Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Para abrir as ciências sociais:
A Psicologia Sócio-Histórica
Autor: Orientador Instituição Local e data
DEMOCRACIA.
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
A visão Grega da Ciência
A pesquisa científica DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Ensaiando um ensaio.
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Metodologia da Pesquisa
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
Filosofia / Silenciais
O I L U M N S Professor: Odair.
A natureza do conhecimento científico
CONTEUDO do vestibular 2012 UNIOESTE
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Leitura de Textos Científicos
Teoria e prática da argumentação
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Psicologia ou as Psicologias
Profª. Taís Linassi Ruwer
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O conhecimento científico
METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL
Disc. Sociologia das Organizações
Trabalho realizado por:
FILOSOFIA.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Fundamentos da Administração Pública
INTRODUÇÃO ..
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
As bases da ciência moderna
O que é Ciência.
FILOSOFIA.
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Filosofia Aula 1.
O que é Sociologia?.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
Módulo 2:Culturalismo-Difusionismo
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
A filosofia no Brasil do século XIX
PARADIGMAS DE PESQUISA
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Transcrição da apresentação:

Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg

Relação entre filosofia e ciência Métodos Indutivo e dedutivo Questões próprias da filosofia O que a história da ciência tem produzido?

Questões para discutir A)Construa uma breve síntese do texto de Albert Keller elencando as principais ideias do autor. B)Explique por que a filosofia aborda as questões fundamentais para a construção do conhecimento científico. C)A partir do conceito de ciência exposto por Keller explicite quais são as principais características do conhecimento científico. D) Apresente a sua própria concepção de ciência.

 Em seu significado geral é todo conjunto de regras capazes de dirigir uma atividade qualquer.  Sentido utilizado por Platão, por essa razão, ele não distinguia arte (technè) de ciência (epistemè). Technè

 Para Platão Arte era a arte do Raciocínio, a filosofia no seu mais alto grau, isto é, a dialética.  Formas de Arte:  Poesia  Medicina  Política Guerra  Justiça O domínio global do conhecimento divide- se em duas esferas: a) Arte Judicativa – consiste em conhecer. b) Arte Dispositiva ou imperativa – consiste em dirigir determinada atividade com base no conhecimento.

Perspectiva Platônica Arte como ordenação  Compreende todas as atividades humanas ordenadas (inclusive a ciência) e distingue-se da Natureza. Arte como realização  Todos e qualquer fazer que implica em transformar pelo conhecimento.

 As ciências, principalmente as quantitativas, confiam demasiadamente na fidedignidade do raciocínio lógico (formal) e dos argumentos dedutivamente válidos – bem como confiam nos argumentos indutivos, ou seja, aqueles argumentos que partem de um conjunto de dados particulares para teorias gerais (Universais).  É filosofia que possui a tarefa de contestar ou determinar quais visões normativas devem ser sustentadas.

Questões de primeira ordem  Questões sobre as razões pelas quais as ciências ainda não podem ou talvez nunca sejam capazes de responder:  O que é tempo?  O que é um número?  O que é justiça?  O que é a belea?

Questões de Segunda Ordem  Sobre os motivos que fazem com que a ciência ainda não possa lidar com as questões de primeira ordem:  Quais são os limites da ciência? Como ela funciona? Como ela deveria funcionar? Quais são os seus métodos? Onde são e onde não são aplicáveis?

Características da ciência  Ortodoxa empírica  Controlada  Inconstante  Experimental e laboratorial

Características da atividade não-científica  Abordagem não-experimental  Sem método ou procedimento (científico)  Aberta a auto-sugestão

Ciência Moderna como filosofia  O progresso da ciência convergem para a compreensão do fazer da filosofia  Cientistas filósofos  Determinismo e evolucionismo.

Crítica à atividade científica  A validade do conhecimento produzido pela ciência não pode se fundamentar apenas nos métodos e procedimentos tidos como “rigorosos”.

O método da ciência pensado como universal  Os métodos das ciências naturais não são aplicáveis para as ciências sociais  Séculos XVIII e XIX – Evidência do pensamento positivista – A ideia de progresso científico ilimitado. Defesa da visão orgânica das ciências – Sociedade como um organismo vivo.