Alexandre José Exposto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo do Ombro RNM.
Advertisements

MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
ERGONOMIA CIÊNCIA QUE ESTUDA A ADAPTAÇÃO DO POSTO DE TRABALHO AO HOMEM BEM COMO A FORMA DAS FERRAMENTAS DE ACORDO COM A SUA FUNÇÃO.
Aspectos Ortopédicos e Traumatológicos em Geriatria
Electromiografia II Aula V: Mononeuropatias membro superior
Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia
Que é LER/DORT? Mária de Araújo Rodrigues Téc. de Seg. do Trabalho
região posterior do antebraço
SAÚDE NO TRABALHO As transformações no mundo do trabalho Globalização
INCAPACIDADE NAS DOENÇAS DO OMBRO
Exercícios Resistidos Aplicados às diversas partes do corpo
Ergonomia.
DOENÇAS ORTOPÉDICAS DO MEMBRO SUPERIOR
Lesões musculoesquelética
Carlos Alexandre De Sousa Teixeira
Músculo supinador: Origem: Epicôndilo lateral do úmero, ligamento colateral radial, ligamento anular e crista do músculo supinador. Inserção: Face lateral,
TENOSSINOVITE D´QUERVAIN
Sônia Trajano Fisioterapeuta
COTOVELO DOS ATLETAS. TESTE DE MILL TESTE DE COZEN.
Diagnóstico NME Marcos Palmeira, DC.
ARTRITE REUMATÓIDE.
LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
ÓRTESES DE MEMBROS SUPERIORES
Avaliação Fisioterapêutica do Ombro
Quem somos? Experiência familiar de mais de 30 anos em SPAs na região de Sorocaba; A ZAHRA ampliou o conceito tradicional de Clinica de Estética e SPA.
LESÔES E EMERGENCIAS EM CAMPO
Distúrbios do Sistema Nervoso
Trauma Membros Superiores
EXPOSIÇÕES OCUPACIONAIS A VIBRAÇÕES. CONSEQÜÊNCIAS PARA A SAÚDE.
Músculos dos Membros Superiores
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Quadril – Respostas Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Profa. Dra.
Lesões da Mão e Punho Leonardo Kenji Hirao R2 Medicina Esportiva
GERME Alcides Hiromitsu Yamakawa Jr Fellow musculoesquelético
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
PLACAS INTEROCLUSAIS L.Rodrigues
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
LESÕES MUSCULARES Profa. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
LESÕES MENISCAIS Adriana Vilela Ana Paula Albergaria Danilo Abreu
Docente: Thaís D. A. Conde 2007/02
Alexandre José Exposto
Tratamento de extenso cisto inflamatório em maxila
3º CICLO CIEF Cap PM Pelliccioni
Professor e Enfermeiro Edson Luis Eilert
Trab. Final - Adriana
Angelica dos Santos Vianna 2016
FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
ÚLCERAS DE PRESSÃO “ESCARAS”
ANATOMIA HUMANA FUNCIONAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ – UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAUDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS EM FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLÓGICA E DESPORTIVA.
LESÕES MAIS COMUNS DOS MMSS
Lesões Desportivas Cabeça e Tronco.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PATOLOGIA
Médicos Residentes (MR1)
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
Extremidades Superiores
Alterações de punho e mão
ANATOMIA TOPOGRÁFICA DOS MEMBROS SUPERIORES
EXAME FÍSICO DO PUNHO E MÃO
Neuropatias compressivas periféricas
Fraturas dos Ossos do Carpo (exceto escafóide)
EXAME FÍSICO DO COTOVELO
Transcrição da apresentação:

Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.

Ginástica Laboral e Prevenção às DORT’s Bursite e Tendinite. Definições e as regiões do corpo mais acometidas por esses males.

Noções de Anatomia

Componentes Anatômicos Osso Cartilagem Ligamento Cápsula ou Bursa Tendão e Sinóvia Músculo Nervo

Patologias Mais Comuns

Artrite/Artrose Redução do espaço e deterioração da superfície articular. Sintomas: Dor e limitação de movimento.

Bursite Processo inflamatório na bursa ou cápsula articular, incide principalmente nos ombros e nos quadris. Sintomas: Dor e limitação de movimento.

Capsulite Adesiva Aderência da cápsula articular, secundária a outros processos inflamatórios e ao imobilismo.

Lesão do Manguito Rotador Lesão que acomete o grupo muscular responsável pela estabilização e rotação do ombro ou seus tendões. Sintomas: Dor principalmente ao elevar o braço lateralmente.

Epicondilite Processo inflamatório que ocorre nas inserções dos tendões junto ao cotovelo (epicôndilos). Sintomas: Dor na região afetada, sensação de formigamento e perda de força.

Síndrome do Túnel Cubital Corresponde à compressão do nervo ulnar, na região do epicôndilo medial, normalmente está associada à epicondilite medial. Sintomas: Sensação de formigamento do braço e redução de força.

Síndrome do Pronador Compressão do nervo mediano, ao nível do cotovelo, secundária à uma inflamação muscular local. Sintomas: Sensação de formigamento no braço ou nos dedos(1° ao 3°) com perda de força.

Síndrome do Supinador Compressão de um ramo do nervo ulnar na região média do braço, geralmente secundária à tendinite dos extensores do punho. Sintomas: Sensação de formigamento do braço e redução de força.

Tendinite de De Quervain Inflamação que afeta os tendões dos músculos extensor curto e adutor longo do polegar. Sintomas: Dor local associada ao movimento do polegar.

Síndrome do Túnel do Carpo Compressão do nervo mediano no punho, ocasionada principalmente pelo espessamento dos tendões e demais estruturas adjacentes. Sintomas: Dor local, sensação de formigamento, do 1° ao 3° dedos e dificuldade em segurar objetos.

Síndrome do Canal de Guyton Compressão do nervo Ulnar no punho, lateralmente ao túnel do carpo, por processo inflamatório dos tendões ou por cisto. Sintomas: Dor local e sensação de formigamento do 4° e 5° dedos.

Dedo em Gatilho Inflamação do tendão e sua bainha (tenossinovite) dos dedos, resultando em bloqueio do deslizamento do tendão. Sintomas: Bloqueio do movimento do dedo afetado e dor.

ATENÇÃO As informações contidas neste material estão resumidas e representam algumas patologias, sua finalidade é mostrar a complexidade e diversidade das DORT, não podem ser utilizadas para diagnosticar, não dispensam o diagnóstico médico e seu tratamento deve ser feito por profissional da saúde capacitado. Ao manifestar qualquer sintoma ou condição que fuja à normalidade, consulte seu médico.

Relaxando um Pouco Agora vamos repassar os exercícios feitos na aula anterior.

Os agentes patológicos, muitas vezes, estão onde nós não imaginamos.

Referências Anatomia Humana, Netter-RJ 2002 BRASIL Instrução Normativa INSS/DC Nº 98 - de 05 de dezembro de 2003 – OU de 10/12/2003 Exercícios Terapêuticos, Colby-SP 2005 Manual da Utilização dos Pontos Gatílho, Manole-SP 2006 Manual da Norma Regulamentadora NR17, MTE-DF 2003 Neuroanatomia Funcional, Machado-SP 2004 Reabilitação Periódico n° 17, Sesi-SP, 2008

OBRIGADO