Normas para elaboração de resumos documentários Profa. Giovana Deliberali Maimone.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redação Científica Conteúdo do módulo:
Advertisements

Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003
Sérgio Elias Vieira Cury
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
ARTIGO CIENTÍFICO.
Metodologia Científica Divulgação de resultados
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
IMPORTÂNCIA E MODELO DE ESTRUTURA
Metodologia Da Pesquisa
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Metodologia de Pesquisa
Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS
NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Metodologia Científica e Tecnológica
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
Importância da Leitura
Artigo Científico Funções Básicas:
A estrutura do artigo científico e outros
Apresentação de Resumos -NBR 6028
O Texto Científico: Elaboração de Resumos
Prof. Cálidon Costa PÔSTER Prof. Cálidon Costa
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Unidade 3 Processo de leitura.
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
RESUMO.
Procedimentos Técnicos de Elaboração de Artigos Científico-Acadêmicos
Resumo.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Laboratório de Física e Informática/Robótica
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Metodologia Científica
TRABALHOS CIENTÍFICOS
Fichamento.
TÍTULO EM CAIXA ALTA | NEGRITO
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
UNIDADE VI – Folhas, Datilografia e Digitação
Orientações para escrever um Artigo Científico
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Nome do autor SOBRENOME1; Nome do autor SOBRENOME2
SÍNTESE Substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que significa composição ou arranjo. É a redução de um texto em suas ideias principais.
Orientador1; Turma ou autores2
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica RESUMO E CRONOGRAMA.
TRABALHOS ACADÊMICOS.
FICHAMENTO.
Aula 04.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Tânia Maria Santana Botêlho
DISCIPLINA: Redação científica
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Monografia I Prof. Dr. Leandro Brusadin Texto III Elementos Pré-textuais da Monografia Manual de Monografia.
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
Indexação e Resumos: teoria e prática
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
Transcrição da apresentação:

Normas para elaboração de resumos documentários Profa. Giovana Deliberali Maimone

Normas abordadas  Norma Espanhola UNE – Documentación: preparación de resúmenes – Nov  Norma Norte-Americana ANSI/NISO Z (Guidelines for Abstracts) – 1997 (diretrizes para resumos)  Norma Cubana ISO 5963:2000 – Métodos para el analisis de documentos, determinación de su contenido y seleccion de los terminos de indizacion – Dezembro de 2000  Norma Brasileira ABNT NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação (Nov. 2003)

Norma Espanhola UNE – Documentación: preparación de resúmenes – Nov. 1990

 Título significativo e resumo bem elaborado.  Resumo é uma representação abreviada e precisa do conteúdo de um documento, sem interpretação nem crítica.  Resumos informativos – para trabalhos experimentais e para documentos que tratam de apenas um tema.  Resumo informativo-indicativo – limitar os elementos informativos aos principais fragmentos dos documentos (puramente indicativos). Resumo é diferente de: a) Anotação – comentário breve acerca de um conteúdo b) Extrato – é uma ou mais partes do documento, selecionadas para representar o todo. c) Resumo de conclusões – exposição breve de achados e conclusões.

Norma Espanhola UNE – Documentación: preparación de resúmenes – Nov Objetivos dos resumos:  Determinar a pertinência  Evitar a leitura do texto completo  Ser útil para a busca automatizada Usos dos resumos:  Utilização em documentos primários específicos como: revistas, teses, monografias (livros), atas e patentes.  Em revistas: inclui-se um resumo para cada artigo, ensaio ou discussão.  Tese – uma para cada tese.  Livros – um resumo para cada livro, ou, se necessário, um resumo para cada capítulo do livro.  Patentes – um para cada patente, conforme regras do país de origem.

Norma Espanhola UNE – Documentación: preparación de resúmenes – Nov Tratamento do conteúdo: Resumo informativo geralmente traz:  Objetivo  Metodologia  Resultados  Conclusões

Norma Espanhola UNE – Documentación: preparación de resúmenes – Nov Apresentação e estilo do resumo Resumo sempre no início do trabalho(documento). Em revistas, os resumos devem aparecer em locais bem visíveis, na primeira página. Em livros, monografias e teses o resumo deve aparecer no verso da primeira página ou próxima página ímpar. Exaustividade, precisão e extensão O resumo dever: ser autossuficiente, conter informação básica e conservar o estilo do texto, ser conciso e respeitar o conteúdo sem ser obscuro (objetividade), não citar informações periféricas se não absolutamente necessárias.

Norma Espanhola UNE – Documentación: preparación de resúmenes – Nov Estilo  Começar por uma frase que apresente a ideia básica do tema principal do documento;  Explicitar no resumo o tipo do documento em publicações secundárias;  Explicitar a natureza do documento: tratamento teórico, estudo de caso, carta ao editor, revisão bibliográfica, etc.;  Um parágrafo para resumos indicativos, mais de um para informativos;  Verbos na voz ativa e texto na terceira pessoa do singular (Ele);  Uso de termos próprios do tipo de discurso adotado pelo documento;  Em resumos não se deve incluir tabelas, equações, fórmulas, etc. a menos que estritamente necessárias para objetividade e claridade do texto.

