BREVE CENÁRIO DO AUDIOVISUAL Antes e Após Lei /2011
Crescimento em 2013: 11,31% Lares com TV: MAIS DE 59 MILHÕES Nº de assinantes (mai/14): 18.9milhões Crescimento da TV Paga no Brasil Fonte: ABTA
Evolução acesso a TV Paga – Perfil Econômico
Número de Horas de Conteúdo Brasileiro por ANO 14 canais – 2010 a 2013 Horas Veiculadas + 385% Potencial Produção Independente (anual) horas Classificação Canais CEQ – 79 CBEQ – 16 SB e SBsR - 04
Lei /2011 – Novas Produções para TV Mais de 180 produções independentes lançadas após séries de VARIEDADES 15 REALITIES SHOWS 42 séries de FICÇÃO 74 DOCUMENTÁRIOS 17 ANIMAÇÕES Nº de novos títulos (CRT) + 600% Fonte: Ancine (emissões de CPB) Maior canal exibidor GNT 25 séries
Lei /2011 – após 22 meses 12º - Law & Order (Universal): º - Marvel's Agent of Shield (Sony): º - Downton Abbey (GNT): º - Contos do Edgar (Fox): º - Meu Passo me Condena (Multishow): º - The Walking Dead | ano 2 (Fox): º - Supernatural (Warner): º - Bones (Fox): º - Surtadas na Yoga (GNT): º - Se Eu Fosse Você (FOX): º - Vai que Cola (Multishow): telespectadores 2º - Sai de Baixo (Viva): º - The Walking Dead | ano 4 (Fox): º - American Horror Story | ano 3 (Fox): º - CSI: NY (AXN): º - Cilada (Multishow): º - Uma Rua Sem Vergonha (Multishow): º - The Walking Dead | ano 3 (Fox): º - Adorável Psicose (Multishow): º - Crossing Lines (Fox): º - Revenge (Sony): séries nacionais independentes entre as 21 mais assistidas na TV Paga
entretenimento e mídia no Brasil (bruto anual) US$ 71 bilhões até º EUA 2º Japão 3º China 4º Alemanha 5º Reino Unido 6º França 7º Brasil 8º Coréia do Sul Ranking mercado mundial (estimativa até 2017) Fonte: PricewaterhouseCoopers
Novos Conteúdos – Novas Possibilidades Novas Responsabilidades
Projetos Criativos Multiplataformas Aspectos Jurídicos > Captação de Recursos Fidelizar PROJETOS CRIATIVOS que atendam necessidades de um nicho (canal, sexo, faixa etária, perfis de consumo) e que garantam continuidade Para um projeto de sucesso é indispensável a ASSESSORIA JURÍDICA na analise de contratos de equipe, direitos e na contratação de recursos. Além dos acordos com canais e distribuidoras. Produtor é o sócio majoritário do conteúdo audiovisual, responsável pela CAPTAÇÃO DE RECURSOS. Buscar diversas fontes de recursos (leis de incentivo, patrocínios, financiamento coletivo, investimentos dos canais) Alcançar o seu público em MULTIPLATAFORMAS, conteúdo deve estar disponível para o espectador. Ampliar o alcance e interatividade. Ser visto, ouvido e sentido. Pensar em estratégias para FIDELIZAR o conteúdo. Gerar subprodutos, dar continuidade em novas temporadas, conquistar novas janelas, fazer o esforço render. CONTEÚDO AUDIOVISUAL Construção de marcas audiovisuais
CriativoTécnico Executivo Legislativo Comercial CAPACITAÇÃO DEMANDAS -Gestão de Negócios -Formatação de Projetos -Legislação e Fomento -Captação de Recursos -Produção Executiva
O Negócio – 2ª Temp. Produtora: Mixer Canal: HBO Estreou em agosto 2014 Detetives da História – 2ª Temp. Produtora: Giros Canal: History Channel Estreou em dezembro 2013 Sessão de Terapia – 3ª Temp. Produtora: Moonshot Canal: GNT Estreou em agosto 2014 Tromba Trem – 2ª Temp. Produtora: Copa Studio Canal: TV Brasil Estreou em maio 2014 Quatro Remos – 3ª Temp. Produtora: Urca Filmes Canal: OFF Estreou em fevereiro 2014 Detetives do Prédio Azul – 6ª Temp. Produtora: Conspiração Canal: Gloob Estreou em agosto 2014 PRODUÇÕES INDEPENDENTES BRASILEIRAS – NOVAS TEMPORADAS
Mulher Arte Produtora: Santa Rita Canal: HBO Estreou em julho 2014 CINELAB! Produtora: Boutique Canal: Universal Estreia 03 de Setembro Expedição Karajá Produtora: Código Solar Canal: CinebrasilTV Estreou em julho 2014 Gemini 8 Produtora: TV Pinguim Canal: Disney Channel Estreou em junho 2014 Questão de Família Produtora: Atitude Produções Canal: GNT Estreou em abril 2014 Não tá Fácil pra Ninguém Produtora: Dois Moleques Canal: Multishow Estreou em abril 2014 PRODUÇÕES INDEPENDENTES BRASILEIRAS – NOVAS SÉRIES
Mulher Arte Produtora: Santa Rita Canal: HBO Estreou em julho 2014 CINELAB! Produtora: Boutique Canal: Universal Estreia 03 de Setembro Waterman Produtora: Destino Azul - SC Canal: OFF Estreou em janeiro 2014 Gemini 8 Produtora: TV Pinguim Canal: Disney Channel Estreou em junho 2014 Questão de Família Produtora: Atitude Produções Canal: GNT Estreou em abril 2014 Na Pele Produtora: Mantesana - RS Canal: Multishow Estreou em outubro 2013 PRODUÇÕES INDEPENDENTES BRASILEIRAS – NOVAS SÉRIES
Arquitetura de Financiamento MECANISMOS DE FOMENTO PARA TV Políticas PúblicasMercado Internacional Artigo 39 Artigo 1ºA Artigo 3ºA Editais FSA ICMS Municipais MKT Coprodução Investimento Coprodução Editais Pré-Vendas
Projeto de Lei n° 59/2003 Estimular a produção independente na TV Aberta Visa regulamentar o artigo 221, II e III da Constituição Federal “Art A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios: (...) II - promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação; III - regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei;” PL estabelece cotas para produção regional e local de acordo com o nº de habitantes Realizada audiência pública em 28/05 com entidades do setor ABPITV, APRO e ABERT Aguardando tramitação no senado
Maior programa de desenvolvimento do setor audiovisual. ANCINE, MinC e entidade do setor audiovisual Lançado em 2014 o programa visa transformar o país em um centro relevante de produção e programação de conteúdos audiovisuais. Investimentos de até R$ 1.2 bilhões (FSA) nos próximos 12 meses 1º Eixo: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS, ROTEIROS, MARCAS E FORMATOS (R$ 94 milhões) Metas: 450 projetos desenvolvidos e 54 núcleos de criação 2º Eixo: CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO – PRONATEC AUDIOVISUAL Metas: bolsas, cursos técnicos em 12 cidades (inclui Florianópolis) 3º Eixo: PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONTEÚDOS BRASILEIROS (R$ 700 milhões) Metas: 300 longas metragens, 400 obras seriadas, horas de conteúdo e 23 UFs em parceria) Inclui suporte automático, complementação em editais regionais e distribuição 4º Eixo: IMPLANTAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE SALAS DE CINEMA (R$ 350 milhões) Metas: 250 novas salas de cinema e digitalização do parque exibidor
OBRIGADO PELA ATENÇÃO! MAURO GARCIA DIRETOR EXECUTIVO (11)