Em Resumo  AS CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
Advertisements

A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O processo que revolucionou a economia e o mundo.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
Atividades industriais nos eua. Prof: Carlindomar.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Trabalho próxima aula Artigo 21 da Lei Antitruste 10 equipes escolherão dois incisos ou unicamente o XXIV Incisos não disponíveis II – XIV – XVII – XIX.
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Capitalista Socialista Misto
Trabalho de História. Cartel Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita Profa. Eliana Tadeu Terci.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Revisão 2º ano. Composição étnica brasileira Brasil - uma nação muito miscigenada Raiz essencial da composição étnica brasileira modelada por: índios,
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Economia Contemporânea Carlos Augusto da Silva Souza.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Aula 3 Kalecki Profa. Eliana Tadeu Terci. Kalecki Recebe influência de Marx e Keynes, preocupado em entender a dinâmica econômica: desemprego, distribuição.
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
MODERNIDADE PÓS- MODERNIDADE. Modernidade 1. algo avançado, conquistas mais avançadas, atual, tempo presente. (modus hodiernus) 2. refere-se à época moderna,
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
Causas e efeitos mundiais A CRISE ECONÔMICA DE 1929.
O setor externo Aula 11.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
ABUSO DE PODER ECONÔMICO DIREITO CONCORRENCIAL. Poder econômico = Acúmulo de riquezas. O poder econômico surge das atividades de prestação de serviço.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
O INTERESSE DO CONSUMIDOR NO PL 29/07 NOV/2008AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Transcrição da apresentação:

Em Resumo  AS CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

 Primeira Divisão Internacional do Trabalho Graças à consolidação do sistema capitalista no século XVIII, houve uma intensa transformação no processo produtivo, que ficou conhecida como Revolução Industrial. Nessa época, a divisão internacional do trabalho sofreu mudanças, por causa donovo modelo de produção em que as fábricas adotaram as máquinas e com isto, tomam o lugar da produção artesanal. 2 Nesse momento, o mundo estava dividido entre países especializados em fornecer matéria-prima e países que utilizavam essa matéria-prima para fazer produtos industrializados. Os que forneciam matéria-prima estavam atrelados ao subdesenvolvimento e os que produziam produtos industrializados se tornariam líderes do sistema capitalista. 2capitalistaséculo XVIIIRevolução Industrialfábricas 2

 Segunda Divisão Internacional do Trabalho Desde o início do século XX, a Inglaterra registrou sinais de fragilidade na sua condição de potência hegemônica, que foram agravados por duas guerras mundiais e pela crise de Então, depois da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidosassumiram a posição de potência mundial. 2 Essa nova fase do capitalismo ficou conhecida como capitalismo financeiro e causou modificações na Divisão Internacional do Trabalho. Nessa época, muitos países subdesenvolvidos começaram a ser financiados pelos países detentores do capitale dessa maneira, muitas empresas passaram a espalhar filiais pelo mundo, o que transformou os países subdesenvolvidos em exportadores de produtos industrializados, alterando as relações comerciais que predominavam no mundo. 2século XXInglaterracrise de 1929Segunda Guerra MundialEstados Unidos 2capitalismo financeirocapitalfiliaismundo 2

o Terceira Divisão Internacional do Trabalho Superada a destruição que foi provocada pela Segunda Guerra Mundial, a economia mundial acelerou como nunca'. As empresas dos países industrializados tornaram-se grandes e se espalharam cada vez mais pelo mundo, globalizando não apenas a produção, mas também o consumo. 2 Desde a década de 1970, está havendo uma mudança na Divisão Internacional do Trabalho, devido ao processo de reestruturação industrial e a expansão das grandes empresas. 2 Gradativamente, grandes empresas construíram filiais em diversos países, o que explica o fato de alguns países subdesenvolvidos terem se industrializado nesse período. Entretanto, esse processo de industrialização é desigual, pois os tipos de indústria e tecnologia empregados não são os mesmos das matrizes. 2Segunda Guerra Mundialconsumo indústriatecnologiamatrizes 2

Em Resumo OS PORQUÊS DA CRISE DE 29 O PRIMEIRO MARCO DA CRISE DO CAPITALISMO

 Nas primeiras décadas do século XX, os EUA passavam por uma fase de grande crescimento econômico, alavancando a economia do mundo inteiro. Contudo, os Estados Unidos começaram a encontrar sérias dificuldades econômicas a partir de 1925, devido, principalmente, ao fato dos salários não terem acompanhado o aumento da produção. Assim, havia muitos produtos, porém não havia quem comprasse, pois os salários eram pequenos e os empregos foram reduzidos, gerando assim, uma superprodução e uma crise no sistema econômico

