1. 2 Saúde do trabalhador na Administração Pública: contexto da relação de trabalho e sua repercussão na relação previdenciária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Advertisements

Programa de Qualificação
POLÍTICAS INTERSETORIAIS EM SAÚDE DO TRABALHADOR
Todo o indivíduo que exerce atividade remunerada é considerado segurado e como tal deve realizar sua contribuição mensal para a Previdência Social.
Saúde e Segurança no Trabalho
Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
Direito Constitucional II
REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
SAÚDE DO TRABALHADOR CENTRO ESTADUAL DE REFERÊNCIA
I Seminário sobre Financiamento da Saúde da Paraíba
MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social SPS - Secretaria de Previdência Social SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMO ELEMENTO CHAVE PARA AS POLÍTICAS.
Políticas Sociais em Saúde Pública
ASPECTOS LEGAIS DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA Porto Alegre dezembro de 2009 Magadar R.C.Briguet.
Saúde do Trabalhador no SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Mauro Luís Silva de Souza
Ministério da Previdência Social e o INSS
PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR DE NITERÓI
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
DIREITO PREVIDENCIÁRIO FACULDADE PARAÍSO
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Cláudia Góes – ITAPREVI Valfran de Aguiar Moreira - IPASG
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
EMENDA 3 Joaquim Gomes Pereira Emenda 3 emprego... ou.... PJ Autor: ex-senador Nei Suassuna (PMDB­PB).
PERFIL PROFISSIOGRÁFICO PREVIDENCIÁRIO
Retrospectiva e Avanços em Saúde Auditiva do Trabalhador
Vigilância em Saúde do Trabalhador Relacionada à Agrotóxicos
Marca do evento À DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAS E SAÚDE OCUPACIONAL COMPETE “...planejar, coordenar, supervisionar e controlar as ações relativas.
Saúde do Trabalhador no SUS Interlocuções possíveis
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
“Doenças Ocupacionais”:??? Telefônica Serviços Empresariais do Brasil Ltda. Área: Diretoria RH Data: 05/10/2007.
16ª SEMANA NACIONAL EM DEFESA E PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EDUCAÇÃO: ATIVOS x APOSENTADOS - REALIDADE PREVIDENCIÁRIA REDE ESTADUAL – AL. ►Consultor Técnico.
A EFICÁCIA JURÍDICA DO DIREITO À SAÚDE NA CRFB/88 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE DIREITO DISCUSSÕES DOUTRINÁRIAS E POSICIONAMENTOS.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
DIREITO À SAUDE.
CÁLCULOS TRABALHISTAS
FUNDOS DE PREVIDÊNCIAS PRÓPRIOS: OS DESAFIOS DO EQUILÍBRIO FINANCEIRO E ATUARIAL Palestrante: Anna Paula Almeida.
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
A Redução da Capacidade Laboral do Servidor Implicações na Gestão do RPPS 01/07/2008 Dr. Cláudio J. Trezub.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
47º Congresso Nacional ABIPEM
DIREITO DO TRABALHO II Aula 11 – Estabilidade e garantia de emprego (continuação): Acidentado. Dirigente sindical. Representantes dos empregados na CIPA.
Omar Chamon
SAÚDE DO TRABALHADOR.
Hélio Carneiro Fernandes
GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA I P E R O N 1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA “A Saúde Financeira.
Benefícios Acidentários e Aposentadorias Especiais custeados pelo Seguro contra Acidentes de Trabalho.
TRABALHADORES E A PREVIDÊNCIA SOCIAL NO BRASIL. ORIGENS Luta dos trabalhadores ferroviários e constituição de caixas de socorro mútuo.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Análise Crítica da Jurisprudência (SÚMULA 331 e OJ 383 TST)
1 MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Programa de Educação Previdenciária PREVEDUCA PREVIDÊNCIA.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal. Saúde “É um completo estado de bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença” (OMS,
POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE E À SEGURANÇA DO TRABALHO DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL (PASS)  A) Perícia Oficial  B) Promoção da Saúde  C) Prevenção e Acompanhamento.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
ASPECTOS JURÍDICOS : NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO PREVIDENCIÁRIO (NTEP) FATOR ACIDENTÁRIO DE PREVENÇÃO (FAP)
Transcrição da apresentação:

1

2 Saúde do trabalhador na Administração Pública: contexto da relação de trabalho e sua repercussão na relação previdenciária

Roteiro da apresentação 3 STF – Súmula Vinculante n°33 Interpretação do alcance da expressão “no que couber”; Saúde do trabalhador Contexto da relação de trabalho e sua repercussão na relação previdenciária; Utilizar como parâmetros a relação de trabalho celetista e a previdenciária do RGPS, no que couber. Promoção à saúde Diagnóstico epidemiológico (doenças e acidentes relacionados ao trabalho no Serviço Público); Consolidação de indicadores de doenças ocupacionais, frequência e acidentalidades; Desenvolvimento de programas de promoção à saúde e de prevenção ao acidente; Estabelecimento de regime de acompanhamento, bonificação ou repressão.

