ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NUCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) PORTARIA Nº 154, 24/01/2008
Advertisements

SEMINÁRIO “Política da Alta Complexidade”
Núcleo de Apoio a Saúde da Família
Ministério da Saúde POLÍTICA DE INCENTIVO EXECUÇÃO DE METAS E DE RECURSOS FINANCEIROS
Brasília, 07/07/2013. A Experiência no Estado de Mato Grosso do Sul.
Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Secretaria de Estado da Saúde
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
PROGRAMAÇÃO PACTUADA INTEGRADA Secretaria de Estado da Saúde
Secretaria de Estado da Saúde
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CGSI.
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
Programa Telessaúde Brasil
NUCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) PORTARIA Nº 154, 24/01/2008
ATENÇÃO BÁSICA 1º Oficina Estadual de Gestores Municipais
NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA- NASF
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Ministério do
ENTORNO SUL.
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Revisão da Resolução da CIB
Secretaria da Saúde Minuta de Nova Resolução SALVADOR – Março SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
Minuta de resolução para CIB
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF   GABINETE DO MINISTRO Portaria Nº 154, de 24 de janeiro de 2008.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Nulvio Lermen Junior Coordenador de Gestão da Atenção Básica
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE-ACS.
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
Apoio Matricial às Equipes da Atenção Básica
DIRETRIZES, OBJETIVOS, METAS E INDICADORES 2015 – CEFOR, G
Planejando a Próxima Década
POLÍTICA ESTADUAL DE SAÚDE Panorama do SUS em Santa Catarina
Dinâmica demográfica de Santa Catarina: uma análise a partir dos resultados do Censo Demográfico de 2010 Carla Craice doutoranda Demografia IFCH/Universidade.
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
S ISTEMA P RISIONAL C ATARINENSE Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional Portaria Interministerial.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Art. 5º Os processos de adesão, execução, acompanhamento, controle e avaliação, serão realizados por meio de processo digital no Sistema Gerenciador de.
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Apresentação da Política Nacional e Estadual da Pessoa com deficiência Módulo I Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
Semana de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento “Envelhecer com Saúde Prevenindo Quedas” “24 a 28 de setembro”
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Redes de Atenção à Saúde.
Serviços existentes e Estruturação da Rede da Deficiência no Estado Módulo II Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
E-SUS Santa Catarina.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
CONSOLIDADO MATRIZ – 6 REGIÃO JOINVILLE MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE JOINVILLE.
RESULTADO SELEÇÃO DE TRABALHOS “MELHORES PRÁTICAS DE ATENÇÃO BÁSICA EM SANTA CATARINA” Novembro/15.
Sueyla Ferreira da Silva dos Santos Orientadora: Tânia R. Bertoldo Benedetti Área de Concentração: Atividade Física e Saúde NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
Transcrição da apresentação:

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA NASF EM SANTA CATARINA: PANORAMA ENCONTRO NASF – QUALISUS REDE Região Metropolitana Grande Florianópolis Florianópolis, 21 e 22 de maio 2014

 Os NASF foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando sua abrangência e resolubilidade.  São equipes multiprofissionais, que devem trabalhar de forma integrada às equipes Saúde da Família, apoiando-as e compartilhando saberes.  A lógica do trabalho deve ser pautada no apoio matricial: integração das equipes de SF, de perfil generalista, com profissionais de diferentes núcleos de conhecimento.

MARCOS LEGAIS Portaria nº 154/2008 – Instituiu o NASF, modalidades 1 e 2 (revogada) SC – inova e institui o NASF SC, modalidades 1 e 2 – forma de adesão dos municípios com 1 a 3 ESF Deliberação CIB 023 de 24/04/ incentivo financeiro estadual aos NASF SC para apoiar os municípios que estão impossibilitados de cumprir os requisitos exigidos no Art. 5º e no Art. 6º da Portaria GM nº 154. PNAB 2488/2011 – Política Nacional da Atenção Básica

Deliberação CIB 440/ Aprova o incentivo estadual para cofinanciamento dos NASF SC e NASF Federal, modalidades 1, 2 e 3. - Orienta a migração do NASF SC para o NASF Federal Portaria nº 3.124/2012 – cria o NASF 3 e redefine parâmetros de vinculação das equipes MARCOS LEGAIS

FINANCIAMENTO Valor por EquipeFederalEstadual (SC) Equipe NASF 1 Fed20.000, ,00 Equipe NASF 2 Fed12.000, ,00 Equipe NASF 3 Fed8.000, ,00 Equipe NASF SC ,00 Equipe NASF SC ,00 Média no 1º Quadrimestre de 2014:  211 Equipes NASF receberam recursos financeiros do Ministério da Saúde Em abril/2014 :  190 Municípios receberam incentivo financeiro;  216 Equipes NASF receberam incentivo financeiro Estadual e Federal

MACRORREGIÃONASF 1NASF 2NASF 3NASF SC*TOTAL Grande Fpolis Grande Oeste Meio Oeste e Serra Catarinense Planalto Norte e Nordeste Sul Vale do Itajaí e Foz TOTAL SC *Temos NASF SC que estão em migração para o Federal ** NASF implantados e registrados no SCNES Maio/2014 NASF IMPLANTADOS EM SC

MAPA ESTADUAL

Lizete Contin Gerente da GEABS/SES (48) – OBRIGADA !