GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 1 Conceitos e definições José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
QUALIDADE CONCEITOS E DEFINIÇÕES
Alguns aspectos que actualmente influenciam o desempenho das organizações: Concorrência implacável. Diminuição de ocasiões de venda GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL CONCEITO DE QUALIDADE Aumento das exigências dos clientes Dispersão do tecido empresarial Troca de mercadorias a nível mundial com segurança, rapidez e economia
Torna-se necessário assegurar o sucesso actual e futuro das organizações: Melhorando continuamente a Qualidade dos produtos. Aumentando a satisfação dos clientes GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL CONCEITO DE QUALIDADE Reduzindo custos de produção Conseguindo maior competitividade nos mercados
CONCEITO DE QUALIDADE QUALIDADE REQUISITOS TÉCNICOS DO PRODUTO REQUISITOS DO CLIENTE REQUISITOS DE UTILIZAÇÃO REQUISITO S DO SERVIÇO REQUISITOS DE EMBALAGEM REQUISITOS LEGAIS E REGULAMENTARES GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL REQUISITOS DE SEGURANÇA
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL CONCEITO DE QUALIDADE “... grau de satisfação de necessidades ou expectativas expressas dado por um conjunto de características” Tem como objectivo melhorar a aptidão de uma organização para assegurar a satisfação dos seus clientes QUALIDADE
EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE Já na antiguidade era utilizada a Qualidade para assegurar a conformidade dos produtos “...antigas gravuras egípcias esculpidas em edifícios mostram inspectores ao lado dos operários, que inspeccionam o trabalho realizado e medem o resultado...” “...quando um mestre de obras construiu uma casa e o seu trabalho não é seguro e a casa desmorona-se e mata o proprietário, o mestre de obras deve ser morto.” Codex Hamurabi, 2150 a.c. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE Até ao século XIX a Qualidade era baseada no autocontrolo dos produtos Com concorrência das empresas tornou-se necessário implementar a Garantia da Qualidade como forma de reduzir custos e melhorar os produtos em função do cliente GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL A Revolução Industrial (século XIX) deu origem à produção em série, trazendo o Controlo de Qualidade Ao diminuírem as oportunidades de venda, as empresas introduziram o conceito de Gestão da Qualidade para aumentar a satisfação dos seus clientes e, consequentemente, melhorar a sua eficácia
Envolvimento de todas as funções da empresa na melhoria contínua da Qualidade Pressupõe os seguintes conceitos: Focalização nos clientes e nas suas necessidades Melhoria contínua de produtos e serviços Participação total dos colaboradores Participação na sociedade GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE
Ao aplicar os princípios da QUALIDADE TOTAL (TQM): Adesão plena de todos os colaboradores Melhoria da Qualidade de todos os processos Medição da qualidade a níveis de excelência GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE Satisfação de todos os clientes da organização
A QUALIDADE TOTAL só será atingida com a implementação de acções que permitam atingir os objectivos definidos para todos os níveis e que orientem toda a empresa para um objectivo comum: GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE
SISTEMA PORTUGUÊS DA QUALIDADE
O SPQ é constituído pelo conjunto de entidades que dinamizam e participam na temática da Qualidade em Portugal Instituto Português da Qualidade IPQ É a entidade responsável pela coordenação geral do SPQ, assegurando o seu desenvolvimento ORGANISMO NACIONAL COORDENADOR DO SPQ
O SPQ rege-se pelos seguintes princípios: Descentralização Credibilidade e Transparência Horizontalidade Adesão Livre e Voluntária Coexistência Universalidade PRINCIPIOS DO SPQ SISTEMA PORTUGUÊS DA QUALIDADE
SPQ NORMALIZAÇÃOQUALIFICAÇÃOMETROLOGIA SUB-SISTEMAS DO SPQ SISTEMA PORTUGUÊS DA QUALIDADE
O sub-sistema da normalização visa apoiar a elaboração de normas e outros documentos de carácter normativo de âmbito nacional, europeu e internacional, envolvendo todas as partes interessadas: SUB-SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO
O objectivo do Sub-Sistema de Metrologia é garantir o rigor e exactidão das medições realizadas, assegurando a sua comparabilidade e rastreabilidade, e a realização, manutenção e desenvolvimento de padrões das unidades de medida. SISTEMA PORTUGUÊS DA QUALIDADE SUB-SISTEMA DE METROLOGIA
Tem como objectivo o reconhecimento da competência técnica de entidades para actuarem no âmbito do SPQ, bem como a avaliação e demonstração da conformidade das actividades, seus agentes e resultados com requisitos previamente definidos. SUB-SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO SISTEMA PORTUGUÊS DA QUALIDADE