Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

PIB- Produto Interno Bruto
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
Aula Multimídia.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
CAPÍTULO 1: O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI MAIS INFLUENCIADA PELA TECNOLOGIA.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
AS ÁREAS RURAIS EM MUDANÇA. Douro Alentejo.
FEM 2003Faculdade de Engenharia Mecânica1 Departamento de Energia Departamento de Energia - Desenvolve pesquisas nas áreas de termodinâmica, mecânica dos.
Ministério das Comunicações. Telecomunicações e Redes Inteligentes ComandoControleMonitoramento MediçãoAutomaçãoGeração distribuída Necessidade de fluxo.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
PRONATEC SETEC/MEC Brasília, 26 de novembro de 2014.
A R ELAÇÃO ENTRE H OMEM E M EIO A MBIENTE NO DECORRER DA H ISTÓRIA. ATUALIDADE UEG-UNUCSEH Matéria: Gestão Ambiental Professor: Carlos William Acadêmicos:
As atividades rurais são muito importantes para o Brasil: *geram emprego e renda; *alimentam a população; * fornecem matérias-primas para as indústrias;
Revolução Industrial História da Revolução Industrial, pioneirismo inglês, invenções de máquinas, passagem da manufatura para a maquinofatura, a vida.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O processo que revolucionou a economia e o mundo.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
IMPACTOS ECONÔMICOS DA COMPETITIVIDADE DO GÁS NATURAL Luciano Losekann Grupo de Economia da Energia Economia/UFF.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 60 hr. 4ª Fase.
Ciências Naturais – 8.º ano
Geografia Rede SESI de Educação.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
América do Norte Estados unidos.
A indústria contemporânea brasileira
Automação Industrial Prof. Dennis Brandão Universidade de São Paulo
Trbalho de Geografia Prof: Karina Aluno: Arthur de Oliveira Moteiro.
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
CAPÍTULO 3: AS PRIMIERAS SOCIEDADES Professora Arluce Dantas Bezerra.
Polímeros Módulo II - Reciclagem
ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX DISCIPLINA: HISTÓRIA ESCOLA MUNICIPAL DO CAMPO LA SALLE PROFESSORA: NILSE INES K. FEIX.
REVOLUÇÃO AGRÍCOLA LA RÉVOLUTION AGRICOLE. Em tenra idade encetei Esta vida de “servidão” Trabalhar de sol a sol É a minha condição. Cavo a terra, ceifo.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
MINISTÉRIO DO TRABALHO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados Audiência Pública Impacto econômico.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
Revolução Verde – Complexos Agroindustriais
Considerações sobre Variação de Escala Prof. Arnaldo Márcio Ramalho Prata.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa Cap. 6 A modernidade: do outro lado do Atlântico.
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia.
CAPÍTULO 1 – TÉCNICA, TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
História Econômica Geral
SETORES ECONÔMICOS AS ATIVIDADES ECONÔMICAS
Mudanças Tecnológicas ao Longo do Tempo
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
Preparatório EsPCEx História Geral
PROGRAMA II ETAPA 8º ANO Cap. 3 Revolução Francesa (pág. 54 a 66) Cap. 4 Industrialização e Globalização Cap. 5 A modernidade na Europa.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Transcrição da apresentação:

Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220

Meio Natural 1ª Etapa -Coleta, Caça e pesca; -Nomadismo. 2ª Etapa -Agricultura e pecuária; -Sedentarismo.

Meio Técnico Artesanato -Produção Individual; -Pequena Escala; -Pouca utilização de Matéria Prima. Manufatura -Produção coletiva – Artesanal; -Pequena escala; -Máquinas movidas a tração.

Meio Técnico Maquinofatura -Produção em Larga Escala; -Máquinas a Vapor, Elétrica; -Desenvolvimento do Capitalismo Comercial.

O papel da Revolução Industrial A Revolução Industrial foi um momento decisivo na história da humanidade. Transformou a sociedade rural e agrícola do mundo ocidental em uma sociedade basicamente urbana e industrial.

O papel da Revolução Industrial Além disso, a modernização tecnológica tornou obsoletas diversas formas de trabalho, gerando um desemprego crescente. Antes da Revolução Industrial, menos de 10% da população europeia vivia nas cidades. A maioria dos produtos manufaturados era feita em casas situadas nas zonas rurais. Os burgueses eram donos das matérias-primas, pagavam pelo trabalho realizado e procuravam mercado para seus produtos.

O processo de industrialização exigiu: a)desenvolvimento tecnológico e científico; b)investimento de grandes somas em dinheiro (capital); c)fornecimento de matérias-primas; d)consumidores para os produtos transformados.

FASES DA REVOLUÇAO INDUSTRIAL Primeira fase: 1750 – 1850: 1.invenção do tear mecânico e do descascador de algodão e consequente desenvolvimento da indústria têxtil; 2.invenção da máquina a vapor, que substituiu as fontes tradicionais de energia mecânica, como a roda d’água, a roda de vento e a tração animal; 3.uso do carvão para a fundição do ferro, a produção de lâminas de ferro e a produção de aço em larga escala;

Primeira fase: 1750 – 1850: 4. melhoria no processo de exploração do carvão mineral com a utilização de maquinas a vapor para retirar a água acumulada nas minas de carvão; 5. revolução nos transportes e nas comunicações, com a invenção da locomotiva, do navio a vapor e do telégrafo; 6. progressos na agricultura, com a produção de adubos, melhores grades (instrumento usado para revolver e depois alisar a terra) e arados, invenção da debulhadora e da ceifadeira mecânica.

Segunda fase: de 1850 até cerca de 1945: 1.aperfeiçoamento na produção do aço, que superou o uso do ferro; 2.aperfeiçoamento do dínamo (gerador que transforma a energia mecânica em elétrica); 3.utilização de novas fontes de energia como o petróleo e a energia elétrica;

Segunda fase: de 1850 até cerca de 1945: 4.invenção do motor de combustão interna; 5.emprego dos metais leves, como o alumínio e o magnésio; 6.nova revolução nos transportes, com a introdução das locomotivas e dos navios a óleo, a invenção do automóvel, do avião, do telégrafo sem fio, do rádio e da televisão; 7.introdução de máquinas automáticas, permitindo a produção em série e provocando um grande aumento da produção.

Terceira Fase ou Revolução Técnico-científica: 1.surgimento de grandes complexos industriais e empresas multinacionais; 2.automação da produção; 3.desenvolvimento da indústria química e a eletrônica; 4.avanços da robótica e da engenharia genética; 5.dependência cada vez menor de mão-de-obra e mais de alta tecnologia;

Desemprego: Estrutural Conjuntural

Resultados da Industrialização: A economia transformou-se, pois a atividade industrial passou a ocupar o centro da vida econômica; formaram-se grandes empresas industriais e o trabalho assalariado passou a predominar em toda parte; em outras palavras, impôs-se o capitalismo industrial.