RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
A Erupção do Monte Santa Helena Escola Elementar de James Sales
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS DA EXPLORAÇÃO DO AMBIENTE PELO HOMEM
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
O uso dos softwares nas escolas
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
A construção de Recursos didáticos Montando um quebra-cabeça
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Questionário/Roteiro
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
Projeto Jornal Mural Professores
Dominando as práticas pedagógicas
Projeto: “Copa do Mundo 2014” Colégio Mellinho
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
PROJETO Navegando na Leitura
Curso de Especialização em Mídias na Educação
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamen. Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação. Nome do aluno(a):
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
Informática para o Ensino Médio
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Franceline Michailoff
Capitalismo e suas influências
Como elaborar um plano de aula
ESTUDO VIRTUAL ALLAN CARVALHO ROCHA E.E ABADIA FAUSTINO INÁCIO
Proposta de aula Nome: Danielle P. Silveira Moreira.
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
Atividades à distância
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
O computador como Meio e como Fim...
Estado de Santa Catarina Secretaria de Educação Secretaria de Desenvolvimento Regional de Caçador Gerência de Educação Núcleo de Tecnologia Educacional.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Formação continuada 2º Encontro
SALA DE TECNOLOGIA DA EEB PROF. LAÉRCIO CALDEIRA DE ANDRADA Vania Beatriz Rossato – Resp. Sala de TI Benicia Maria Ternus - Diretora MEIO DE COMUNICAÇÃO.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Transcrição da apresentação:

RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010

Devido às tantas transformações na sociedade mundial, nos últimos 40 anos, utilizar o livro didático como único recurso, e o professor autoritário, detentor do conhecimento, como verdades absolutas, já estão ultrapassados. São métodos que já não funcionam, mas que ainda se encontram reproduzidos nas escolas.

 As mídias podem ser utilizadas de forma integrada na implementação de projetos de ensino-aprendizagem voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades e para tornar as aulas de Geografia, de Estudos Regionais e de Sociologia mais dinâmicas e agradáveis.  Com isso os alunos do ensino público, se sentirão instigados, curiosos, e sentir-se-ão capacitados a ler e entender o mundo globalizado por estarem inseridos no atual contexto, onde, as TICs e as mídias são as principais ferramentas para a apreensão e difusão do conhecimento.  Prof Raquel Marmentini

A SEGUIR...

Logotipo criado para o Projeto de sensibilização ambiental 7ª série 2009 Trabalho criado por alunos sobre sensibilização ambiental 5ª série 2009 Um blog foi criado para postar os trabalhos realizados por alunos:

EXPOSIÇÃO NO PÁTIO DA ESCOLA SEMANA DO MEIO AMBIENTE Os painéis foram elaborados a partir da reutilização de material. Papel Paraná, usado anteriormente recoberto com jornais velhos. Gravuras retiradas de jornais velhos. Cartolinas para colagem das gravuras. Desenho dos alunos com lápis de cor e colagens. Madeiras usadas para montagem do suporte dos painéis. Uma camada de verniz para proteger contra as intempéries do tempo.

 Realização de atividades específicas para cada série;  Usa o conteúdo do livro didático para introduzir o tema;  Atividades iniciais: Leitura e discussão sobre o tema com o grupo de alunos; proposta de atividades a serem desenvolvidas na sala de informática; orientar passo a passo a pesquisa de imagens e textos a ser realizada em sites de busca da web; postar os trabalhos no blog:

 Alunos do ensino fundamental realizam pesquisa sobre a utilização das mídias, respondem o questionário, analisam os dados, elaboram planilhas e gráficos e postam os resultados em painéis e nos blogs.  As novas tecnologias utilizadas: Computador com sistema operacional LINUX Digitação de dados em planilhas eletrônicas para criar os gráficos relativos à pesquisa.

 USO A INTERNET PARA:  ESTUDO, PESQUISA 17  NOTICIAS 10  SITES DE RELACIONAMENTO 9  JOGOS 17 DIVERSÃO 17

 MÍDIAS EM CASA:  RÁDIO 17  TV/VIDEO 17  JORNAIS 8  REVISTAS 8  COMPUTADOR 10  INTERNET 4

Laboratório de informática – digitação de textos Biblioteca – seleção de matérias em jornais e revistas

 Este assunto deu origem a trabalhos excelentes:  Leitura e discussão a partir do conteúdo do livro didático;  Pesquisa em livros, revistas, e sítios da web  Criação de slides (impress e ppt)  Socialização em sala de aula com o grupo de colegas da turma;  Postagem de questões elaborados pelos grupos de trabalho no blog

PROFESSORA E ALUNOS ORGANIZANDO A SALA DE GEOGRAFIA

Livros de pesquisa Revistas atuais Mapas e globos Atlas DVDs e CDs Material de pesquisa – informativos Trabalhos de alunos expostos Professora motivada Alunos interessados Aulas agradáveis e dinâmicas

 Um projeto idealizado por Solange De Carli Lodea, desenvolvido no curso Mídias na Educação pelo grupo de estudos:  Neura Meneghini Folmann  Raquel Marmentini  Solange De Carli Lodea  Este projeto foi colocado em prática nas escolas EBM Waldemar Pfeiffer, de Concórdia, e na EEB Carlos Fries, em Ipira, municípios do Estado de Santa Catarina.

 Por que brincar com as palavras? Por que fazer poesia? Como utilizar as mídias (impressas, internet, vídeo, TV e rádio) para articular uma proposta educativa que desenvolva a criatividade, a imaginação, o gosto pelo aprender a ler e escrever e que desperte a curiosidade de brincar com as palavras fazendo poesia. Como fazer isso?

 Na prática vivenciada, pela professora Solange, em trabalhos com poesias, já postados no blog e o projeto Redescobrindo a Cidade, coordenado pela professora Raquel, postados no blog pode-se partir para a afirmativa de que a poesia é um dos gêneros literários mais distantes da sala de aula e por isto é preciso descobrir formas de aproximar crianças e os jovens deste estilo literário, que falam nas entrelinhas.

 Em 5 anos de trabalho na EEB Carlos Fries, ficou evidente que os alunos, sujeitos de seu próprio conhecimento, são autores, criativos, desenvolvem as atividades com entusiasmo e se dedicam à construção de um futuro mais promissor.  Estes alunos são interessados, curiosos, usam o tempo a seu favor, se informam e buscam conhecer o mundo, a partir do mundo maravilhoso oferecido pelo uso adequado das mídias.  Professora Raquel Marmentini

 BLOGS CRIADOS PARA POSTAR TRABALHOS DOS ALUNOS    