DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e Síntese.
Advertisements

PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Você sabe ler? A que grupo de leitores você pertence?
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
Comentário e Dissertação
Ensaiando um ensaio.
O QUE NOS DIZEM OS DIAGNÓSTICOS? O que é necessário realizar para que todos possam se inserir na cultura escrita? O que é possível realizar já?
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Sérgio Elias Vieira Cury
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
Redação de textos técnicos recomendações
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
TEXTO ARGUMENTATIVO - PRÁTICA
PENSANDO OS TRABALHOS ACADÊMICOS
ESCREVER HISTÓRIAS E DIÁLOGOS
A Escrita como Processo
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
8. Redação. SUMÁRIO: 1. Dúvidas Gramaticais Frequentes;
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
Observação da sala de aula
AULA 6 Como Estudar.
Produção Textual.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
FAZENDO COM OS ALUNOS: correção de produção textual
Dissertação.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
UNIDADE BÁSICA DE UM BOM TEXTO
Leitura de Textos Científicos
Leitura Analítica e Resumo Informativo
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
C OMPETÊNCIA 2 – C OMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS.
Artigo Científico Funções Básicas:
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
Facilitadora: Marcela Alves
Universidade Castelo Branco - UCB
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
COMO INTERPRETAR TEXTOS
Técnicas de comunicação oral/ escrita e Redação Técnica
Como fazer um trabalho de pesquisa
Desafio Pré-vestibular
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Dissertação e Critérios de Correção
Leitura Estiloja.com.
Como elaborar uma boa redação?
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
A DISSERTAÇÃO PASSO A PASSO.
Como se preparar para as redações. FOCO Faça leitura e estudo da literatura da SNI com foco na escrita/na redação.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
CONTEXTUALIZAÇÃO ACADEMICA BAIXO NÍVEL – Necessidade de ler e produzir IMPORTANCIA DA PESQUISA – Livros usuais de metodologia da pesquisa.
Como redigir um bom texto?
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Tipologia textual Dissertação.
OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
Transcrição da apresentação:

DISSERTAÇÃO

LEITURA

OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO

Todos nós temos boas idéias.O difícil é arrumá-las. Por isso, toda vez que formos redigir um texto, é muito mais proveitoso iniciar-mos fazendo uma tempestade mental.

O que é uma tempestade mental? É uma idéia sugerida, anotarmos todas as idéias que nos vierem à cabeça relacionadas ao tema, sem nenhuma preocupação com ordem e critérios.

Após essa “tempestade”, aí sim é que vamos começar a ordenar nossas idéias.

Dissertar é, através da organização de palavras, frases e textos, apresentar idéias, desenvolver raciocínio, analisar contextos, dados e fatos.

INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO

CONCLUSÃO É, agora depois de dizer tudo, só preciso concluir a idéia!

Posicionamento crítico Problematização Contextualização Com relação às idéias do autor, para construir a dissertação

Mentalize sua idéia.

é desenvolver a capacidade de argumentação, demonstrando quão necessário é o poder de síntese, conseqüentemente exigindo apropriação da linguagem escrita.

Toda atividade tem um tempo pré- determinado. Para construir a dissertação você tem 80 minutos

Não posso esquecer do rascunho.

1. Observar a concordância verbal 2. Verificar se existem erros de ortografia 3. As idéias estão claras? 4. O texto contempla idéias coerentes?

A principal pergunta que deve ser feita é: Qualquer pessoa lê o que eu escrevi?

É importante Ler em voz alta para todo o grupo. E saber ouvir as críticas.

...favorece a análise e revisão do material produzido bem como proporciona o acesso dos grupos ao “produto” final.

Cuidado para não exceder. E lembre-se Eu sei fazer uma dissertação. Toda redação tem o seu tempo!

REFERÊNCIAS

Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai a sua influência. (Henry B. Adams)