DECRETO MUNICIPAL nº 53.924, DE 17 DE MAIO DE 2013 Convoca a Conferência Municipal de Meio Ambiente e cria o Comitê Intersecretarial para a Política Municipal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
Advertisements

RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Atribui aos.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Ministério do Meio Ambiente
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
O Estado e o BNDES no apoio à
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
“II Fórum Internacional de Resíduos Sólidos”
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Seminário de Reciclagem e Valorização dos Resíduos Sólidos
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Guarulhos – Dezembro de 2011
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
Política Nacional de Resíduos
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O que é o conselho? O conselho é uma representação do povo, que tem a finalidade de participar, junto ao Poder Público, lutando pelos interesses das coletividade.
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Sistema Estadual de Meio Ambiente
A questão do lixo no Brasil
Prefeitura do Recife - EMLURB
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
“Do lixo aos resíduos sólidos”
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Desafios e lacunas para o controle social das questões de Meio Ambiente Urbano, em especial, na gestão de resíduos sólidos Rizpah Besen Dra. em Saúde Pública.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
GUIA DO PELL / PMLL Galeno Amorim. GUIA PARA ELABORAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAL E MUNICIPAL DO LIVRO E LEITURA.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba – junho de 2014 Logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: responsabilidades.
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE RESÍDUOS SÓLIDOS 2013.
Secretaria de Serviços Públicos
Secretaria de Serviços Públicos
Ações e Objetivos atingidos dentro do TCA 618/11 Período de Agosto de 2013 a Outubro 2013 TERMO DE COMPROMISSO AMBIENTAL - PMG.
Ministério Público do Trabalho
Secretaria-Geral da Presidência da República Participação social é método de governar CONTRATAÇÃO DE COOPERATIVAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS): da Política Nacional de Resíduos.
A Evolução da Reciclagem no Brasil
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos Renato Teixeira Brandão Diretor de Gestão de Resíduos Fundação Estadual do Meio Ambiente Setembro de 2013.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
Divinópolis 17/03/2011 PLANO ESTADUAL DE COLETA SELETIVA PECS Eualdo Lima Pinheiro Fundação Israel Pinheiro Programa Minas Sem Lixões.
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
Ministério do Meio Ambiente
O NOVO DESAFIO DA REGULAÇÃO DO SANEAMENTO: OS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Débora Faria Fonseca Carlos Roberto de Oliveira Carlos Roberto Belani Gravina Maria.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
A Limpeza Urbana do DF e a regulação da prestação dos serviços 9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília - DF agosto 2015 A Limpeza Urbana do DF e.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Subcomissão Temporária de Resíduos Sólidos Senado Federal Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Albino Rodrigues Alvarez Brasília, 19 de março.
Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas – CONSIMARES Área de atuação: Resíduos Sólidos.
Transcrição da apresentação:

DECRETO MUNICIPAL nº , DE 17 DE MAIO DE 2013 Convoca a Conferência Municipal de Meio Ambiente e cria o Comitê Intersecretarial para a Política Municipal de Resíduos Sólidos Comitê Intersecretarial : Secretaria de Serviços Secretaria do Governo Secretaria do Verde e do Meio Ambiente Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo Secretaria da Saúde Secretaria de Coordenação das Subprefeituras Grupos de Trabalho: Elaboração do Plano Mun. de Educ. Amb. e Comunic. em Res. Sólidos Reelaboração do PGIRS, incluso Plano do Sistema de Coletas Seletivas Elaboração do Programa de Col. Sel. Solidária em órgãos públicos com inclusão dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis Implementação das ações para Resíduos da Construção Civil proposição de instrumentos normativos e legais para a Política Municipal

- Reelaboração Participativa do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município de São Paulo, que inclui as diretrizes aplicáveis para a Logística Reversa. - Foram realizadas 47 Etapas Preparatórias, com participação de um total de participantes Etapas PreparatóriasParticipantes 1 por subprefeitura (somando 31 Etapas) participantes 1 Indígena 26 participantes 6 Temáticas: - Coletas Seletivas – Resíduos Secos e a Logística Reversa. - Coletas Seletivas – Resíduos Orgânicos, Resíduos da Construção Civil, Resíduos dos Serviços de Saúde e Resíduos Perigosos. 458 participantes 9 de Informação aos Delegados 384 participantes

1 Etapa Preparatória por Subprefeitura, somando 31 Etapas. Capela do SocorroCidade TiradentesMoocaPenha Sé

1 Etapa Indígena.

Etapa Temática – Coleta Seletiva - Resíduos Secos e a Logística Reversa.

Etapa Temática - Resíduos Orgânicos, Resíduos da Construção Civil, Resíduos dos Serviços de Saúde e Resíduos Perigosos.

RESÍDUOS URBANOS – definição dos novos fluxos RESÍDUOS URBANOS – definição dos novos fluxos Incentivo ao uso de composteiras para domicílios Incentivo ao uso de composteiras para condomínios Fomento a iniciativas comunitárias de compostagem Fomento a negócios com compostagem 4 centrais de processamento mecanizadas 4 Ecoparques para biodigestão e compostagem

RESÍDUOS URBANOS – definição dos novos fluxos

RESÍDUOS URBANOS – redução resíduos em aterro - meta p/ 20 anos Ecoparque TMB Biodigestão (Bélgica) Orgânicos galpão pressão negativa (LIPOR) Secos automatizada (LIPOR)