1 Palestras DEI / 2011-04-28 Avaliação de docentes universitários: um modelo matemático e um módulo no SIGARRA Gabriel David José Fernando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Desempenho
Advertisements

o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Acompanhamento Local de Matemática
Actividades do Formador
Decreto Regulamentar 2/2008
Escola Superior de Educação
1. Análise do Problema 2. Definição de dados
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Reunião do Programa de Iniciação Científica
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Trabalho realizado por: Nuria Pahino Dasilva Fernando Guerra e Paz
Concurso de acesso a Professor Titular
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
UNIVERSIDADE DE ÉVORA 9 de Novembro de Missão Aperfeiçoar o seu Sistema de Informação Científica melhorando valências existentes e criando novas;
2014.
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
P: Quem avalia os professores?
Apresentação do Sistema
Departamento do Ensino Secundário
Foto & Formatação: Ancelmo Atualizado em janeiro de 2010.
SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AULA 7: Currículos e Memoriais
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
I T E D Problemas & Propostas de Solução
Monografia Formatação Regras para a nota
OBJETIVOS Objetivo Geral
Curriculum Vitae e outros documentos
UNIVERSIDADE DO ALGARVE
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
2015.
1/10 Avaliação da estrutura do resumo de 67 temas livres Maceió 2007 Aldemar Araujo Castro.
Aula de 10 de Janeiro de 2013 Escola Secundária da Boa Nova 2013
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Formação de Avaliadores Externos Formador: Mª José Mariano
Cristina Silva e Sandra Santos Orientadores: Eng. Vasco Miranda Mestre António José Marques Disciplina de Seminário do 5º Ano de Eng. Informática – 2006/2007.
Emmanuel Zagury Tourinho Antonio Virgílio Bittencourt Bastos.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Direcção Nacional de Recursos Humanos
Workshop de Avaliação Continuada (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e a instituição do Programa.
Fevereiro | 2014 Manual de utilização. Mercatura - fev 2014 SISTEMA DE APOIO.
CURSO DE ARTES VISUAIS.
Como elaborar Memorial e
Credenciamento de Docentes Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes.
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
25 de Outubro repositório _ APRESENTAÇÃO PÚBLICA 25 DE OUTUBRO
VRAC Atividades pedagógicas no ensino do Departamento Curso / Programa:__________________________________ Departamento: _____________________________________.
Plano de Gestão da Escola
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Formador (M/F) Perfil Profissional.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
REGULAMENTO DA PROVA DE APTIDÃO ARTÍSTICA
Monitoramento e Avaliação
Questionário do Estudante Enade
1 Sistema de Bolsas Universidade Federal de Viçosa Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
Mestrado em Energia e Bio-Energia (2º ciclo) Docente: Prof. Nuno Lapa 11 A Long Way... (by Fábio Vieira)
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Pedidos de equivalência no acto de uma candidatura.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
Innovative Technologies for an Engaging Classroom itec.eun.org O projecto iTEC é co-financiado pelo Programa FP7 da Comissão Europeia.
Transcrição da apresentação:

1 Palestras DEI / Avaliação de docentes universitários: um modelo matemático e um módulo no SIGARRA Gabriel David José Fernando Oliveira

2 Palestras DEI / Sumário n Construção de relatórios de actividades e de currículos no SIGARRA Modelo de informação Operação n Relatório de actividades para avaliação Parametrização Avaliação n Conclusão

3 Palestras DEI / Construção de CV e de RA n Objectivo Aproveitar a informação já registada no SIGARRA para apoiar a produção de relatórios de actividades (RA) de períodos definidos ou curricula vitae (CV) n Baseados em itens de currículo Registados em vários módulos Registados directamente no módulo CVRA n Complementados por comentários no início e fim do documento ou de cada secção

4 Palestras DEI / Categorização dos itens n Introdução n Identificação n Formação Académica: habilitações; provas n Carreira Profissional n Actividade Docente e Pedagógica: actividade docente pedagógica; participação em júris; actividade como formador n Interesses de investigação n Publicações n Projectos de I&D n Outras Actividades Científicas: orientação científica; supervisão de pós-doutoramento; comunicações; participação em reuniões; avaliação para revistas e conferências; protótipos; prémios n Actividade de Gestão e Extensão Universitária: direcção, gestão e administração; extensão; comissão e consultoria; organização eventos n Línguas Estrangeiras n Caracterização Geral da Actividade (só RA) n Outras Actividades n Conclusões n Anexos

5 Palestras DEI / Fontes de informação Módulo CV&RA (SIGARRA) Orientação de Teses (GAUP) Participação em Júris (GAUP) Publicações (SIGARRA) Projectos de I&D (SIGARRA) Distribuição Serviço (SIGARRA) Cargos (SIGARRA) Identificação (GRH) Formação Académica (GRH) Carreira Profissional (GRH) Repositório (SIGARRA)

6 Palestras DEI / Formatos n Curriculum vitae Pormenorizado (com comentários) Resumido 1 página (poucas secções) Europeu n Relatórios de actividade (com datas limite) Pormenorizado (com comentários) Resumido Para avaliação

7 Palestras DEI / Operação n Editar Definir visibilidade Acrescentar itens Acrescentar comentários n Versões têm controlo de acessos

8 Palestras DEI / Consulta de um CV

9 Palestras DEI / Edição de um RA

10 Palestras DEI / RA para avaliação de docentes n Reutilizar os RA para apoiar a avaliação de docentes Itens a avaliar são os itens de currículo no período definido (anual) Acrescentar a pontuação de cada item, critério e vertente Acrescentar a valoração e a optimização de ponderações Parametrização anual por faculdade n Adaptar um workflow geral do processo Definição de prazos Definição de avaliadores Listagens de controlo

11 Palestras DEI / Parametrização de vertente

12 Palestras DEI / Parametrização de critério

13 Palestras DEI / Avaliação n A edição de cada item é acompanhada, onde possível, de pontuação automática n Docente pode concordar com a pontuação automática ou então corrigir os valores dos parâmetros n Há um momento de submissão do RA que passa para análise do avaliador Pode alterar a classificação de cada item Pode introduzir a avaliação qualitativa de cada vertente

14 Palestras DEI / Edição de um RA de avaliação

15 Palestras DEI / Pontuação de um item

16 Palestras DEI / Notas n Alterações nas fontes só se fazem sentir na próxima entrada no módulo CVRA n Alterações nas classificações dos itens podem ser propagadas usando a opção de simular cálculo n O resultado da avaliação é apresentado num quadro resumo

17 Palestras DEI / Quadro resumo da avaliação

18 Palestras DEI / Conclusão e trabalho futuro n Parametrização está por processo de avaliação por faculdade Parametrizar por área (departamento?) ou por pessoa n Verificar as fórmulas dos critérios e vertentes para todas as faculdades n Adaptar o workflow geral, incluindo as listagens de controlo, o registo dos resultados finais e as estatísticas n Trabalho de registo de informação nas fontes e no módulo CVRA será utilizado no RA de avaliação