Súmula Vinculante n° 33 - STF “Aplicam-se ao servidor público, no que couber, as regras do regime geral da previdência social sobre aposentadoria especial de que trata o artigo 40, § 4º, inciso III da Constituição Federal, até a edição de lei complementar específica.” Fonte: Súmula Vinculante n° 33 do STF. “Como categoria de trabalhador, o servidor público tem direitos sociais fundamentais assegurados constitucionalmente, entre eles, o trabalho seguro, garantido pela Constituição da República em seus arts. 7º, inc. XXII, e 39, § 3º, do que se conclui que não pode ser óbice à concessão ou ao reconhecimento da aposentadoria especial a inexistência de lei complementar após vinte anos de vigência da norma constitucional que a assegura, sem que tenha ainda sobrevindo àquela legislação a tornar viável o exercício de tal direito.” Fonte: Extraído do corpo do julgado MI DF – Rel. Min. Carmem Lúcia. Constituição da República Arts. 7º, inc. XXII, c/c 39, § 3º: “Redução dos riscos inerentes ao trabalho por meio de normas de saúde, higiene e segurança.” 4

Princípios e regras constitucionais da Seguridade Social aplicáveis ao Servidor Público Art.1º - Dignidade da pessoa humana e Valor Social do Trabalho; Art. 6º - Direitos sociais: a saúde; a proteção da saúde no trabalho e a previdência social: Art. 7º, inc. XXII c/c Art. 39, § 3º - “redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”. Art. 200 – Ao sistema único de saúde compreende entre outras funções: I - executar ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador VII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho. 5

6

Relação de Trabalho, Saúde e Previdenciária 7

Efeitos da Súmula Vinculante n° 33 Aposentadoria especial decorre, e é totalmente dependente, da relação de trabalho e das condições de trabalho do servidor; A Súmula exige um novo olhar sobre a questão da seguridade social com enfoque no servidor público. De modo que vá além da cobertura financeira do risco e da exposição a agentes danosos à saúde a que está submetido o trabalhador, mediante o pagamento de auxílios e aposentadorias especiais. A Súmula pressupõe a instituição de programas preventivos de promoção à saúde no ambiente de trabalho. Deixar de resolver questões de saúde do trabalhador sob a ótica de “caso de perícia”, trata-se de compreender o mundo do trabalho do servidor para aplicar as melhores práticas e técnicas relativas à promoção a saúde e prevenção à acidentalidade. Os parâmetros estão delineados no modelo de relação de trabalho celetista, SUS e RGPS, no âmbito da seguridade social previsto na Constituição Federal que devem ser aplicados, no que couber, para o serviço púbico. 8

9

10 Por que uma política de promoção à saúde do trabalho não está estruturada no serviço público em geral?

Parâmetros da CLT, SUS e RGPS Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) Normas regulamentadoras Superintendências regionais do trabalho e emprego (antigas DRTs) Diretrizes de implantação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no SUS (VISAT) Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) Regime Geral de Previdência Social (RGPS) NTEP – Nexo Técnico Epidemiológico e Previdenciário FAP – Fator Acidentário de Prevenção 11

Elementos que definem o risco e o custo dos planos de benefícios previdenciários 12 BASE CADASTRAL Características individuais da massa de segurados BASE NORMATIVA Leis, cesta de benefícios, valores e critérios de elegibilidade BASE ATUARIAL Hipóteses atuariais, mecanismo de projeção de valores futuros, indicadores macroeconômicos e demográficos O atuário, a partir dessas bases, calcula o CUSTO DOS BENEFÍCIOS DO PLANO PREVIDENCIÁRIO O atuário, a partir dessas bases, calcula o CUSTO DOS BENEFÍCIOS DO PLANO PREVIDENCIÁRIO

Política pública de promoção à saúde e da prevenção a acidentalidade e do adoecimento por moléstia profissional no serviço público Estabelecer papel ativo do Órgão Gestor Único em SST; Efetuar diagnóstico: atividades, riscos e epidemiologia no ambiente de trabalho do servidor público; Indicadores de doenças ocupacionais, frequência e acidentalidades; Apurar em estudos atuariais o custo e a evolução dos benefícios de risco; Estabelecimento de regime de acompanhamento, bonificação ou sanção para descumprimento do programa em SST; Troca de experiências: melhores práticas no serviço público; Cultura de Prevenção e Educação Continuada em SST. 13

Iniciativas: - CONSAD - Conaprev GT Contato: 14