Programa Empresa Saudável
POPULAÇÃO ESTIMADA REGIÃO NORDESTE DO RS ,70% 16 NR. DE MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS UNIMED NORDESTE % USUÁRIOS UNIMED NORDESTE RS NR. DE MÉDICOS COOPERADOS Área de abrangência - REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 82% Empresarial 18% Individual/Familiar
Equipe Diretoria médica: Dra. Rossana May de Liz (Medicina Preventiva e Responsabilidade Social) Auditor Médico técnico ANS: Dr. Miguel Cataluna Gerente de Mercado: Sr. Eduardo Corá Coordenador: Sr. Janur Machado Analistas Administrativos Assistente Administrativo Recepcionista Assistente Social Psicóloga Nutricionista Fisioterapeuta Enfermeiras Técnicos de Enfermagem Fonoaudióloga Terapeuta Ocupacional
Beneficiários cadastrados e Atendimentos em 2010 Mais de atendimentos beneficiários Beneficiários Cadastrados atendimentos Atendimentos em 2010
Atividades Mais de atendimentos. GRUPOSDOMICILIAR FISIO RESPIRATÓRI A CALL CENTER UNIMEDICAMENTO S CONSULTAS – RN 211 ATIVIDADE FÍSICA SMS
- Objetivo geral do programa; - Linha do tempo; - Perfil de Saúde (Triagem); - Atividades; - Resultados. Cronograma de apresentação
Os recursos das empresas são escassos e sem um acompanhamento e controle de casos relacionados a doenças crônicas não será mais possível manter um benefício de acordo com as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar. Com esse objetivo projetamos proporcionar uma redução do absenteísmo para o cliente e também na sinistralidade do plano. Medicina Preventiva
Parceria entre a Medicina Preventiva e as áreas de Vendas e Relacionamento com Cliente. Alguns contratos são negociados com a inclusão do Programa Empresa Saudável. Medicina Preventiva
É um programa desenvolvido com o propósito de auxiliar as empresas clientes dos Planos de Saúde Unimed na implantação de um conjunto de ações para o desenvolvimento de hábitos, comportamentos e condições de vida saudáveis, de acordo com o perfil de cada empresa. Programa Empresa Saudável Medicina Preventiva
2008 AÇÕES DE ACORDO COM O PERFIL DE CADA EMPRESA 2007 REALIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS ATIVIDADES CAPTAÇÃO DE EMPRESAS DE MÉDIO/GRANDE PORTE 2006 PROSPECÇÃO JUNTO AOS PRINCIPAIS CLIENTES PRIMEIROS CLIENTES NO PROGRAMA EMPRESA SAUDÁVEL Medicina Preventiva
2011 AMPLIAÇÃO DA QUANTIDADE DE EMPRESAS 2010 DIVERSIFICAÇÃO 2009 IDENTIFICAÇÃO DOS PRIMEIROS RESULTADOS Medicina Preventiva
Novas empresas
Manual técnico de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar 3ª edição revisada e atualizada Para a elaboração e a implementação de programas dessa natureza, que se proponham efetivos, é fundamental, como ponto de partida para a tomada de decisão dos temas priorizados, a realização de um diagnóstico do perfil demográfico e epidemiológico da carteira, que pode ser feito por meio de questionários de perfil de saúde e doença, com identificação de fatores de risco. ANS
Ferramentas Utilizadas: Excel, Business Objects e SPSS. CID’s de alerta Exames realizados Códigos AMB Unimedicamentos Curva de utilização Pós alta hospitalar Rastreamento crônico
PERFIS APLICADOS ,00% MULHERES ,90% HOMENS 82 37,10% Índice de Massa Corpórea ? 18,4kg m²(Abaixo) 0 0,00% 18,5 a 24,9 (Normal) ,39% 25,0 a 27,5 (Sobrepeso) 47 21,27% 27,6 a 29,9 (Sobrepeso) 23 10,41% 30,0 a 34,9 (Obesidade) 27 12,22% 35,0 a 39,9 (Obesidade) 5 2,26% >40,0(Obesidade Mórbida) 1 0,45% Sem Resposta Para a Pergunta 0 0,00% Total de Pessoas Acima do Peso Ideal ,61% Homens c/Circ abdominal > = 102cm 24 29,27% Homens c/Circ abdominal < 102cm 46 56,10% Mulheres c/Circ abdominal > = 88cm 32 23,02% Mulheres c/Circ abdominal < 88cm 64 46,04% Sem Resposta Para a Pergunta 55 24,89% Total de Pessoas com Circunferência abdominal Prejuducial a Saúde 56 25,34% 4PESO CORPÓREO TOTALIZAÇÃO DOS DADOS
Pressão Arterial Medicina Preventiva
875 BENEFICIÁRIOS 291 HAS 66 DM 50 2 GRUPOS SAUDÁVEL CAMPANHAS INTERNAS MULHERES 250 MONITORADOS PAPANICOLAU MAMOGRAFIA PSA HOMENS 122 OBESOS 122 FUMANTES 20 GRUPO TABAGISMO Dados de acordo com a prevalência de cada doença Exemplo Empresa com 875 funcionários Triagem
75% $ 11-15% 3ª Idade Cardíacos Diabéticos Hipertensos Asmáticos Obesos
Prevenção de doenças
Promoção à saúde
Acompanhamento
Resultados
Além da redução de custos, outros fatores muito importantes para manutenção do resultado da Unimed: Fidelização do Cliente Diferencial competitivo em novas negociações
MUITO OBRIGADO! Janur Gustavo Machado