Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação TIC no ensino superior
Advertisements

O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Projecto SALINA Setting an All IP Network in Aveiro
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha
Escola Superior de Educação
Comissão de Educação dos Profissionais
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
A Investigação Educacional em Portugal
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Práticas no ensino da língua
Lisboa, Julho 2006 As funções do Estado: Há gente a mais na Função Pública?
Sistema de Formação e Certificação em Competências TIC
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Intervenção psicológica
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
Seminário de Integração Profissional IV
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Direcção Nacional de Recursos Humanos
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Escola Secundária de Monserrate
Psicologia da Educação
Módulo 4 – Legislação desportiva
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Maria Adriana Sousa Carvalho Paulino Lima Fortes Percursos da internacionalização: o caso da Universidade de Cabo Verde.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ROMEU CORREIA OFERTA FORMATIVA 2013/ /2014.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Curso Especialização Tecnológica Ano Letivo de 2012/
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR Aveiro, 20 de Maio 2016 INCLUSÃO GRUPO DE TRABALHO PARA O APOIO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Apoio.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na Formação e Qualificação em Cabo Verde

2  O IPAD –Linhas mestras de actuação –Estratégia Nacional Prioridades Geográficas Prioridades Sectoriais –Estratégia do país parceiro Programas de desenvolvimento –Programas de cooperação

3 Bolsas Intervenção do IPAD em Cabo Verde Cursos/Acções realizadas em Cabo Verde  Em Cabo Verde  Em Portugal  Outras Bolsas  Ensino Secundário  Formação e Capacitação Institucional  Ensino Superior

4  Em Cabo Verde –Enquadramento Programa em execução desde o ano lectivo 2002/03, prevê a atribuição de um montante mensal por um período de 11 meses. Bolsas para o ensino superior sendo a distribuição feita pelos estabelecimentos de Cabo Verde com base nos cursos considerados prioritários para a sua estratégia de desenvolvimento. Bolsas renováveis anualmente e válidas para um ciclo académico completo; Bolsas

5  Em Cabo Verde –Evolução Contingente inicial de 10 bolsas, duplicado em 2003/04 para 20 bolsas. Formação em Cabo Verde - Número de bolseiros (*) Número provisório Bolsas

6  Em Cabo Verde –Distribuição por estabelecimentos de ensino No ano lectivo 2006/07 (números provisórios): Bolsas

7  Bolsas em Portugal –Evolução Temporal: Entre o ano lectivo 1995/96 e 2006/07 Bolsas Formação em Portugal - Número de bolseiros por níveis (reportados a Janeiro)

8  Bolsas em Portugal –Distribuição por Licenciaturas Bolsas

9  Bolsas em Portugal –Distribuição temporal das Licenciaturas Bolsas

10  Outras Bolsas –Técnico-Militar O Ministério da Defesa, de acordo com uma verba que o IPAD disponibiliza anualmente, atribui vagas para cursos e estágios em Estabelecimentos de Ensino Militar a militares e jovens. Ano lectivo 2006/07: estima-se que usufruam de bolsa 42 estudantes, encontrando-se actualmente em Portugal 27. Distribuição pelos Ramos (2006/07)

11  Outras Bolsas –Técnico-Policial Funcionamento análogo ao das bolsas Técnico-Militares. O ISCP de acordo com uma verba que o IPAD disponibiliza anualmente atribui vagas a estudantes para o Curso Superior de Polícia. Encontram-se actualmente em formação 4 bolseiros. Bolsas

12  Ensino Secundário PADES: Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Secundário Objectivo: Início: Colmatar as insuficiências de professores qualificados do sistema de ensino; Actividades: Contratação de professores para leccionarem em Cabo Verde com uma componente leccionação e formação de professores; Início: Ano lectivo 1998/99 Em 2007 conta com a participação de cerca de 40 docentes portugueses Cursos ou Acções Realizadas em Cabo Verde

13  Formação e Capacitação Institucional Com vista à criação de mão-de-obra especializada –Justiça: formação de quadros (PT e CV); –Saúde: formação ministrada aos médicos e a outros profissionais de saúde no domínio da alergologia; –Ambiente: formação de inspectores ambientais (CV e estágio em PT); –Administração Pública: formação de funcionários dos municípios no âmbito do apoio à implementação do Sistema de Informação Municipal do Fogo e na Brava; –Segurança: acções de formação de curta duração em áreas especializadas (CV) e estágios de elementos da POP (PT); Cursos ou Acções Realizadas em Cabo Verde

14  Formação e Capacitação Não-Institucional –Centro de Formação Profissional do Fogo: Projecto visa a construção de um centro, criando condições para a fixação das pessoas e evitando o seu êxodo. Áreas de formação: construção civil e agro-pecuária para os residentes nas ilhas do Fogo e Brava; –Programa Integrado de Emprego e Formação Profissional: Programa visa formar e qualificar quadros profissionais cabo- verdianos (Ministério do Trabalho e Segurança Social e Ministério da Qualificação e Emprego de Cabo Verde); –Programa de Cooperação entre o MTSS e o Ministério do Trabalho, Família e Solidariedade de Cabo Verde: luta contra a pobreza, a ajuda ao desenvolvimento e a protecção social; Cursos ou Acções Realizadas em Cabo Verde

15  Ensino Superior –Bacharelato em Engenharia Agro-florestal: 1993/96, Orientação ISA e INIDA (24 alunos CV e PALOP); –Bacharelatos em Produção e Protecção das Culturas e Agroeconomia: 1998/01, Orientação ISA e INIDA (36 alunos CV e PALOP); –Apoio à Escola Superior de Educação; Cursos ou Acções Realizadas em Cabo Verde

16  Ensino Superior –Cursos de Licenciatura em Engenharia Rural e do Ambiente: Formação de técnicos superiores de carácter ambientalista capazes de intervir na planificação e execução de políticas. Orientação ISA (40 alunos CV e outros PALOP); –Cursos de Mestrado em Matemática Aplicada à Engenharia e em Engenharia Electrónica e Telecomunicações, Especialização em Sistemas de Informação: Aumentar a qualificação e o n.º de técnicos superiores nestas áreas (Orientação Universidade de Aveiro) Cursos ou Acções Realizadas em Cabo Verde

17 Formação e educação no PIC 2005/07

18 Obrigado