Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Programa Ler e Escrever Matemática
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Programa Ler e Escrever
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
Planejamento - Professor
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Coordenação do núcleo pedagógico/ oficina pedagógica ef-cii E EM
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
CURRICULO +.
Por quê? Resultados SARESP Por quê? Resultados SARESP 2005.
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
Organizando o trabalho pedagógico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
DIDÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Didática da alfabetização
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Ações Anos Iniciais DIRETORIA DE ENSINO DE ITU Núcleo Pedagógico
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
Devolutiva do acompanhamento às UEs
Organização e desenvolvimento do HTPC
  Diretoria de Ensino Leste 2 Núcleo Pedagógico Orientação Técnica - Programa: Ler e Escrever Anos Iniciais 2016.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
Transcrição da apresentação:

Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2 Professores Coordenadores Pedagógicos dos Anos Iniciais Diretoria de Ensino Leste 2 Ler e Escrever e EMAI 2016 EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2 SAMUEL PRIMO - Diretor do Núcleo Pedagógico LUCINAIDE - Supervisor Ler e escrever VERONICA NUNES - Supervisor Ler e escrever

EQUIPE DOS ANOS INICIAIS - 2015 Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico – PCNP MÔNICA EDINEUSA ILDA CIBILLA

“Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa “Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre.” Paulo Freire

Objetivos Apresentar os novos PCs os materiais do programa Ler e Escrever; Refletir sobre o trabalho com projetos e sequências didáticas ao longo dos Anos Iniciais; Refletir sobre alguns procedimentos didáticos que contribuem para avanços dos alunos em relação ao sistema alfabético de escrita. Discutir a articulação entre os conteúdos trabalhados na sala de aula e as necessidades de aprendizagem dos alunos e as expectativas de aprendizagem; Retomar as demandas de trabalho dos PCs.

Desenvolvimento Apresentação da pauta Leitura em voz alta Apresentação dos PCs Retomada das demandas dos Anos Iniciais A Rotina do PC Apresentação do material do Ler e Escrever (como está organizado Sistema de Escrita ( sondagem e hipótese de escrita) Análise das escritas do aluno Andrei Análise das intervenções da professora tarefa

Leitura inicial: A moça inteligente (Rosane Pamplona)

Retomada das Demandas dos Anos Iniciais Visão do Futuro; Aluno pesquisador; PNAIC; Plataforma SARA; Mapa da classe; Projeto de recuperação; PEI (Programa Ensino Integral); ETI (Escola de Tempo Integral); Jornada da Matemática

Retomada das Demandas dos Anos Iniciais a) Foco das formações: Sistema Alfabético de Escrita; Leitura; Produção de Texto; Educação Matemática.

b) Professores Ingressantes c) Rotina do PC

Refletir sobre o propósito da Rotina do PC ROTINA FIXA PÚBLICA ATUALIZAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO

Refletir sobre o propósito da Rotina do PC Organização da Rotina na gestão da aprendizagem Os acompanhamentos em sala de aula, os diagnósticos propostos, realizados e ANALISADOS, fornecem informações importantes para o planejamento de formação, o planejamento de AÇÕES, o planejamento de boas situações de aprendizagem a serem propostas aos alunos, além de possibilitar o monitoramento da evolução da aprendizagem no ano 2016.

Apresentação do material do Programa Ler e Escrever

Apresentação do material do Programa Ler e Escrever Expectativas de Aprendizagem Por que as atividades estão organizadas em sequência? Por que o projeto tem um produto final?

QUADRO DE PROJETOS E SEQUÊNCIA DIDÁTICAS

Sistema de escrita Conversando sobre Sondagem e hipótese de escrita. Como e porque fazer a sondagem dos alunos?

Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5 Arakem  Vanessa Lidia  Cida (Balbina) Gedalva Darismar Marcia Tania Adelangela Roseli Leni Adriana (Kozel) Cristina Fatima Cida (Fernandes) Cida (Arlindo) Salete Cristiane Rosane Adriana (Pedro Moreira)

Observando as escritas do aluno Andrei, analise em grupo, quais são os saberes do aluno? Como podemos ajuda-lo a avançar?

Análise coletiva das escritas de Andrei ao longo de 4 meses Aluno fevereiro março abril maio Andrei

Discussão coletiva de propostas de intervenção para avanço do aluno. Análise de registros de atividade e discussão das intervenções da professora

Tarefa Organizar um quadro de temas a serem trabalhados em ATPC Elaboração da rotina (ver modelos no site da D.E.)

Agradecemos a todos pela colaboração. Ilda ildapcnp@gmail.com Cibilla cibilla@hotmail.com Edineusa edineusas@ig.com.br Monica monicaffmonica@hotmail.com Agradecemos a todos pela colaboração.

Agradecemos a presença de todos. E bom trabalho! http://nucleo-pedagogico-leste-2.webnode.com/