Em Resumo O COLAPSO DO SOCIALISMO DE 1980

 Socialismo Real – Estado assume poderes autoritários, centralizadores sobre os segmentos da vida social.  Socialismo Ideológico (Teoria Marxista – implementado por Lênin) – Presença do Estado se justifica como uma transição para o sistema Comunista (ausência do Estado). Lideres Soviéticos deturpam ideias Socialistas (Stalin / Kruitev) – assumem poder exacerbado.  CAUSAS do COLAPSO:  1) Classe dominante/dirigente impõem veto a participação e opinião popular, liberdade de pensamento e expressão, alem de desfrutar de benefícios e regalias inexistente para maior parte da população.  2) Excessivos gatos na área militar e aeroespacial comprometeram investimentos nos setores produtivos (agricultura e industrias de bens de consumo), tornando este setores obsoletos e defasados, tend como conseqüência baixa produtividade e desabastecimento de bens de consumo.  3) Insatisfação popular nos países soviéticos/enfraquecimento do poder político/pressão estadunidense para abertura econômica/política.  Marco oficial do fim do socialismo – Queda do muro de Berlim (11/1989). E o acordo assinado em 1991 põe fim oficialmente a URSS e ao Pacto de Varsóvia(Aliança Militar entre os países socialistas ligados a URSS).

Em Resumo A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

 A Divisão Internacional do Trabalho consiste na especialização produtiva dos países e das regiões na intensificação das trocas. Esta especialização das funções econômicas é um reflexo da solidificação da globalização. Também é uma divisão de produção no cenário mundial entre os países desenvolvidos e emergentes. Os primeiros exportam tecnologia, empresas e empréstimos enquanto os emergentes exportam produtos industrializados e matéria-prima. 1 globalização 1globalização 1

 ENTENDER A FORMAÇÃO DE GRANDES GRUPOS QUE SE UNEM PARA O RATEIO DO MERCADO CONSUMIDOR.

TRUSTES E CARTÉIS  Truste é a fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. É a expressão utilizada para designar as empresas ou grupos que, sob uma mesma orientação, mas sem perder a autonomia, se reúnem com o e também são grandes grupos ou empresas que controlam todas as etapas da produção, desde a retirada de matéria-prima da natureza até a distribuição das mercadorias.  Truste é a fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. É a expressão utilizada para designar as empresas ou grupos que, sob uma mesma orientação, mas sem perder a autonomia, se reúnem com o objetivo de dominar o mercado e suprimir a livre concorrência e também são grandes grupos ou empresas que controlam todas as etapas da produção, desde a retirada de matéria-prima da natureza até a distribuição das mercadorias.  Cartel  Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação 1 ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem- estar do consumidor.acordomercados 1preçoslucrosconsumidor

MONOPÓLIO E OLIGOPÓLIO E HOLDING onopólio (do grego monos, um + polein, vender) designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.  Monopólio (do grego monos, um + polein, vender) designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo portanto influenciar o preço do bem que comercializa.gregoconcorrência imperfeitaempresamercadopreçogregoconcorrência imperfeitaempresamercadopreço  Oligopólio é uma situação de mercados concentrados, na qual a produção se concentra num pequeno número de firmas. No oligopólio também existem barreiras à entrada de potenciais concorrentes, mas as ações entre as empresas não são necessariamente coordenadas. Quando há algum tipo de acerto referente ao preço que será praticado, o oligopólio caracteriza-se como um cartel; quando há uma união das empresas com o objetivo de dividir o mercado, ele caracteriza-se com um truste. mercadosproduçãofirmascartelmercadosproduçãofirmascartel  Uma Holding ou Sociedade Holding, em português Sociedade Gestora de Participações Sociais (SGPS), é uma forma de sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo de empresas (conglomerado). A holding administra e possui a maioria das ações ou cotas das empresas componentes de um determinado grupo. Essa forma de sociedade é muito utilizada por médias e grandes empresas e normalmente visa melhorar a estrutura de capital, ou é usada como parte de uma parceria com outras empresas.portuguêsconglomeradoaçõesempresas

Em Resumo ENTENDENDO O NEOLIBERALISMO

 Neoliberalismo Neoliberalismo é um termo que foi usado em duas épocas diferentes com dois significados semelhantes, porém distintos: A) na primeira metade do século XX significou a doutrina proposta por economistas franceses, alemães e norte- americanos voltada para a adaptação dos princípios do liberalismo clássico às exigências de um Estado regulador e assistencialista; B) a partir da década de 1970, passou a significar a doutrina econômica que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo. É nesse segundo sentido que o termo é mais usado hoje em dia.