Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Informações sobre o Teleduc
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
EDIÇÃO MULTIMÉDIA licenciatura em comunicação social e cultural Faculdade de Ciências Humanas – 2012/2013 Semestre de Verão.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Formação de Tutores a Distância
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Gabinete de Apoio ao Tutorado
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Desafios de um curso online: papel do aluno e do tutor Miriam Struchiner.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Transcrição da apresentação:

Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop

Apresentação Curso Presencial → Curso Online

No ensino online registou-se uma taxa de crescimento de 21% de matrículas no ensino online, enquanto o crescimento de matrículas no Ensino Superior em geral ficou próximo dos 2% (Allen & Seaman, 2010).

Conceitos Actividades presenciais (enriquecidas tecnologicamente) b-Learning Totalmente a distância

Conceitos Modelos Pedagógicos Comportamentalistas/Cognitivistas Construtivistas Conectivistas

Conceitos Coincidência do Tempo Coincidência do Espaço (Ensino Presencial) Coincidência do Tempo Não Coincidência do Espaço (Radio e televisão) Não Coincidência do Tempo Coincidência do Espaço (Biblioteca) Não Coincidência do Tempo Não Coincidência do Espaço (Ensino a Distância)

Professor a Distância Domínio básico nas tecnologias (competências técnicas do ponto de vista do utilizador) Competências de gestão do conhecimento (e do grupo-turma) Competências de comunicação online

E-Moderação NetEtiqueta Criação e organização de actividades Dinamização e facilitação da interacção e da comunicação Orientar e estimular Promover a reflexão Dar feedback Sintetizar/sumariar Avaliar

Estudante a Distância + Organização e gestão da vida profissional, pessoal e educativa Auto-regulação Capacidade de interacção e colaboração = Importância da calendarização das actividades de aprendizagens

Curso, unidade curricular, módulo… Coordenação do curso: gestão das diferentes unidades curriculares. Calendário escolar comum (o definido e o emergente). ‘Medida de esforço’ 1º Semestre 35 ECTS (1050 horas) 2º Semestre 25 ECTS (750 horas)

Curso, unidade curricular, módulo… Antes do início do curso Semana anterior ao curso 1º Semestre2º Semestre2º Ano Espaço online de trabalho entre os diferentes docentes Ambientação online Espaço de Coordenação (Coordenador+Estudantes) Espaço Confraternização* (Docentes+Estudantes) UC’s 1º Semestre UC’s 2º Semestre Espaços de trabalho individual Curso, unidade curricular, módulo…

Estrutura modelar das UC’s. Equilíbrio entre módulos,. Regularidades e Diversificação. Espaços de reflexão e verificação das aprendizagens Sequência dos módulos. O tempo como elo estruturador. A importância dos recursos e da tarefa. O ‘Plano B’ Indicações Exploração Atividade/ Aplicação Curso, unidade curricular, módulo…

Unidade Curricular (devem constar ano letivo, nome da U.C., o corpo docente e os contactos) Apresentação da Unidade Curricular (Sinopse da U.C.) Objetivos/Competências (objetivos e competências que o aluno deverá atingir no final da U.C.) Conteúdo Programático (Indicação dos temas gerais a trabalhar na U.C.) Funcionamento e Metodologia (Indicação de como se vai realizar o trabalho na U.C., como por exemplo, leituras e reflexões individuais, fóruns etc...) Avaliação (Indicação dos métodos de avaliação da U.C.) Plano de Trabalho (poderá estar organizado mensalmente ou semanalmente e deverá ter indicação daquilo que é esperado que o estudante faça nesse mês/semana) Fórum de Notícias (vem por defeito) Fórum de questões sobre a U.C (disponibilização de fórum(s) onde os estudante possa colocar duvidas sobre a U.C e onde o docente possa colocar avisos sobre a U.C.) Curso, unidade curricular, módulo…

Modelo ADDIE

Analysis Mercado Condições (tempo/recursos) Publico Soluções técnicas

Design ConteúdosObjectivos de aprendizagem Relação com competências do currículo Metodologia de Trabalho Recursos de Apoio Tempo estimado (Horas) Outcome (produto desenvolvido + Avaliação) A A1 A2 B C C1 Módulo 1: De dd/mm/aaaa a dd/mm/aaaa

Desenvolvimento (interface gráfico e conteúdo)

Implementação Estruturas de Suporte Materiais de Apoio Serviços Técnicos Serviços Académicos Corpo Docente Tutores

Avaliação Avaliação das aprendizagens Avaliação para a aprendizagem Avaliação como aprendizagem (Quality assurance)

MOODLE (exemplos para Avaliação) Teste –Criação de uma base de perguntas –Aplicação de um teste com questões de escolha múltipla, verdadeiro/falso,... (facilita a avaliação) aleatórias no final da aula, por um curto período de tempo Casos Práticos –Colocação dos problemas (pdf) –Criação simultânea de fórum para os estudantes (fórum não moderado pelo docente) –Colocação do que se esperava (pdf)