OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Dois modos de ler a Bíblia.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Introdução à Programação Linguagem R
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Sérgio Elias Vieira Cury
Curso de Especialização
CARTA ARGUMENTATIVA.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Dicas para apresentação em banca
Texto dissertativo-argumentativo
Dicas para apresentação em banca Releia os slides - Passe, repasse e repita. Examine os títulos, os alinhamentos, as ilustrações. Não há nada torto ou.
Origem e desenvolvimento da crônica
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
MPU -Prova Discursiva-
Lutar com palavras prof. waltinho Redação – 2007 é a luta mais vã.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
O peso da redação no CV UFRGS
Banda desenhada A banda desenhada combina imagens com palavras. O texto aparece em balões (pensamentos, falas, gritos, sons…) ou em legendas.
DICAS PARA APRESENTAÇÃO
Produção Textual.
Dissertação.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Leitura de Textos Científicos
Resenha Produção de texto.
Apresentação oral Como fazer uma boa apresentação ?
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
Dicas para Apresentações
GÊNEROS LITERÁRIOS.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
ORGANIZANDO-SE PARA O TRABALHO
C OMPETÊNCIA 2 – C OMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS.
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
LER PARA ENTENDER Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer.
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Estratégias de leitura
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Texto Dissertativo Argumentativo
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
Universidade Castelo Branco - UCB
Ponto de partida Capítulo 3
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
DICAS PARA APRESENTAÇÃO EM BANCA
Desafio Pré-vestibular
RESENHA.
Como elaborar uma boa redação?
Teoria e Prática de Leitura Daniel Bom Queiroz Turma A-2015
Comunicação e Redação Empresarial
Como se preparar para as redações. FOCO Faça leitura e estudo da literatura da SNI com foco na escrita/na redação.
Crônica argumentativa
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Como redigir um bom texto?
Orientações gerais para a elaboração da resenha crítica.
1. Desenvolver o hábito da leitura. 2. Ler atentamente a proposta e “obedecer as regras”. 3. Ampliar seu conhecimento. 4. Elaborar o rascunho da redação.
Texto utilitário A Notícia.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
PROJETO TCC 1.
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia.
Crítica Apreciação Questionamento (Re)conhecer diferentes perspectivas Busca de legitimidade.
Transcrição da apresentação:

OBJETIVO: -Ampliar os conhecimentos lingüísticos dos cursandos a fim de torná-los leitores críticos e reflexivos e produtores de textos coerentes e adequados a uma boa redação.

PRODUÇÃO E LINGUÍSTICA TEXTUAL E REDAÇÃO Falando em leitura, podemos ter em mente alguém lendo jornal, revista, folheto, mas o mais comum é pensarmos em leitura de livros.Sem dúvida, o ato de ler é usualmente relacionado à escrita, e o leitor é visto como decodificador da letra. Bastará,porém, decifrar palavras para acontecer a leitura? Como explicaríamos as expressões de uso corrente “fazer leitura” de um gesto, de uma situação; ler o “olhar de alguém”; “ler o tempo”; “ler o espaço”, indicando que o ato da leitura vai além da escrita?

Linha de Raciocínio: anote todas as idéias que lhe vem juntamente com palavras e frases de efeitos, e depois selecione os conjuntos mais interessantes para desenvolver; Lógica: o texto deve ter começo,meio e fim; Fundamentação:Todo argumento que você apresentar deve ser fundamentado em histórias, fatos ou opiniões do seu repertório,baseando na sua história pessoal. 1. SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA DE FAZER UMA REDAÇÃO:

2.OBSERVAÇÃO: Nem sempre a descrição, a narração e a dissertação aparecem em “estado puro”.É perfeitamente possível, aliás é o normal, que dentro de uma surjam aspectos das outras, a seu entrosamento é normal, malgrado se conservem sempre a essência e as particularidades de cada uma, pois, se assim não o fosse, não saberíamos identificá-las.

-Esnobar: Complicar.Escrever difícil; -O Palavrão: Nunca; -Criticar a Universidade, as autoridades, as instituições; -Ser Negativista; -Evite Definições; -O Ponto Final; -O Pingo no i;

-A cedilha no ç; -A inicial maiúscula de período; -As maiúsculas nos títulos; -As iniciais de nomes próprios, maiúsculas; -Erro gráfico até no título é terrível!; -Estrangeirismo; -Eco: é rima na prosa;

-A gíria; -Não abrevie palavras; -Evite repetir palavras; -Não escreva demais; -Não “encha lingüiça”; -Não aumente o tamanho da letra para dar impressão que escreveu bastante;

-Cortar o t; -Não se desculpe dizendo que não escreveu mais porque o tempo foi curto; -Não cometa CACAFONIA; -Pensamento novo, período novo; -Oração subordinada sem principal.

REDAÇÃO INTRODUÇÃODESENVOLVIMENTOCONCLUSÃO

O mais difícil, mesmo,é a arte de desler. (Mário Quitana)

"Imponha-me uma tarefa na qual eu possa colocar algo do meu mais íntimo ser, e isso não será mais uma obrigação; isso é alegria, isso é arte." --Bliss CarmanBliss Carman