Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2 Professores Coordenadores Pedagógicos dos Anos Iniciais Diretoria de Ensino Leste 2 Ler e Escrever e EMAI 2016 EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2 SAMUEL PRIMO - Diretor do Núcleo Pedagógico LUCINAIDE - Supervisor Ler e escrever VERONICA NUNES - Supervisor Ler e escrever
EQUIPE DOS ANOS INICIAIS - 2015 Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP MÔNICA EDINEUSA ILDA CIBILLA
“Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa “Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire
Objetivos Apresentar os novos PCs os materiais do programa Ler e Escrever; Refletir sobre o trabalho com projetos e sequências didáticas ao longo dos Anos Iniciais; Refletir sobre alguns procedimentos didáticos que contribuem para avanços dos alunos em relação ao sistema alfabético de escrita. Discutir a articulação entre os conteúdos trabalhados na sala de aula e as necessidades de aprendizagem dos alunos e as expectativas de aprendizagem; Retomar as demandas de trabalho dos PCs.
Desenvolvimento Apresentação da pauta Leitura em voz alta Apresentação dos PCs Retomada das demandas dos Anos Iniciais A Rotina do PC Apresentação do material do Ler e Escrever (como está organizado Sistema de Escrita ( sondagem e hipótese de escrita) Análise das escritas do aluno Andrei Análise das intervenções da professora tarefa
Leitura inicial: A moça inteligente (Rosane Pamplona)
Retomada das Demandas dos Anos Iniciais Visão do Futuro; Aluno pesquisador; PNAIC; Plataforma SARA; Mapa da classe; Projeto de recuperação; PEI (Programa Ensino Integral); ETI (Escola de Tempo Integral); Jornada da Matemática
Retomada das Demandas dos Anos Iniciais a) Foco das formações: Sistema Alfabético de Escrita; Leitura; Produção de Texto; Educação Matemática.
b) Professores Ingressantes c) Rotina do PC
Refletir sobre o propósito da Rotina do PC ROTINA FIXA PÚBLICA ATUALIZAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO
Refletir sobre o propósito da Rotina do PC Organização da Rotina na gestão da aprendizagem Os acompanhamentos em sala de aula, os diagnósticos propostos, realizados e ANALISADOS, fornecem informações importantes para o planejamento de formação, o planejamento de AÇÕES, o planejamento de boas situações de aprendizagem a serem propostas aos alunos, além de possibilitar o monitoramento da evolução da aprendizagem no ano 2016.
Apresentação do material do Programa Ler e Escrever
Apresentação do material do Programa Ler e Escrever Expectativas de Aprendizagem Por que as atividades estão organizadas em sequência? Por que o projeto tem um produto final?
QUADRO DE PROJETOS E SEQUÊNCIA DIDÁTICAS
Sistema de escrita Conversando sobre Sondagem e hipótese de escrita. Como e porque fazer a sondagem dos alunos?
Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5 Arakem Vanessa Lidia Cida (Balbina) Gedalva Darismar Marcia Tania Adelangela Roseli Leni Adriana (Kozel) Cristina Fatima Cida (Fernandes) Cida (Arlindo) Salete Cristiane Rosane Adriana (Pedro Moreira)
Observando as escritas do aluno Andrei, analise em grupo, quais são os saberes do aluno? Como podemos ajuda-lo a avançar?
Análise coletiva das escritas de Andrei ao longo de 4 meses Aluno fevereiro março abril maio Andrei
Discussão coletiva de propostas de intervenção para avanço do aluno. Análise de registros de atividade e discussão das intervenções da professora
Tarefa Organizar um quadro de temas a serem trabalhados em ATPC Elaboração da rotina (ver modelos no site da D.E.)
Agradecemos a todos pela colaboração. Ilda ildapcnp@gmail.com Cibilla cibilla@hotmail.com Edineusa edineusas@ig.com.br Monica monicaffmonica@hotmail.com Agradecemos a todos pela colaboração.
Agradecemos a presença de todos. E bom trabalho! http://nucleo-pedagogico-leste-2.webnode.com/