Professor Marcel Matias

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Transcrição da apresentação:

Professor Marcel Matias GÊNEROS ÉPICO E LÍRICO Professor Marcel Matias

GÊNEROS LITERÁRIOS Padrões de composição artística. Três gêneros: épico, lírico e dramático. Aristóteles foi o primeiro estudioso a tentar organizar a produção literária em gêneros a partir da observação do conteúdo e da forma da obra. Mimese e catarse.

GÊNERO ÉPICO Os longos poemas narrativos, em que um acontecimento histórico protagonizado por um herói é celebrado em estilo solene, grandioso, são chamados de épicos ou epopeias. Epopeias clássicas ou primárias: Ilíada (guerra entre gregos e troianos) e Odisseia (retorno de Ulisses para a Grécia após a Guerra de Troia), de Homero, do século VIII a.C. Epopeias de imitação ou secundárias: Eneida, de Virgílio, dos anos 30 a 19 a.C.; Os lusíadas (1556), de Luís de Camões.

Do épico ao romanesco Poema épico se transforma em romance a partir do século XVIII. Narrativa moderna: herói problemático. Dom Quixote (1605), de Miguel de Cervantes.

Dom Quixote na música brasileira Engenheiros do Hawaii: http://www.youtube.com/watch?v=__bihwnurTI

GÊNERO LÍRICO Expressão de sentimentos e emoções pessoais. Sujeito lírico enuncia o poema. O eu-lírico (ou eu-poemático) manifesta a expressão do mundo interior, fala de sentimentos, emoções, estados de espírito. Lira, instrumento musical de cordas que acompanhava a recitação do poema. Formas da lírica: elegia (acontecimento triste); écloga (poema pastoril); ode (homenagem); soneto.

Recursos poéticos Ritmo: alternância entre acentos (sílabas átonas e tônicas) e pausas. Metro: contagem de sílabas poéticas de um verso. Rima: semelhança de sons no final, no meio ou no início do verso.

Aspectos estruturais da poesia Estrofe: dístico, terceto, quarteto (quadra), quinteto, sexteto (sextilha), septilha, oitava, novena, décima. Metrificação: redondilha menor (5 sílabas); redondilha maior (7); decassílabo (10); dodecassílabo, alexandrino (12); versos livres. Rimas: pobres e ricas. Disposição das rimas: paralelas (AABB); intercaladas (ABBA); alternadas (ABAB); rima interna ou encadeada; misturadas; versos brancos.

Poesia lírica na música brasileira Fagner: http://www.youtube.com/watch?v=pFPHlRNo5iw

Fanatismo / Florbela Espanca Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida.  Meus olhos andam cegos de te ver.  Não és sequer razão do meu viver  Pois que tu és já toda a minha vida!  Não vejo nada assim enlouquecida...  Passo no mundo, meu Amor, a ler  No mist'rioso livro do teu ser  A mesma história tantas vezes lida!...  "Tudo no mundo é frágil, tudo passa...  Quando me dizem isto, toda a graça  Duma boca divina fala em mim!  E, olhos postos em ti, digo de rastros:  "Ah! podem voar mundos, morrer astros,  Que tu és como Deus: princípio e fim!..." 

Atividade Selecione um soneto e realize uma análise estrutural deste, observando o tipo de estrofe, a metrificação e o esquema de rimas.