Metodologia da Pesquisa e Redação Científica Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Instituto de Física de São Carlos - USP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª. Lízia Lenza Campos
Advertisements

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
COMO APRESENTAR UM TRABALHO CIENTÍFICO E TÉCNICO:
Criação de anúncio.
Pequena revisão e alguns conselhos
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Atualidades Entrevista de emprego.
Sempre ouvimos as regras do lado feminino. Eis aqui as regras do lado masculino.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
COMO APRESENTAR UM TRABALHO NUM CONGRESSO CIENTÍFICO: APRESENTAÇÃO ORAL Adriana Pires Neves.
1- COLOQUE TÍTULO O título auxilia o ouvinte a identificar as informações que irá observar.
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO
Faculdade de Tecnologia Senac - Goiás
Dicas para Apresentações
e o comportamento verbal
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Ilustração.
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE DEZ MINUTOS
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
IMEP C ARAGUARI.
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE DEZ MINUTOS
Normas e dicas para apresentação de Comunicação Oral
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008.
CURSO DE REDAÇÃO Professora Priscila Germosgeschi 2015 Tema : O esporte é, de fato, prioridade no Brasil? Confetes e Brilhantina “Mente sã em corpo são”.
Estruturar uma apresentação em PowerPoint Aprender com a Biblioteca Escolar Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
A ARTE DE OUVIR “ O Homem Tem Dois Ouvidos e Uma Boca. Isso Serve Para Ouvir o Dobro e Falar a Metade ” (Autor Anônimo) Na Arte da Comunicação Ouvir Talvez.
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Metodologia e Divulgação do Artigo Científico2015 Seção de resultados em um artigo Seção de resultados em.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Observe o diálogo — Bom dia, posso ajudar? — Sim, eu quero um sorvete. — Muito bem e qual o sabor? — Eu quero um de morango. — Pronto, aqui. — Quanto.
Metodologia Científica Resumo de Escrito Adolflayter Machado Amanda Rodrigues Rosilene da Silva.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
CURSO BÁSICO DE INFORMÁTICA INSTRUTORA: JOSILENE BRAGA
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Bases Líquidas Timewise®
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
 Uma boa pesquisa torna-se útil quando seu objetivo, metodologia, resultados e implicações são comunicados de maneira eficiente.  O objetivo da pesquisa.
O discurso dissertativo de caráter científico
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
Trabalhando com produção textual
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Genius X nos Exercícios de Memória. O cérebro é um órgão, na realidade, o maior do corpo humano. Além destas características ele é sozinho, o responsável.
Apresentação Oral 8.2: regras Autores Logomarca da sua Instituição.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
Dicas para uma boa apresentação
Introdução a atividade acadêmica
luizfmramos.blogspot.com TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO PARA REUNIÕES
Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 COMO PESQUISAR NA INTERNET.
Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa e Redação Científica Prof. Dr. Marcelo Alves Barros Instituto de Física de São Carlos - USP

Dez regras básicas para uma boa apresentação 1. Coloque um título O título do slide auxilia o ouvinte a identificar imediatamente as informações que irá observar. Um bom título deve ser simples, de poucas palavras e muito esclarecedor. Normalmente o título deve ser colocado na parte superior do slide.

Dez regras básicas para uma boa apresentação 2. Faça legendas Colunas coloridas e linhas horizontais serão apenas colunas coloridas e linhas horizontais se não forem identificadas por legendas. Facilite a visualização das legendas arredondando os números. Prefira, por exemplo, colocar que a população é de 15 milhões de habitantes, em vez de escrever , a não ser que esses habitantes sejam muito importantes para a informação - o que é pouco provável.

Dez regras básicas para uma boa apresentação 3. Escreva com letras legíveis Alguns slides são produzidos com letras tão pequenas que só quem está nas primeiras fileiras consegue ler. Os demais ficam sem entender do que se trata e, por isso, podem perder o interesse pela exposição. Escolha letras grandes, com tamanho suficiente para serem lidas por todas as pessoas da sala.

Dez regras básicas para uma boa apresentação 4. Limite a quantidade de tamanho das letras Você conseguirá melhor uniformidade se usar o máximo de três tamanhos de letra por visual. Com um número reduzido de tamanho, as letras poderão ser lidas mais rapidamente.

Dez regras básicas para uma boa apresentação 5. Componha frases curtas Cada frase deve representar em essência uma idéia completa, com o menor número de palavras possível. De maneira geral, seis ou sete palavras são suficientes.

Dez regras básicas para uma boa apresentação 6. Use poucas linhas Como ideia de grandeza, se o slide for elaborado no sentido horizontal, procure usar seis ou sete linhas. Se for no sentido vertical, poderá chegar a oito ou nove linhas.

Dez regras básicas para uma boa apresentação 7. Use cores Use, mas não abuse. Com a facilidade proporcionada pelos atuais programas de computadores, algumas pessoas fazem de seus slides verdadeiros mostruários de cores e pecam pelo excesso. Use cores contrastantes para destacar bem as informações e, a não ser que seja muito necessário usar um número maior, estabeleça um limite de três a quatro cores por apresentação.

Dez regras básicas para uma boa apresentação 8. Use apenas uma idéia em cada slide Identifique a idéia central da mensagem e restrinja-se a ela no slide.

Dez regras básicas para uma boa apresentação 9. Utilize apenas uma ilustração em cada slide A ilustração pode ajudar a tornar clara a mensagem, facilitando a compreensão dos ouvintes. Uma única ilustração é suficiente. Se precisar, complemente o slide com setas e flechas que orientem o sentido em que a informação deve ser lida - horizontal, vertical, de cima para baixo, de baixo para cima, etc.

