Pesquisa da Revista EXAME Revela as 10 Maiores Inovações Brasileiras Nos Últimos Anos O BRASIL QUE INOVA Que Valiosas Lições de Negócios Podemos Obter.

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Transcrição da apresentação:

Pesquisa da Revista EXAME Revela as 10 Maiores Inovações Brasileiras Nos Últimos Anos O BRASIL QUE INOVA Que Valiosas Lições de Negócios Podemos Obter Dessas Inovações Implantadas?

Dos Primórdios da “Produção em Série” ao Recente Lançamento do IPHONE, a Inovação se Tornou Uma Obsessão no Mundo dos Negócios Trata-se de Um Movimento Que Vem Diluindo as Fronteiras Entre os Mercados, Produzindo Versões Diferentes de Produtos (e Serviços) e Criando Novos Segmentos de Mercados INOVAÇÃO

A Pesquisa Analisou 200 Projetos Inscritos Por 100 Empresas Dos Mais Diversos Segmentos e Tamanhos Depois de Analisar os Projetos – Conforme os Critérios de “Originalidade”, “Impacto no Mercado” e “Resultados Financeiros” – a Revista EXAME Elegeu as 10 Inovações Mais Significativas Para o Brasil A Pesquisa Provou Que é Possível Inovar Não Apenas em Produtos, Mas Também em Tecnologias e Até em Modelos de Negócios Completos

VOLKSWAGEN Nenhuma Das Inovações Selecionadas Atraiu Tanta Atenção Quanto o Carro Bi- Combustível, um Lançamento Mundial da Filial Brasileira da Volkswagen Em 2003, a Montadora se Tornou a Primeira a Lançar um Veículo Capaz de Rodar a Álcool e a Gasolina, Chegando ao Fim Uma Corrida Iniciada em 1996 Entre as Montadoras do País Pela Liderança Nessa Tecnologia O Pioneirismo Ajudou a Popularizar o Carro FLEX Nas Ruas e, Três Anos Depois, 100% da Produção da Volkswagen Já Sai da Fábrica Com Essa Tecnologia

Com a Rápida Reação Da General Motors e da Fiat, o Carro FLEX se Tornou o Padrão no Brasil, Chegando a a 87% das Vendas Hoje, a Volkswagen Brasileira Recebe Visitantes de Países Tão Diferentes Como a China, a Coréia e a Austrália, Interessados em Conhecer Nossa Tecnologia As Histórias do Carro FLEX e Das Outras Nove Inovações Que Veremos a Seguir Mostram Que, Por Mais Brilhantes Que Sejam, Somente as Idéias Não Bastam Para Tornar as Empresas Inovadoras. Ao Contrário. É Preciso Método e Persistência

EMBRACO Todas as Empresas Selecionadas na Pesquisa Possuem Uma Estrutura Organizada Para Inovar e, Um Dos Melhores Exemplos, é a Catarinense EMBRACO Ela Desenvolveu Um Compressor – Responsável Pela Refrigeração de Geladeiras e Freezer’s – Capaz de Economizar Até 40 % de Energia e Lançando-o em 1998, Após 12 Anos de Pesquisas O Desenvolvimento Ficou a Cargo de Pessoas Dedicadas a Novos Projetos e Hoje Tem 400 Engenheiros Eletrônicos (Equivalente a 4% de Todos os Funcionários). Uma de Suas Principais Atribuições é Ouvir os Clientes Para Captar Suas Necessidades

AUDACES Manter Uma Estrutura Para Inovar Não é Privilégio de Grandes Companhias, Pois na Empresa de Tecnologia AUDACES (90 Funcionários) Todos os Projetos São Levados a Um Comitê Formado Por Cinco Profissionais Encarregados de Fazê- los “Sair do Papel” Após a Aprovação, a Empresa Monta Equipes de Desenvolvimento Temporárias e Isso Garantiu Que a Empresa Lançasse em 2004 Um Produto Pioneiro na Indústria da MODA em Todo o Mundo: o DIGIFLASH

Trata-se de Um Software Que Consegue Reconhecer as Medidas Exatas de Um Molde de Roupa Através de Uma Foto – Tirada Por Câmara Comum – em Qualquer Ângulo O Programa Substitui o Método Manual de Digitalização de Moldes Que Obriga os Modelistas a Redesenhar a Peça Numa Mesa Digital Com a Ajuda do Mouse Hoje, o Software é Exportado Para 30 Países e Representa 15% Das Receitas da AUDACES, Que Em 2007 Faturou Mais de 10 Milhões de Reais

