanha

A CAMPANHA Vencida a indicação do Partido, a campanha final começa em desvantagem com relação ao candidato republicano: John McCain Três coisas fazem a campanha decolar: O caráter não-racial imprimido pelo candidato Os sinais evidentes da Crise Americana, já que Obama defendia uma postura econômica diferente A viagem ao exterior: Inglaterra, França, Israel, Iraque, Afeganistão e Alemanha ( em Berlim, 200 mil pessoas se reuniram para ouvi-lo

A VITÓRIA “EUA avançamos muito. Vimos muito. Mas há muito mais por fazer. Portanto, esta noite vamos nos perguntar se nossos filhos viverão para ver o próximo século, se minhas filhas terão tanta sorte para viver tanto tempo quanto Ann Nixon Cooper, que mudança virá? Que progresso faremos? Esta é nossa oportunidade de responder a esta chamada. Este é o nosso momento. Esta é nossa vez”.

TEMAS IMPORTANTES ORIENTE MÉDIO Obama mantêm a posição norte-americana pró-Israel: "Vou ser claro: os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança de Israel. Sempre apoiaremos o direito de Israel de defender-se contra ameaças legítimas". Em contrapartida, acena em favor do consenso, convoca os países árabes a optar pela normalidade diplomática e combater o terrorismo Mas, não reconhece a legitimidade da participação do Hamas na ANP

ORIENTE MÉDIO: PAÍSES ÁRABES Iraque: Obama pretende retirar as tropas americanas do Iraque e deixar que o próprio país cuide de sua segurança, mas recuou quando à retirada imediata, defendida no início da campanha. O prazo inicial definido é de 16 meses. Britânicos seguiram a mesma proposta e já iniciaram retirada de suas tropas de Basra Afeganistão: Obama elege o Afeganistão como principal alvo na luta contra o terrorismo e pediu aumento do contingente norte-americano naquele país.

ORIENTE MÉDIO: PAÍSES ÁRABES Irã: Obama enviou mensagem de conciliação ao Irã. Governo iraniano recebeu bem a atitude, mas pede ações mais concretas. Recentemente, as relações entre os dois países voltou a se complicar, em função da postura do presidente iraniano na Conferência das Nações Unidas sobre o racismo (negando o holocausto e acusando os Estados Unidos de serem os principais responsáveis pela presença judaica na Palestina

CORÉIA DO NORTE Nova crise marca a relação entre os dois países, em função do lançamento de um foguete, que os EUA veem como provocação. Obama busca estreitar relações com a China e com a Federação Russa, em busca de um consenso quanto à Coréia do Norte.

CUBA PORT OF SPAIN - Os Estados Unidos e Cuba trocaram as mais amáveis palavras hoje em uma série de gestos de boa vontade antes da V Cúpula das Américas, que começará hoje em Trinidad e Tobago. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse em Port of Spain que está pronto para conversar com o governo de Cuba sobre "uma vasta gama de assuntos". "Durante os últimos dois anos, eu disse e hoje repito que estou preparado para engajar minha administração numa série de conversas com o governo cubano, em assuntos como direitos humanos, liberdade de imprensa, reformas democráticas, luta contra as drogas, imigração e questões econômicas", afirmou. (17 de abril)

CUBA Entretanto: governo norte-americano espera “gestos de boa vontade” de Cuba. Especialmente considerando: presos políticos, eleições livres, situação dos refugiados nos EUA.

“Carta da América Latina a Obama” Os EUA devem reconhecer publicamente o grave erro de terem apoiado o golpe militar de abril de 2002 contra o presidente Hugo Chavez, legitimamente eleito e reeleito pelo povo venezuelano. Devem terminar definitivamente com articulações golpistas nesse país, na Bolívia e no Equador e comprometer-se, publicamente, a nunca mais desenvolver atividades de ingerência nos assuntos internos de outros países. Se quiserem ter relações cordiais com a América Latina, o novo governo dos EUA devem destruir imediatamente o muro na fronteira com o México, legalizar a situação dos trabalhadores imigrantes nos EUA e favorecer a livre circulação das pessoas, como tem pregado a livre circulação de mercadorias e de capitais. Além disso, os EUA devem deixar de utilizar organismos internacionais como a OMC, o FMI, o Banco Mundial, para propagar e tentar impor suas políticas, as mesmas que levaram ao fracasso dos governos que seguiram as suas receitas, assim como à crise financeira internacional que hoje grassa no planeta. Os países da América Latina e do Sul do mundo devem ter liberdade para encontrar suas próprias alternativas e soluções à crise, gerada nos EUA, que devem assumir suas responsabilidades e não permitir a exportação de seus efeitos negativos

ÁFRICA "A corrupção da qual ouvi falar, quando visitei certas partes da África, existe há décadas, mas o ímpeto de combater essa corrupção é uma força crescente e poderosa entre os africanos. Nas regiões onde grassam medo e miséria, temos que vincular nossa ajuda a um insistente apelo por reformas” Obama também quer liberar mais recursos para o combate à propagação da aids, malária e tuberculose na África. Ele apóia as metas do milênio da ONU e já anunciou que pretende duplicar as verbas de ajuda ao desenvolvimento para 50 bilhões de dólares

BRASIL Governo Obama considera as relações com o Brasil prioritárias para os EUA, especialmente neste momento de crise Obama foi à reunião do G-20 dispostos a iniciar uma aproximação definitiva De acordo com Obama, propostas para coibir medidas supostamente protecionistas por parte de americanos e brasileiros serão discutidas nas próximas reuniões entre o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton

MEIO AMBIENTE Governo Obama representa um avanço significativo nas discussões sobre as questões ambientais globais. Novo Governo já se comprometeu a: Investir em novos combustíveis e novas tecnologias não poluidoras para a geração de energia Reduzir as emissões de CO2 nos EUA

ECONOMIA Governo Obama prioriza: Saneamento das empresas para evitar desemprego e resgatar credibilidade do mercado, eliminando os “créditos podres” Em segundo plano: reforma do sistema financeiro nacional e internacional União Européia: Prioriza reforma do sistema financeiro para evitar que outras situações semelhantes ao que gerou a atual crise se repitam.