Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Revisão 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Advertisements

Redação Científica Conteúdo do módulo:
ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Iniciação Científica Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses e Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia Científica
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
Comunicações Técnico-científicas
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Professores: Andréa, Bruna e Homero Disciplina: Seminário Integrado
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Dissertações e Teses-PROPAD
Referências Bibliográficas.
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Regras da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
Projeto de Intervenção
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
Apresentação de trabalhos acadêmicos
FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Trabalho nas regras ABNT
Iniciação Científica º Série/EM.
Metodologia Científica
Construção de relatórios
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Elaboração de relatório
TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS Estrutura e Normalização
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
Formatando a página.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Revisão das Normas da ABNT
NORMAS DA ABNT.
AS TRÊS PREOCUPAÇÕES COM OS TRABALHOS ACADÊMICOS: citações, referências e apresentação.
AULA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES CBD ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO GUIA DE FONTES INFORMACIONAIS.
Comunicação e Redação Empresarial
ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
Produção de Artigo Acadêmico
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
Referências Bibliográficas
Profª . Deyse Karla de Oliveira Martins
Métodos Científicos Profa. Fernanda H. Freitas Miranda
ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Tendo em vista a necessidade de produção de trabalhos tanto no âmbito escolar quanto acadêmico, precisamos saber o básico para que possamos produzir trabalhos.
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
TRABALHOS ACADÊMICOS.
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências da Saúde Departamento de Saúde Coletiva Prof a Grasiela Piuvezam Prof a Isa Hetzel Projeto.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 4.
Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto V: Elementos Pós-Textuais Manual de Monografia.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 5.
Citações e Referências
Eduardo Ramos de Santana UNEB – Universidade Estadual da Bahia Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Estágio Supervisionado.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Normatização ABNT.
Transcrição da apresentação:

Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Revisão 2

Aula de Hoje Compreender o que é pesquisa. Conhecer os principais tipos de trabalhos acadêmicos e científicos, bem como suas características. Organizar e formatar diversos tipos de trabalhos acadêmicos. Analisar as regras para a citação e referências de trabalhos acadêmicos a partir da padronização construída pela ABNT e validada no universo acadêmico. Como na maioria dos trabalhos acadêmicos é necessário citar as referências, esta aula irá fornecer o suporte necessário para que você possa incluir as referências com segurança.

Definição de Pesquisa A pesquisa é a busca de resposta para determinados problemas, um instrumento dinâmico de questionamento, indagação, descoberta e aprofundamento (BARROS E LEHFELD, 2007); Feita de maneira sistematizada, vale-se de leis e teorias para explicar a realidade empírica. Esta explicação do real utiliza técnicas próprias ao universo científico para explicar os fatos.

Objetivos da pesquisa

Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa DadosNúmerosTextos AnáliseEstatísticaInterpretação ProtótipoPesquisas de opinião Entrevista em profundidade QUANTITATIVAS QUALITATIVAS ESTRATÉGIAS (ABORDAGENS) FONTE: Bauer; Gaskell e Allun (2002)

Tipos de pesquisa De acordo com Bastos e Keller (2002), são três os principais métodos para fazer uma pesquisa: pesquisa de campo, pesquisa de laboratório e pesquisa bibliográfica.

4.bp.blogspot.com Problema de Pesquisa Toda pesquisa inicia-se com questões que precisam ser elucidadas. Isto significa que a dúvida é a tomada de consciência da existência de respostas insatisfatórias. Alma da pesquisa!

Hipóteses Com o objetivo de direcionar o esforço e aclarar o tema, formulamos hipóteses, as quais nos mostram onde queremos chegar, o que queremos mostrar, testar ou descobrir. Uma hipótese aponta uma suspeita, um “palpite” acerca de um dado fenômeno, o qual, ao longo do percurso, pode ser confirmado ou refutado.

Fundamentação Teórica Para desenvolver a fundamentação teórica de um trabalho científico, não basta simplesmente listar autores para dizer o que foi dito por cada um, como uma colcha de retalhos. É imprescindível construir uma base teórica significativa que justifique e dê embasamento ao trabalho.

