Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A revolução científica do século xvii
Advertisements

A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
Prof. Roberto de A. Martins
Física Gravitação.
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
Gravitação Universal.
Thomas Kesselring (Rev. Episteme nº 11) PHYSIS x TÈCNE (Grécia Antiga) COSMO – UNIVERSO – TUDO (A NATUREZA TEM SURGIMENTO DO ESPONTÂNEO) MUNDO INFINITO.
Até agora descrevemos apenas os movimentos  cinemática As forças são as causas das modificações no movimento. Seu conhecimento permite prever o movimento.
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
Física Gravitação.
Mecânica Celeste e Gravitação
Ciências Naturais – 7.º ano
Renascimento século XIII - Itália
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
LIÇÃO 6 - O AVANÇO CIENTÍFICO Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO.
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana
Aula de Gravitação Universal O Triunfo da Mecânica Newtoniana Sérgio Ferreira de Lima 2º Ano –
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
A psicologia ou psicologias Gilmaro Nogueira. Ciência e senso comum  Psicologia do cotidiano – psicologia do senso comum  Senso comum – conhecimento.
A ciência na modernidade. O renascimento - Precursor do Nascimento da Ciência Moderna.  Da mesma forma como a Idade Média foi por muitos considerada.
Prof. Delzymar Dias. Ao recordarmos o nascimento da Filosofia, observaremos a preocupação dos primeiros filósofos em compreender o que é o mundo, por.
Religião, Modernidade e Desencantamento Prof. Júlio Paulo T. Zabatiero.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
O RENASCIMENTO. Renascimento Antropocentrismo Humanismo.
A Teoria da Ciência O conhecimento Científico. Sumário da Discussão O Conhecimento Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Conhecimento Científico.
Origem e evolução dos seres vivos Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões De anos, a partir de aglomeração de poeira,
SOCIOLOGIA Ensino Médio, 1º Série Contexto Histórico: Religiosidade e Ascensão da Ciência.
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Retomando Alguns Pontos. Visão de Mundo Ptolomaico-Aristotélica. Conhecimentos Retomados no final da Idade Média.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
A Teoria da Gravitação Bolsista: Mykaell Martins Coordenador: Ciclamio Barreto UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE FÍSICA TEÓRICA.
Gravitação Reiner Lacerda. O Sistema Solar Comparação.
René Descartes (1596–1650).  Autor bastante conhecido pelos Filósofos;  Escreveu obras como o “O Discurso do Método” (1937) e “As Paixões da Alma” (1649);
Parece poesia, mas é uma afirmação verdadeira que pode ser generalizada para: “A vida contém e é contida pelas estrelas”.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
A Música e Seus Primeiros Passos Quando surgiu o nome das notas musicais? A partir de que época podemos conhecer realmente a música do passado?
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
ÉTICA E MORAL
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
Psicologia e Ciência Aula 1. Abordagem científica O que torna a abordagem científica diferente da abordagem do senso comum? Intuição: aceitação sem questionamento.
Um pouco além da Terra. Um pouco de História Sec. IV a.C. – Eudóxio (discípulo de Platão) As estrelas, o Sol, a Lua e os planetas permanecem fixos sobre.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C a.C. Divindade do círculo.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo.
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia,
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
Introdução ao pensamento de Aristóteles Evandro Albuquerque de Andrade.
 Nomadismos x sedentarização  Primeiras civilizações  Agricultura e pecuária  Geocentrismo x Heliocentrismo  Ptolomeu x Galileu (Copérnico)
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
GNOSIS GNOSIS GNOSIS Fonte: Universo Místico Universo Místico.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
A Construção do Conhecimento Científico, a linguagem e a matemática Elio Carlos Ricardo Universidade de São Paulo.
GALILEU GALILEI OS PRINCÍPIOS DO MÉTODO CIENTÍFICO DEZEMBRO DE 2014 FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS I FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Transcrição da apresentação:

Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII

UMA NOVA MENTALIDADE “O silêncio desses espaços infinitos me apavora” (B. Pascal) Substituição do geocentrismo (20 séculos) pelo heliocentrismo  desintegração de toda uma mentalidade cósmica; Ligação com acontecimentos anteriores: surgimento da burguesia, desenvolvimento da economia capitalista, revolução comercial, renascimento  nasce um novo indivíduo, confiante na razão e no poder de mudar o mundo ;

Explicação possível: a burguesia impôs-se pela valorização do trabalho em oposição ao ócio da aristocracia A bússola, o papel, a imprensa, a máquina a vapor, o aperfeiçoamento dos navios e novas descobertas  necessários para o comércio em expansão; Houve uma verdadeira ruptura que implicou outra concepção de saber, devido à novidade do método instituído.

CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO MODERNO Antropocentrismo; Racionalismo; Saber ativo; Método.

GALILEU E AS DUAS NOVAS CIÊNCIAS A NOVA FÍSICA: Valor da observação, uso dos sentidos e da técnica; valorização da experiência; Ao invés de perguntar o porquê (qualidade), Galileu pergunta-se pelo como (descrição quantitativa); Assimilação do espaço físico ao espaço geométrico de Euclides; Recusa da teoria aristotélica do movimento  descoberta de relações e funções; Uso tanto de método indutivo quanto dedutivo; A ciência nascente não resulta de simples evolução, mas de ruptura  adoção de nova linguagem, fruto de uma revolução científica União da experimentação com a matemática

A ASTRONOMIA E A GEOMETRIZAÇÃO DO ESPAÇO Geocentrismo (Aristóteles e Ptolomeu): universo finito, esférico, hierarquizado  era confirmado pelo senso comum; Copérnico (séc. XVI): Das revoluções dos corpos celestes  heliocentrismo  Galileu e Kepler o retomaram; Mundo fechado (medieval)  mundo infinito (modernidade); Destruição do cosmo e geometrização do espaço

O espaço dos lugares naturais passou a ser homogêneo e quantitativo  mensurável; Houve uma “democratização” dos espaços  tornaram-se equivalentes, nenhum é superior ao outro ; As leis da física aplicaram-se a todos os corpos do universo;

A SÍNTESE NEWTONIANA Galileu e Descartes (física e astronomia) + Tycho Brahe e Kepler  Newton e a teoria da gravitação universal.  maior síntese científica sobre a natureza do mundo físico; 1687: Princípios matemáticos da filosofia natural  da mecânica até a demonstração de todo o sistema solar;

NOVAS CIÊNCIAS, NOVO MUNDO Galileu foi condenado em 1633 e Newton foi sagrado cavaleiro em Por que, em tão pouco tempo, um cientista foi assim exaltado? 1.Na nova ciência não havia lugar para a causalidade divina  a visão religiosa de mundo foi abalada; 2.Descentralização do cosmo: a Terra tornou-se um simples planeta na imensidão do universo; o lugar do homem também foi questionado; 3.Comparação do homem e natureza a uma máquina  conjunto de leis que precisam ser descobertas. 4.Exclui-se da ciência questões sobre o valor, a perfeição, o sentido e o fim (causas formais e finais)  teleológicas, própria da filosofia antiga  só interessam as causas eficientes;