Dez regras básicas para uma boa apresentação 10. Retire tudo o que prejudicar a compreensão da mensagem Retire todas as informações desnecessárias, como números, gráficos, legendas que possam distrair a concentração ou dificultar o entendimento do ouvinte. Só deixe no slide os dados que facilitem a compreensão da mensagem.

Pecado capitais da linguagem oral 1) Exemplo: 'Haja visto o progresso da ciência...‘ Explicação: a forma 'haja visto' não se aplica a este caso. O correto é 'haja vista', e não varia. 'Rubens Barrichello poderá ser campeão, haja vista o progresso que tem feito com o novo carro'.

Pecado capitais da linguagem oral 2) Exemplo: 'Para mim não errar...‘ Explicação: 'mim' não pode ser sujeito, apenas complemento verbal ('Ele trouxe a roupa para mim'). Também pode completar o sentido de adjetivos: 'Fica difícil para mim...‘

Pecado capitais da linguagem oral 3) Exemplo: 'Vou estar enviando o fax...' Explicação: embora não seja gramaticalmente incorreto, o gerúndio é uma praga. É feio e desnecessário. Melhor dizer 'Vou enviar o fax'.

Pecado capitais da linguagem oral 4) Exemplo: 'Ir ao encontro de...', 'ir de encontro a...‘ Explicação: muita gente acha que as duas expressões significam a mesma coisa. Errado. 'Ir ao encontro de...' é o mesmo que estar a favor. 'Ir de encontro a...' significa estar contra, discordar.

Pecado capitais da linguagem oral 5) Exemplo: 'Eu, enquanto reitor da USP...' Explicação: também é inadequado. Melhor dizer 'Eu, como reitor da USP...‘

Pecado capitais da linguagem oral 6) Exemplo: 'Fazem muitos anos...' Explicação: quando o verbo 'fazer' se refere a tempo, ou indica fenômenos da natureza, não pode ser flexionado. Diz-se: 'Faz dois anos que trabalho na empresa', 'Faz seis meses que me casei'.

Pecado capitais da linguagem oral 7) Exemplo: 'A nível de Brasil...‘ Explicação: 'a nível de' é uma expressão inútil. Pode ser suprimida ou substituída por outras. Exemplo. Em vez de 'A empresa está fazendo previsões a nível de mercado latino-americano', use 'A empresa está fazendo previsões para o mercado latino- americano'.

Pecado capitais da linguagem oral 8) Exemplo: 'Não tive qualquer intenção de errar‘ Explicação: não se deve usar 'qualquer' no lugar de 'nenhum' em frases negativas. O certo é dizer 'Não tive nenhuma intenção de errar'.

Pecado capitais da linguagem oral 9) Exemplo: 'Há dez anos atrás...‘ Explicação: redundâncias enfeiam o discurso. Melhor dizer 'Há dez anos' ou 'Dez anos atrás'. 'Há dez anos atrás' é o mesmo que 'um plus a mais'.

Pecado capitais da linguagem oral 10) Exemplo: 'Éramos em oito na reunião‘ Explicação: não se usa a preposição 'em' entre o verbo ser e o numeral. O correto é dizer 'Éramos oito'.

Dicas para falar com objetividade 1 - Delimite o assunto. De maneira geral, os assuntos são abrangentes e compostos de diversos aspectos. Por isso, para ser objetivo é importante que você saiba que aspecto é mais relevante para a exposição que deseja fazer.

Dicas para falar com objetividade 2 - Selecione os argumentos importantes. Para ser objetivo é preciso incluir apenas os argumentos mais relevantes, deixando de lado aqueles que considerar frágeis ou inconsistentes.

Dicas para falar com objetividade 3 - Não repita argumento. Por mais importante que seja o argumento reprima o ímpeto de repeti-lo muitas vezes. Além de correr o risco de enfraquecer a linha de argumentação você poderá ser visto como prolixo.

Dicas para falar com objetividade 4 - Conte qual é o assunto. Revele qual o assunto e o resultado da sua exposição logo no início. Para parecer objetivo você não pode ficar com segredinhos para a platéia - quanto antes contar sobre as conclusões que vai chegar melhor.

Dicas para falar com objetividade 5 - Esclareça qual o problema que pretende solucionar. Em uma ou duas frases será possível informar de forma compreensível qual o problema que será objeto de resolução. Se os ouvintes estiverem ouvindo o assunto pela primeira vez, talvez, haja necessidade de um rápido histórico.

Dicas para falar com objetividade 6 - Apresente a solução. Sem repetir o problema já levantado apresente a solução. Neste momento evite divagar, seja direto com os argumentos.

Dicas para falar com objetividade 7 - Use ilustração. Se precisar esclarecer a solução apresentada use ilustração. Evite, entretanto, fábulas e parábolas, prefira histórias concretas. Elas servem como argumento e dão ideia de objetividade.

Dicas para falar com objetividade 8 - Seja breve na introdução. Agradecer a presença das pessoas ou ao convite que recebeu para falar é uma maneira simples e eficiente para iniciar. Como você precisa passar a ideia de que será objetivo, diga logo no início também que será rápido em suas explanações.

Dicas para falar com objetividade 9 - Seja mais breve ainda na conclusão. Depois de completada a apresentação não volte aos pontos já abordados, parta imediatamente para a conclusão. Uma ótima expressão para concluir é: 'eu espero que...'. A partir daí você poderá pedir a reflexão ou ação dos ouvintes.

Dicas para falar com objetividade 10 - Pareça objetivo. Ser objetivo é importante, mas parecer objetivo, talvez, ajude ainda mais. Por isso, não se preocupe só em falar pouco, tenha a preocupação de conseguir tudo o que deseja no menor tempo possível. Mesmo que para isso precise falar um pouco mais.