DISSERTAÇÃO
LEITURA
OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO
Todos nós temos boas idéias.O difícil é arrumá-las. Por isso, toda vez que formos redigir um texto, é muito mais proveitoso iniciar-mos fazendo uma tempestade mental.
O que é uma tempestade mental? É uma idéia sugerida, anotarmos todas as idéias que nos vierem à cabeça relacionadas ao tema, sem nenhuma preocupação com ordem e critérios.
Após essa “tempestade”, aí sim é que vamos começar a ordenar nossas idéias.
Dissertar é, através da organização de palavras, frases e textos, apresentar idéias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos.
INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO É, agora depois de dizer tudo, só preciso concluir a idéia!
Posicionamento crítico Problematização Contextualização Com relação às idéias do autor, para construir a dissertação
Mentalize sua idéia.
é desenvolver a capacidade de argumentação, demonstrando quão necessário é o poder de síntese, conseqüentemente exigindo apropriação da linguagem escrita.
Toda atividade tem um tempo pré- determinado. Para construir a dissertação você tem 80 minutos
Não posso esquecer do rascunho.
1. Observar a concordância verbal 2. Verificar se existem erros de ortografia 3. As idéias estão claras? 4. O texto contempla idéias coerentes?
A principal pergunta que deve ser feita é: Qualquer pessoa lê o que eu escrevi?
É importante Ler em voz alta para todo o grupo. E saber ouvir as críticas.
...favorece a análise e revisão do material produzido bem como proporciona o acesso dos grupos ao “produto” final.
Cuidado para não exceder. E lembre-se Eu sei fazer uma dissertação. Toda redação tem o seu tempo!
REFERÊNCIAS
Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai a sua influência. (Henry B. Adams)