Norma Norte-Americana ANSI/NISO Z (Guidelines for Abstracts) – 1997 (diretrizes para resumos)

Objetivo de resumos: representar objetivamente o conteúdo dos documentos. Seu propósito é preparar resumos para o máximo de utilidade possível. Resumo crítico – forma incomum de resumos que contém comentários avaliativos do significado sobre o material resumido. Resumo inclinado – representa uma porção particular (perspectiva) de um documento para benefício de um público especializado. Resumo estruturado – resumo organizado de acordo com cabeçalhos (categorias) prescritos.

Norma Norte-Americana ANSI/NISO Z (Guidelines for Abstracts) – 1997 (diretrizes para resumos) Sinopse – publicação original concisa com resultados principais selecionados disponíveis. Propósito – identificar rapidamente o conteúdo básico de um documento / determinar a relevância de interesse / decidir se lê ou não o documento na íntegra. Localização - no acesso à publicações em bases de dados, e quando o resumo é separado do texto original, ele deve vir acompanhado das referências bibliográficas em sua totalidade. Em formatos eletrônicos o resumo deve constituir um campo definido e pesquisável acompanhado da bibliografia, autor e fonte do resumo e a linguagem em que está escrito.

Norma Norte-Americana ANSI/NISO Z (Guidelines for Abstracts) – 1997 (diretrizes para resumos) Resumos de patentes – em cada patente dos EUA deve existir um resumo feito de acordo com as normas de patentes do mesmo país. Resumos de normas – estes resumos devem conter informações do objeto e campo de aplicação da norma. Extensão dos resumos – variam de acordo com o tipo de documento:  Artigos e partes de monografias – até 250 palavras  Notas e comunicações curtas – até 100 palavras  Editoriais e cartas ao editor – até 30 palavras  Documentos longos como monografias e teses – página única, 300 palavras

Norma Norte-Americana ANSI/NISO Z (Guidelines for Abstracts) – 1997 (diretrizes para resumos) Evitar começar o texto com: Este artigo... Esse estudo... Este ensaio... Tais informações já devem estar claras em algum lugar como título, referências, etc.

Norma Cubana ISO 5963:2000 – Métodos para el analisis de documentos, determinación de su contenido y seleccion de los terminos de indizacion – Dezembro de 2000

Abordaremos... “Exame de documentos” Documentos impressos – livros, revistas, atas de congressos, etc. As partes importantes do texto devem ser examinadas cuidadosamente, prestando atenção especial às seguintes:  Título  Resumo (se tiver)  Sumário ou Tabela de conteúdo  Introdução, parágrafos iniciais dos capítulos e conclusões  Ilustrações, tabelas, diagramas  Palavras em destaque

Norma Cubana ISO 5963:2000 – Métodos para el analisis de documentos, determinación de su contenido y seleccion de los terminos de indizacion – Dezembro de 2000 Abordaremos... “Exame de documentos” Documentos não impressos – meios audiovisuais, visuais e sonoros requerem procedimentos diferentes. Na prática nem sempre é possível examiná-los em sua totalidade. A indexação precisa ser realizada nestes casos a partir do título e da sinopse ou resenha. Porém, se estes são inadequados ou insuficientes, o indexador deve visualizar ou escutar o documento.

Norma Brasileira ABNT NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação (Nov. 2003)

Objetivo da norma – estabelecer os requisitos para a redação e apresentação de resumos. Definições: Palavra-chave – palavra representativa do conteúdo; Resumo – apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento; Resumo crítico – redigido por especialistas com análise de um documento; Resumo indicativo – indica os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos, etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original; Resumo informativo – informa o leitor as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.

Norma Brasileira ABNT NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação (Nov. 2003) Regras gerais de apresentação A ordem e a extensão dos itens (objetivo, método, resultados e conclusões) dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada um recebe no material original. O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento. O resumo deve ser composto por uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Recomenda-se o uso de parágrafo único.

Norma Brasileira ABNT NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação (Nov. 2003) Regras gerais de apresentação A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação, etc.). Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Deve-se evitar em resumos: símbolos e contrações que não sejam de uso corrente e, fórmulas, equações, diagramas, etc. que não sejam absolutamente necessários.

Norma Brasileira ABNT NBR 6028 – Informação e documentação – Resumo – Apresentação (Nov. 2003) Regras gerais de apresentação Quanto a sua extensão os resumos devem ter:  De 150 a 500 palavras – trabalhos acadêmicos e relatórios técnico- científicos;  De 100 a 250 palavras – artigos de periódicos;  De 50 a 100 palavras – indicações breves. Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.