MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DA AMAZÔNIA ORIENTAL “Segurança da Navegação: todos somos responsáveis!” CMG KLEBER SILVA DOS SANTOS 13 de agosto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Advertisements

Agência Nacional de Transportes Aquaviários
MEDIDA PROTETIVA DE ABRIGO.
Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina de Santa Catarina.
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Dr. AGUINALDO FENELON Promotor de Justiça de PE
Os Municípios e a Gestão Ambiental
DAS PRERROGATIVAS DA FEDERAÇÃO a) representar e proteger, perante os poderes da República e terceiros, bem como junto aos órgãos nacionais e internacionais,
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SISTEMA DE MONITORAMENTO DE MÁQUINAS FLEETSOLUTIONS
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
1/10 O AQUASEG desenvolve pesquisa, ensino e projetos visando a segurança da atividade realizada no meio aquaviário: na pesca, no transporte, no esporte.
Programa Prevenir DER São Bernardo
Profº.: MSc. Elizabeth Spengler Cox de Moura Leite Alunos:
PLANEJAMENTO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
AÇÕES DESENVOLVIDAS EM PROL DA SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO NA AMAZÔNIA
Centro de instrução Almirante Wandenkolk
Orientador: Pedro Pacheco
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
ACIDENTE DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Diferenças Entre Embargo e Interdição na Segurança do Trabalho.
Marcelo Gomes dos Santos
Ministério da Pesca e Aquicultura
AULA 9 Rede de Atendimento do INSS. AULA 9 Rede de Atendimento do INSS.
Apontamentos de aula Elementos de máquinas I
Lei / Cooperativas de Trabalho Marcelo Mauad
AÇÕES DE EDUCAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE PREVENÇÃO À MONILÍASE NO ESTADO DA BAHIA Joaquim Raimundo Nunes Marinho - Engº Agrº Fiscal Federal Agropecuário MAPA/SFA-BA/UTRA-ITABUNA.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Conservação e Preservação
Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária
TRAJETOS E CAMINHOS PREFERÊNCIAIS
Módulo de Portuária e Construção Civil – ACI Prof.º Marivaldo Oliveira
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
SISTEMAS DE ELEVAÇÃO E TRANSPORTES
CC (IM) OCTÁVIO LOPES SOTERO NETO
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
1 ASPECTOS LEGAIS E ATUALIZAÇÕES DA LEGISLAÇÃO QUE AMPARA O EMPREGO DA MARINHA DO BRASIL NA GARANTIA DA LEI E DA ORDEM A PARTIR DE 1988.
1.
O PAPEL DO VAREJO NA GARANTIA DA QUALIDADE DOS MINIMAMENTE PROCESSADOS Sílvia Santaella.
ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO AQUAVIÁRIO
Programa Transparência e Cidadania.. Objetivo Promover a defesa da transparência e do acesso à informação na Administração Pública por meio do cumprimento.
IFBAHIA COMPONENTES: CINTHIA MOREIRA, ELIZABETH FERREIRA, ISIS PACHECHO, MICHELE FAGUNDEES, TATIANE FARIAS. CURSO: MEIOS DE HOSPEDAGEM TURMA: 3931 DISCIPLINA:
1º Workshop FRENLOG Cabotagem Entraves e Soluções Agosto / 2015.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Licenciamento, Monitoramento e Exercício Profissional.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
Daniel Pereira | Vice-Governador Ciclo Completo de Polícia.
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
1/23 PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS = DEBATE = General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley Subchefe de Inteligência de Defesa.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
PROGRAMAS E AÇÕES DE INFRAESTRUTURA. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA À Secretaria de Estado da Infraestrutura compete desenvolver, as atividades relacionadas.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO 1º BATALHÃO DE POLICIAMENTO ESCOLAR.
PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.
Departamento de Orientação e Apoio (DOA) Programa de Adaptação aos Instrutores.
MARINHA DO BRASIL TRÁFICO DE ÁGUA DOCE NO BRASIL
Segurança na Construção Civil Alunos: Osmair Storrer Claudemir Pereira dos Santos.
Central: Secretaria de Estado da Administração. Normativo: Diretoria de Gestão Patrimonial. Setorial Regional: Gerências de Administração ou equivalentes.
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
Transcrição da apresentação:

MARINHA DO BRASIL CAPITANIA DOS PORTOS DA AMAZÔNIA ORIENTAL “Segurança da Navegação: todos somos responsáveis!” CMG KLEBER SILVA DOS SANTOS 13 de agosto de 2008

 Introdução  Legislação pertinente  Ações da MB  Resultados obtidos  Parcerias  Conclusão SUMÁRIO

Na Amazônia Oriental (Pará e Amapá), onde as “estradas são os rios”, ainda existe um grande número de embarcações regionais, de pequeno porte, construídas artesanalmente, nas quais o motor, localizado na parte central da embarcação, é ligado ao hélice por um eixo, que, por vezes, fica descoberto, sem nenhuma proteção.

