Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.

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Transcrição da apresentação:

Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade

Aprendizagem e Avaliação

Proposta O Colégio Imaculada Conceição – Rede Filhas de Jesus considera essencial:  a formação humano-cristã;  a educação de qualidade.

Aprendizagem Significativa - Relação entre o que foi ensinado e o que foi aprendido. - Todo contexto da aprendizagem deve ser valorizado.

Contexto da Aprendizagem  conteúdos – seu tratamento;  dinâmica das tarefas;  interação com a atividade proposta;  empenho pessoal do aluno.

Avaliação A avaliação corresponde a um dos procedimentos educacionais mais importantes e discutidos na atualidade.

Avaliação Faz parte do processo educativo e atua como elemento formativo continuado e norteador da própria aprendizagem.

“A avaliação consiste em uma prática educativa presente ao longo de toda a escolaridade e deve ser contextualizada, flexível, interativa, contribuindo de maneira contínua e dialógica para a formação dos alunos.” Paulo Freire (1975)

Avaliação Possibilidade de investigação sobre o processo de ensino/aprendizagem para propor intervenções que promovam a educação de qualidade.

O Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM, instituído através da Resolução nº 18/99 do Conselho Setorial de Graduação - CONGRAD, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em sua reunião ordinária do dia 16 de junho de 1999, é uma das formas de ingresso aos cursos de graduação dessa universidade. Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM/UFJF

O PISM é um programa de avaliação seriada, realizado anualmente, em módulos consecutivos de avaliação, gradual e cumulativa, sendo que a participação dos candidatos se dá em 3 (três) módulos, um ao final de cada série do Ensino Médio, caracterizando-se um triênio, a saber: 1º ano (ao final da 1ª série) = módulo I 2º ano (ao final da 2ª série) = módulo II 3º ano (ao final da 3ª série) = módulo III. Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM/UFJF

O PISM, sendo uma nova forma de ingresso ao ensino superior, tem o propósito de buscar a: - interação entre os ensinos médio e superior; - avaliação gradual, sistemática e seriada dos alunos de Ensino Médio, candidatos ao ensino superior; - valorização do trabalho dos professores do Ensino Médio e do processo de aprendizagem dos alunos; - indicação de uma proposta que se pauta na busca de um ensino reflexivo, crítico e dinâmico. Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM/UFJF

O Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM, instituído através da Resolução nº 18/99 do Conselho Setorial de Graduação - CONGRAD, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em sua reunião ordinária do dia 16 de junho de 1999, é uma das formas de ingresso aos cursos de graduação dessa universidade. Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM/UFJF

O Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM, instituído através da Resolução nº 18/99 do Conselho Setorial de Graduação - CONGRAD, da Universidade Federal de Juiz de Fora, em sua reunião ordinária do dia 16 de junho de 1999, é uma das formas de ingresso aos cursos de graduação dessa universidade. Programa de Ingresso Seletivo Misto - PISM/UFJF

O Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (PASES), um programa trienal, consiste em avaliar os participantes por três vezes consecutivas, uma ao final de cada ano, e, após a terceira avaliação, classificá-los para concorrer a uma das vagas de um dos cursos oferecidos pela UFV no primeiro ano letivo após a terceira etapa das provas. Programa de Avaliação Seriada para o Ensino Superior - PASES / UFV

Com o participante do programa - Proporcionar um processo de seleção menos tenso que o concurso vestibular. - Valorizar o conhecimento adquirido pelo estudante tão logo tenha sido assimilado. - Oferecer a oportunidade de, no transcorrer do Ensino Médio, comparar-se com candidatos de diferentes escolas, corrigindo falhas, redirecionando seus estudos e definindo suas aptidões. - Propiciar duas oportunidades de ocupar uma das vagas de um dos cursos oferecidos pela UFV, classificando-o pelo seu melhor rendimento percentual: PASES ou Vestibular. Programa de Avaliação Seriada para o Ensino Superior - PASES / UFV

Poderá participar do PASES toda pessoa que aceite as normas contidas no edital e detalhadas no Manual. É necessário que o participante da 1ª etapa do PASES esteja matriculado na primeira série do Ensino Médio, cuja modalidade de ensino seja regular, de três anos, ou na segunda série, em escola de Ensino Médio de duração de quatro anos. Ao se inscrever no programa, a escola na qual o estudante estiver matriculado fica automaticamente cadastrada, conforme dados fornecidos pelo estudante no requerimento de inscrição. O participante do PASES deverá renovar sua inscrição a cada ano. Programa de Avaliação Seriada para o Ensino Superior - PASES / UFV

O PAS é um programa de acesso seriado no qual o aluno, ao término de cada Ano do Ensino Médio, realiza uma prova Programa de Avaliação Seriada - PAS / UFSJ

- O PAS inicia-se pelo, em que o aluno fará uma Prova de Conhecimentos Gerais da UFSJ, constituída por 50 questões de múltipla escolha de cada uma das 10 disciplinas do núcleo comum do 1º Ano do Ensino Médio. - No, o aluno fará uma Prova de Conhecimentos Gerais, constituída por 50 questões de múltipla escolha de cada uma das 10 disciplinas do núcleo comum do 2º Ano do Ensino Médio. - Para o, o aluno terá que ter feito a Prova do ENEM e fará uma Prova de Conhecimentos Específicos da UFSJ, composta por 48 questões de múltipla escolha, com até 4 disciplinas específicas do núcleo comum do Ensino Médio, de acordo com o curso escolhido. Há, também, uma Prova de Habilidades Específicas para os cursos que estabelecerem essa exigência para a seleção de seus alunos. Programa de Avaliação Seriada - PAS / UFSJ

Como serão distribuídas as questões em cada Módulo do PAS? -Módulo I : 8 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, 4 de Língua Estrangeira, 2 de Filosofia, 5 de Geografia, 5 de História, 6 de Biologia, 6 de Física, 6 de Química e 8 de Matemática. -Módulo II: 8 de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, 4 de Língua Estrangeira, 2 de Filosofia, 5 de Geografia, 5 de História, 6 de Biologia, 6 de Física, 6 de Química e 8 de Matemática. -Módulo III: 12 questões para cada uma das disciplinas específicas por curso. Programa de Avaliação Seriada - PAS / UFSJ

Alunos do CIC – Rede Filhas de Jesus Estaremos com vocês nesta caminhada