Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.

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Transcrição da apresentação:

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de Mercado JORGE, Fauzi T e MOREIRA, José Octávio de Campos. Economia: notas introdutórias. 2ª. Edição. São Paulo: Atlas, 2009

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista EmpresasIndivíduos Fornecimento de fatores de produção Remuneração pelos fatores de produção Pagamento pelos bens e serviços Suprimento de bens e serviços Dinâmica do sistema econômico: os fluxos fundamentais Poupança Investi- mento Fluxo real Fluxo monetário

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Os fluxos fundamentais Fluxo real: constitui a atividade real da economia. Refere-se à obtenção dos fatores de produção e a geração e distribuição dos bens e serviços; Fluxo monetário: as empresas remuneram os indivíduos, sob a forma de juros, lucros, aluguéis, salários etc.. Com estes recursos, os indivíduos pagam as empresas pelos bens e serviços finais adquiridos. Este processo de remuneração e pagamento constitui o lado monetário da economia.

Economia Unip Universidade Paulista Preço : a expressão monetária do valor de um bem ou serviço microeconomia árvore teoria do consumidor teoria da produção teoria do preço macroeconomia floresta nível da renda nível geral do emprego nível geral de preços

Economia Unip Universidade Paulista Valor teorias objetivas oferta trabalho teorias subjetivas procura utilidade

Economia Unip Universidade Paulista A demanda Quantidades de um bem ou serviço que os consumidores estariam dispostos - e seriam capazes - de adquirir a diferentes preços. Q d = f(P n )

Economia Unip Universidade Paulista Representação tabular e gráfica da demanda Preço (P)Quantidade (Q) 1a.1a. 3a.3a. 4a.4a. 2a.2a. Observação Preço Quantidade

Economia Unip Universidade Paulista Uma curva de demanda Quantidade Preço Demanda

Economia Unip Universidade Paulista Variações nas quantidades demandadas Q P Demanda p1p1 p0p0 q1q1 q0q0 Q d = f(P n )

Economia Unip Universidade Paulista Variações na demanda P p D n =f(P 1,P 2,...,P n-1 ;R;G) Q D q0q0 q1q1 D’

Economia Unip Universidade Paulista Classificação de Bens (em microeconomia) Bens normais (ou bens superiores) Bens inferiores (ou bens de Giffen) Bem complementar Bem substituto

Economia Unip Universidade Paulista Bens complementares Q P p1p1 p0p0 q1q1 q0q0 Q P q1q1 q0q0 p DD’

Economia Unip Universidade Paulista Bens substitutos Q P p1p1 p0p0 q1q1 q0q0 Q P q0q0 q1q1 p D’D

Economia Unip Universidade Paulista A oferta Quantidades de um bem ou serviço que os ofertantes estariam dispostos - e seriam capazes - de oferecer a diferentes preços. Q s = f(P n )

Economia Unip Universidade Paulista Representação tabular e gráfica da oferta Preço (P)Quantidade (Q) 1a.1a. 3a.3a. 4a.4a. 2a.2a. Observação Preço Quantidade

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Uma curva de oferta Quantidade Preço Oferta

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Variações nas quantidades ofertadas Q P Oferta p1p1 p0p0 q0q0 q1q1 Q s = f(P n )

Economia Unip Universidade Paulista P p O n =f(I 1,I 2,...,I J ; P 1,P 2,...,P i ;T; C) Q S q0q0 q1q1 S’ Variações da oferta

Economia Unip Universidade Paulista Bens complementares Q P p1p1 p0p0 q0q0 q1q1 Q P p q0q0 q1q1 SS’

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Bens substitutos Q P p1p1 p0p0 q0q0 q1q1 Q P p q1q1 q0q0 S’S

Economia Unip Universidade Paulista Oferta e Procura conjugadas Quantidade Preço Demanda Oferta

Economia Unip Universidade Paulista Excedente de oferta e excesso de demanda Q P p*p* p2p2 q2sq2s q*q* q2dq2d D S p1p1 q1dq1d q1sq1s excedente de oferta excesso de demanda

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Macroambiente Ambiente Setorial Empresa FornecedoresClientes Outros interessados Concorrentes Ambiente de atuação da empresa

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Forças político-legaisForças sociaisForças econômicasForças tecnológicas Leis tributáriasAtitudes em relação à inovação de produtos, estilos de vida, carreiras e ativismo dos consumidores Fornecimento de dinheiroGastos em pesquisa e desenvolvimento (do governo e do setor) Regulamentações de comércio internacional Preocupação com a qualidade de vida Política monetáriaEnfoque em gastos com pesquisa e desenvolvimento Regulamentações de empréstimos a consumidores Expectativas de vidaTaxa de desempregoTaxa de introdução de novos produtos Leis de proteção ambiental Expectativas em relação ao local de trabalho Custos com energiaAutomação Sanção de regulamentações antitruste Mudança na presença de mulheres na força de trabalho Renda pessoal disponívelRobótica Leis de contratação, demissão, promoção e pagamento Taxas de nascimentoEstágio do ciclo econômico Controles de preços e salário Alterações populacionais

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista A estrutura de mercado como determinante da capacidade de competição de uma empresa O ambiente setorial de atuação da empresa configura determinada estrutura de mercado. Essa estrutura de mercado, de maneira sintética, compreende basicamente a forma como se dá a interação entre compradores e vendedores num particular setor. Sinteticamente, as estruturas de mercado são determinadas: por um fator de ordem quantitativa, indicando o número de empresas vendedoras que atuam nesse mercado; pelo “poder de fogo” destas empresas, no que tange à sua capacidade de compra e negociação;

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista pelo grau de correlação entre as diversas empresas que atuam no mercado, no que se refere à sua interdependência; pelo grau de similitude e diferenciação entre os produtos destas diferentes empresas; por outro fator de ordem quantitativa, dessa vez relacionado ao número de compradores, tanto empresas quanto indivíduos ou famílias;

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista pelo grau de informação que consumidores e demais empresas vendedoras possuem sobre os produtos que são transacionados nesse particular mercado, principalmente aqueles referentes a preços e demais condições que influenciam a aquisição do produto; pela possibilidade de entrada e saída de empresas do particular segmento de atuação, ou seja, da “indústria”, como é conhecido o setor – ou ramo – de produção.

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Quase- monopólio Oligopólio bilateral Oligopsônio MonopólioOligopólioConcorrência perfeita Monopólio bilateral Quase- monopsônio Monopsônio Consumidores Vendedores Grande quantidade de consumidores Pequena quantidade de consumidores Um único consumidor Um único vendedor Pequena quantidade de vendedores Grande quantidade de vendedores Estrutura de mercado, segundo Stakelberg

Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Questões para reflexão 1.Qual é a importância da condição “coeteris paribus” para o entendimento do conceito e representação da Curva de Demanda? 2.Qual é a importância da distinção entre os conceitos de “quantidade demandada” e “demanda”? 3.Quais as consequências de um excesso de demanda sobre os níveis de preços do produto? E de um excedente de oferta?