Avaliação Educação Infantil
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Avaliação As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano; Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.); A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental);
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil; A não retenção das crianças na Educação Infantil.
Avaliação e Educação Infantil Instrumentos avaliativos: Observação “A observação é uma ação estudiosa da realidade. Estudo quando tenho uma pauta, quando eu direciono o meu olhar. Quando observo, eu ordeno, seleciono, diagnostico significados, classifico questões. É uma ação altamente reflexiva. É diferente do que registrar mecanicamente tudo o que se vê ou se está ali olhando.” (FREIRE apud HOFFMAN, p.119, 2012)
Avaliação e Educação Infantil Instrumentos avaliativos: Relatórios de Avaliação Princípios norteadores da avaliação mediadora que irão fundamentar a elaboração de relatórios: princípio de investigação docente, princípio da provisoriedade e princípio da complementariedade.
Avaliação e Educação Infantil Instrumentos avaliativos: Dossiês/Portfólios Não se constituem nas tradicionais “pastas de trabalhos” das crianças que costumam ser entregues aos pais ao final de um período letivo. Ele precisa constituir-se em um conjunto de dados que expresse avanços, mudanças conceituais, novos jeitos de pensar e de fazer, alusivos à progressão do estudante.
Referências HOFFMANN, J. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Jussara Hoffmann. Cadernos da Educação Infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.