Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Coordenadoria de Atenção ao Estudante Cores. A Coordenadoria de Atenção ao Estudante - Cores - tem como objetivo prestar assistência aos estudantes com.
ESPORTE E LAZER PPA
Apresentação do Projeto
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Política Nacional de Humanização
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
PLENÁRIA FINAL.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Núcleo de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Miriam E. M. Angelucci Coordenadora de Assistência Estudantil.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
Foco de Atuação: Atenção Básica
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Autoavaliação Institucional e a CPA
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
Conceito [...] conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso de.
Programa de Apoio ao Acesso e Permanência
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
A experiência na UEFS XI Encontro do Setor das Iees/Imes.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO CGPC – Coordenação Geral de Promoção da Cidadania SIRLENE BENDAZZOLI Coordenadora de Processos Educativos Abril 2015.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
Ministério da Educação Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil – PROAE REGULAMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: NOVOS DESAFIOS Selma Silva Belém 2016.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante como segmento social que deve ser objeto de cuidados e de políticas públicas específicas, as quais confiram sustentabilidade às dinâmicas de constituição subjetiva, sociocultural, política e acadêmico-profissional deste segmento. Neste sentido, são estruturadas ações a partir de quatro eixos: 1) Assistência ao estudante; 2) Ações afirmativas; 3) Ações artístico-culturais e esportivas; e 4) Atenção integral à saúde do estudante. 02

Organização Administrativa 03 Célula de Assistência ao Estudante: Esta Célula elabora instrumentos para a qualificação da permanência do estudante na UECE a partir das seguintes estruturas: Restaurante Universitário; Residência Universitária; Creche; Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Qualificada. Célula de Ações Afirmativas: Realiza estudos e pesquisas sobre o perfil econômico, social e cultural dos estudantes; fomenta debates acerca das formas de discriminação social, racial, étnica e de gênero na UECE; contribui para a implantação de ações afirmativas por meio de seminários, mobilizações e visitas aos campi. Célula de Atenção Integral à Saúde do Estudante: Ação estratégica de apoio ao estudante visando a contribuir na saúde integral do estudante. Diz respeito à interação de vários aspectos psicossociais e pedagógicos, focando tanto em ações preventivas quanto mediando ações voltadas para o atendimento emergencial no tocante à saúde/doença do estudante. Célula de Ações Artístico-Culturais e Esporte: Por meio da cultura e do esporte, busca fortalecer a apropriação/a invenção de formas de sociabilidades juvenis – constituídas por categorias cognitivas, perceptivas e afetivas próprias – aliadas aos conhecimentos voltados à formação acadêmica e ao desempenho profissional. SecretariaPró-Reitor Célula de Assistência ao Estudante Célula de Ações Afirmativas Célula de Ações Culturais e Esporte Célula de Atenção Integral à saúde do estudante Conselho de Política Estudantil

Assistência ao Estudante Célula de Assistência ao Estudante: Em 2014 foram ofertadas 900 bolsas de permanência universitária (600 na Capital e 300 nos Campi do Interior) no valor de R$400,00. O Programa de Bolsas de Estudo e Permanência desenvolve o Projeto Estudante Solidário, aonde desenvolverá o trabalho solidário, em células de trabalho, a partir de preparação prévia dos grupos, na rede pública de ensino. O Restaurante Universitário fornece em média refeições diárias no Campus do Itaperi e 400 para o refeitório do Campus Fátima. Os Restaurantes de Limoeiro do Norte e de Crateús estão em construção. Elaboração da Resolução 530/2014 que regulamenta a concessão de Auxílio Financeiro para Participação de estudantes de graduação em eventos acadêmicos, científicos, artísticos- culturais e esportivos. 04 Célula de Ações Afirmativas: Célula de Atenção Integral à Saúde do Estudante: Célula de Ações Artístico-Culturais e Esporte O estudante é atendido por uma assistente social, sem agendamento prévio, como primeiro contato para os serviços disponibilizados na Célula. Este Programa desenvolve ações em Fortaleza e na Faculdade de Educação de Crateús – FAEC. As ações totalizam cerca de 336 atendimentos individuais nas duas unidades. A I Feira das Profissões, realizada em 2013, contou com a participação de xx cursos de graduação, e com uma média de xx estudantes do ensino médio e de cursinhos pré- vestibulares. Realização do II e II Seminário de Adesão ao ENEM, SISU e Cotas. Realização da Semana de Integração com o tema: “ENEM, SISU e Cotas: Possibilidades e implicações do processo de adesão”. Elaboração do documento de adesão ao sistema de seleção ENEM. Realização do I Censo Discente da UECE. Elaboração da Resolução 1097/2014 que regulamenta a utilização dos espaços físicos e equipamentos para promoção de eventos acadêmicos, artísticos, científicos, culturais, esportivos, comemorativos, sindicais e de formação política na UECE. Discussão e elaboração do projeto dos Jogos Universitários da UECE. Realização do Projeto Cine Imaginário. Apoio na realização de eventos festivos na Universidade.