Trabalho Acadêmico Trabalho acadêmico é um documento escrito que representa o resultado de um estudo solicitado em âmbito educacional, como uma disciplina, curso ou programa. O trabalho deve expressar conhecimento sobre o assunto escolhido. - Resumo - Resenha - Relatório de pesquisa - Artigo Científico - Monografia Os principais tipos de trabalhos acadêmicos:

Elementos pré-textuais  Elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho.  Obrigatórios  Capa  Folha de rosto  Folha de aprovação  Resumo na língua portuguesa  Sumário  Opcionais  Lombada  Errata  Dedicatória  Agradecimento  Epígrafe  Listas

Elementos textuais  É a parte do trabalho em que é exposto ao conteúdo propriamente dito.  Introdução  Desenvolvimento  Conclusão

Elementos pós-textuais  Os elementos pós-textuais são constituídos das seguintes fases:  Referências (obrigatório);  Glossário (opcional);  Apêndice(s) (opcional);  Anexo(s) (opcional);  Índice(s) (opcional).

Formatação  NBR 6023/2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): ElementoEspecificação PapelA4 FonteArial ou TNR, cor preta Tamanho da Fonte12 Espaç. entrelinhas1,5 Citações > 3 linhasFonte 11 e desloca- mento de 4cm

Citações  Conhecimento é algo acumulado ao longo do tempo.  A citação é legitimar um assunto com o qual você está trabalhando.  Para tanto, existe norma específica de citação, a NBR

Citações  De acordo com a NBR 10520, as citações podem ser do tipo:  transcrição ou paráfrase direta (transcrição literal) ou indireta (texto baseado no autor consultado);  citação de citação (direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original).

Citações  Sistemas de citação – Sistema Numérico Como disse Clarice Lispector, ‘apesar de’, temos que continuar vivendo. (15) –Sistema Autor-data Como coloca Assaf Neto (2014, p. 61), a liquidez “refere-se à capacidade de negociação do título de dívida no mercado”.

Categorias CategoriaMaterial MonografiasLivro, teses, dissertações PeriódicosRevistas, jornais Doc. jurídicosLeis, decretos, portarias etc. Doc. eletrônicosInternet, CD-ROM, imagens Doc. iconográficoFotografia, desenho Doc. cartográficoMapa, globo, plantas Doc. sonoroCD, fita, disco etc.

Regras Gerais Apenas são referidas as obras citadas no corpo do texto. As referências devem ser escritas por ordem alfabética segundo o sobrenome do primeiro autor ou editor. As referências de um mesmo autor ordenam-se por ano de publicação, surgindo em primeiro lugar a mais antiga.

Informações Relevantes O termo correto a ser usado é Referências (não Bibliografia nem Referências Bibliográficas). Os prenomes dos autores podem ser digitados por extenso ou abreviadamente. Deve-se obedecer ao que aparece na obra original.

Autores Um autor: ALMEIDA, A. F. Português básico: gramática, redação e textos. 3. ed. São Paulo: Atlas, Dois autores: MARTINS, D. S.; ZILBERKNOP, L. S. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 24.ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2003.

Autores Três autores: RIESMAN, D.; GLAZER, N.; DENNEY, R. A Multidão solitária: um estudo da mudança do caráter americano. São Paulo: Perspectiva, Mais de três autores: ADAMS, R. N. et al. Mudança social na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

Livro AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Cidade, Estado: Editora. Ano. Número de páginas. DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p.

Artigos de Revista AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Título da revista, (abreviado ou não) local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial-final, mês e ano. ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p , out./dez

Artigos Online AUTOR. Título do artigo. Título da publicação seriada, local, volume, número, mês e ano. Paginação ou indicação de tamanho. Disponível em:. Acesso em: data. MALOFF, Joel. A internet e o valor da “internetização”. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, Disponível em:. Acesso em: 18 jan

Plágio Plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual etc.) contendo partes de uma obra que pertença a qualquer outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.

Plágio A Lei de Direito Autoral no 9.610, de 19/2/1998, regula o direito autoral no país, e o Código Penal, no artigo 184, prevê pena de detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa.

Referências BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, CONTANDRIOPOULOS, André-Pierre; CHAMPAGNE, François; POTVIN, Louise; DENIS, Jean-Louis; BOYLE, Pierre. Saber preparar uma pesquisa: definição, estrutura e financiamento. 3. ed. São Paulo: Hucitec, DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Editora Atlas, GALLIANO, A. G. (Org.). O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harper & Row, KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, LUCKESI, C. et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1984.