Nenhuma Das Inovações Escolhidas Surgiu da Noite Para o Dia, Pois a Subsidiária Brasileira da Empresa Sueca TETRA PACK – Por Exemplo – Teve de Pesquisar 10 Anos Até Criar Uma Tecnologia Para Reciclar o Alumínio de Suas Embalagens Usadas A Empresa Percebeu Que Era Preciso Fazer Alguma Coisa Com as Sobras Das Embalagens, em Vez de Simplesmente Descartá-las TETRA PACK

A Solução Encontrada Foi Um Reator Que Utiliza Tecnologia Baseada em Plasma – Algo Como Um Jato de Energia – Para Transformar os 25% de Plástico e Alumínio Presentes Nas Embalagens em Parafina (Vendida Para Empresas de Solventes) e Lingotes de Alumínio (Que Voltam Para a Fabricante ALCOA) Dessa Forma, a TETRA PACK Fechou o Ciclo da Produção Das Embalagens Sem Deixar Resíduos

BASF Uma Importante Lição Das Empresas Vencedoras é Que Não Adianta Inventar e Fazer Segredo. O Negócio é Alardear – Muitas Vezes Antes Mesmo de o Produto Ficar Pronto Na Subsidiária Brasileira da BASF os Novos Projetos – Ainda em Laboratório – São Divulgados a Possíveis Clientes e a Funcionários, Para Que Eles Possam Ajudar a Traçar Estratégias de Lançamento

Foi o Caso do ECOBRÁS, um Plástico Composto de 51 % de Amido de Milho e 49 % de Resina, Que Chegou ao Mercado em 2007 Antes de Lançá-lo, a Equipe Responsável Pelo Desenvolvimento o Apresentou a Outros Diretores da BASF. Numa Dessas Conversas Com Profissionais da Área de Pigmentos, Surgiu a Idéia de Criar Tintas Orgânicas Para Impressão em Sacolas Feitas Com o Novo Plástico

VISA VALE O Ideal é Utilizar a Inovação Para Chegar à Áreas Pouco Exploradas, Escapando Dos Mercados Saturados e Muito Competitivos A VISA – VALE – Empresa de Vale-Refeições e Alimentação – Seguiu Essa Premissa Para Evitar a Exposição de Seus Clientes Aos Novos Concorrentes, o Banco do Brasil, o Bradesco e o Real se Uniram Oferecendo Nas Agências Uma Marca Própria de Vales Refeições, Utilizando Seu Enorme Poder de Fogo (120 Mil Funcionários) e Grande Estrutura em Todo País (VISANET), Dona da Maioria Das Máquinas de Pagamento do Brasil

Com 5 Anos de Existência a VISA-VALE se Tornou a 3ª Maior do Seu Setor (Atrás Dos Grupos Franceses Sodexho e Accor), Com Faturamento em Torno de 4 Bilhões de Reais Embora Simples, a Solução Trouxe Uma Grande Transformação No Mercado, Até Então Dominado Por Empresas Especializadas Em Complexas Operações Logísticas de Distribuição de Papel Um Dia os Concorrentes Terão Concluído a Transição Definitiva Dos Papéis Para os Cartões – e a VISAVALE Terá de Pensar em Outra Vantagem Competitiva

AMPLA A Inovação : A Troca do Antigo Medidor de Consumo Mecânico Por Um CHIP Eletrônico Ajudou a Empresa a Reduzir os Furtos de Energia e a Fazer as Contas Voltarem ao Azul Tempo de Desenvolvimento: 2 Anos

ARCELOR MITTAL (Tubarão) A Inovação : Sobras da Produção de Aço — Uma Avalanche de Toneladas Por Ano — São Transformadas em Asfalto e Hoje Já Estão Nas Estradas do Espírito Santo Tempo de Desenvolvimento: 10 Anos

BANCO DO BRASIL A INOVAÇÃO : Permitir que os correntistas façam compras usando o número do celular. O cliente recebe uma mensagem com as informações do débito e confirma a operação pela internet Tempo de Desenvolvimento: 4 Meses

24x7 Cultural O Paranaense Fabio Bueno Netto Criou Um Novo Canal de Venda de Livros: Máquinas Automáticas Que Ficam em Estações de Metrô, Shopping Centers e Clubes A INOVAÇÃO : Tempo de Desenvolvimento: 2 Anos