164 MunicípiosTOTAL 25 MunicípiosDelSantarém 21 MunicípiosDelSantana 118 MunicípiosCPAOR DelSantana CPAOR DelSantarém J U R I S D I Ç Ã O

Amazônia Ocidental

- Motor fixo no centro da embarcação; - Motor fixo no centro da embarcação; - Eixo do motor (eixo propulsor) exposto sem qualquer tipo de proteção.

Dificuldades: Dificuldades: - embarcações construídas artesanalmente, - embarcações construídas artesanalmente, com propulsão improvisada e à revelia das com propulsão improvisada e à revelia das normas; normas; - populações isoladas em locais de difícil - populações isoladas em locais de difícil acesso; e acesso; e - pessoas com pouca ou nenhuma instrução - pessoas com pouca ou nenhuma instrução formal. formal.

Legislação pertinente Lei Nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997 (LESTA)  Art. 4º - São atribuições da autoridade marítima:  IV - determinar os equipamentos e acessórios que devam ser homologados para uso a bordo de embarcações e plataformas e estabelecer os requisitos para a homologação;  VII - estabelecer os requisitos referentes às condições de segurança e habitabilidade e para a prevenção da poluição por parte de embarcações, plataformas ou suas instalações de apoio;

Legislação pertinente Lei Nº 9.537, de 11 de dezembro de 1997 (LESTA)  Art. 8º - Compete ao Comandante:  II - cumprir e fazer cumprir a bordo, os procedimentos estabelecidos para a salvaguarda da vida humana, para a preservação do meio ambiente e para a segurança da navegação, da própria embarcação e da carga;

Legislação pertinente  Anexo 3-O: item 04: requisitos dos espaços e equipamentos de máquinas  b) Quaisquer polias, correias e partes móveis utilizadas para acionamento de máquinas e ou mecanismos deverão ser dotadas de proteção para as pessoas; (Publicada no DOU nº. 76 de 22 de abril de 2004). (Publicada no DOU nº. 76 de 22 de abril de 2004).

Entre as medidas preventivas, a de maior eficácia é despertar nas populações a conscientização para o problema. Isto é feito, pela Marinha do Brasil, por intermédio de palestras e veiculações nos meios de comunicação, sobre a importância da cobertura dos eixos propulsores e os cuidados para se evitar acidentes. Ações da MB

PROGRAMA DE SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO NA AMAZÔNIA Educando para evitar sofrimento; Educando para preservar os rios; Educando o pequeno navegante; Educando o pequeno navegante; Educando para evitar vandalismo; Educando para evitar vandalismo; Educando o pequeno Marinheiro; e Educando o pequeno Marinheiro; e Segurança da Navegação Comercial. Segurança da Navegação Comercial. PROJETOS

EMBARCAÇÕES COM EIXO COBERTO NAS AÇÕES DA MARINHA DO BRASIL Resultados obtidos pela CPAOR CASOS DE ESCALPELAMENTO

Resultados obtidos pela DelSantana CASOS DE ESCALPELAMENTO EMBARCAÇÕES COM EIXO COBERTO NAS AÇÕES DA MARINHA DO BRASIL

Resultados obtidos pela DelSantarém CASOS DE ESCALPELAMENTO EMBARCAÇÕES COM EIXO COBERTO NAS AÇÕES DA MARINHA DO BRASIL

NÚMERO DE OUVINTES PALESTRAS MINISTRADAS Resultados obtidos pela CPAOR

Resultados obtidos pela DelSantana PALESTRAS MINISTRADAS NÚMERO DE OUVINTES

Resultados obtidos pela DelSantarém NÚMERO DE OUVINTES PALESTRAS MINISTRADAS

Parcerias  Câmara Setorial de Políticas Sociais do Governo do Estado do Pará;  Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres do Governo Estado do Amapá;  Mineração Rio do Norte (Rio Trombetas); e  Prefeituras e Comunidades Ribeirinhas.

Ações da Marinha do Brasil Ações da Marinha do Brasil Encontra-se em execução a elevação de categoria da Delegacia em Santana (Amapá) para Capitania dos Portos. Encontra-se em execução a elevação de categoria da Delegacia em Santana (Amapá) para Capitania dos Portos. Encontra-se em andamento os estudos para a elevação de categoria da Delegacia em Santarém (Pará) para Capitania dos Portos. Encontra-se em andamento os estudos para a elevação de categoria da Delegacia em Santarém (Pará) para Capitania dos Portos.

DISQUE SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO 0800 –