Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Gótica.
Advertisements

Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco europeu..
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Barroco Brasileiro.
A arte barroca Barroco: Estilo artístico dominante entre , nasceu em Roma como instrumento da Igreja católica para impressionar os crentes com.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO s.
A ARTE BARROCA.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
Fauvismo.
O Barroco O Barroco na península itálica
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO.
A arte e a mentalidade barroca
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Rembrandt (vídeo – Slides)
A arte e a mentalidade barrocas
Barroco.
ARTE BARROCA.
BARROCO.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
ARTE BARROCA.
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Barroco Profª Patricia.
A ARTE BARROCA NA EUROPA
HISTÓRIA DA ARTE Arte Barroca.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
ARTE BARROCA NO BRASIL SÉCULO XVIII / XIX
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
BARROCO.
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
CUBISMO.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
História da arte: breves considerações
O Barroco surgiu na Itália (Roma) do séc. XVI, espalhando-se depois por toda a Europa. O Barroco abandonou a sobriedade e equilíbrio do Renascimento,
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Períodos Musicais na Idade Moderna Quais os seus principais compositores? Qual a relação da música e das artes plásticas neste período?
O QUE É ARTE?. Criação humana de valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
ARTE BIZANTINA A arte bizantina está dirigida pela religião, ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros.
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
BARROCO ERA DO ORNAMENTO
 Holanda no final de 1917  Theo van Doesburg e Mondrian.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
O BARROCO.
ARTE GÓTICA.
Projeto: Vanguardas Europeias
HISTÓRIA DA ARTE, ARQ. E URB. III CIDADES BARROCAS séculos XVI e XVII Mestranda: Anne E. R. Soto Professora: Gladys Neves da Silva Semestre: 2008/1.
Neoclássico em França.
Barroco.
CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.
ARQUITETURA BARROCA Diele Espindola, Felipe Macedo, Jacqueline Yure e Sarah Lopes.
Arte Barroca.
Primeiro Ano Médio ARTE BARROCA NA EUROPA A arte dos países católicos
O BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente.
Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.
O BARROCO.
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo

ARTE BARROCA – 9º. ANO

O BARROCO NA PENÍNSULA ITÁLICA A arte barroca originou-se na Itália, mas não tardou a irradiar-se pelo restante da Europa e chegar ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Seu desenvolvimento, porém, não se deu de maneira homogênea: houve grandes diferenças entre os artistas e entre as obras produzidas em cada região. A arte barroca do início do século XVII na Itália, por exemplo, é muito diferente da que se desenvolveu na Holanda nesse mesmo século. Ainda assim, alguns princípios gerais podem ser apontados como característicos dessa concepção artística.

Características do Barroco: emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio. busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; entrelaçamento entre a arquitetura e escultura; violentos contrastes de luz e sombra; pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

PINTURA Características da pintura barroca: Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade. Realista, abrangendo todas as camadas sociais. Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

Dentre os pintores barrocos italianos: Caravaggio - o que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador. Obra destacada: Vocação de São Mateus. Andrea Pozzo - realizou grandes composições de perspectiva nas pinturas dos tetos das igrejas barrocas, causando a ilusão de que as paredes e colunas da igreja continuam no teto, e de que este se abre para o céu, de onde santos e anjos convidam os Inícions para a santidade. Obra destacada: A Glória de Santo Inácio. A Itália foi o centro irradiador do estilo barroco.

Dentre os pintores mais representativos, de outros países da Europa, temos: Velázquez - além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história. Obra destacada: O Conde Duque de Olivares. Rubens (espanhol) - além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes - o vermelho, o verde e o amarelo - que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas. Obra destacada: O Jardim do Amor. Rembrandt (holandês) - o que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa. Obra destacada: Aula de Anatomia.

CARAVAGGIO

ANDREA POZZO

VELÁZQUEZ

RUBENS

REMBRANDT

ESCULTURA Suas características são: o predomínio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento. Bernini arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Obra destacada: A Praça de São Pedro, Vaticano e o Êxtase de Santa Teresa.

BERNINI

BIBLIOGRAFIA: Proenca, Graca. História da Arte; Atica. Imagens wikipedia. org.